segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

imprensa local fraca


Os resultados da recente sondagem realizada pela Rádio Onda Viva deveriam deixar o Dr. Macedo Vieira e seus pares bastante preocupados.

Ao contrário da maioria dos poveiros, nós temos outra leitura desses números publicados por dois jornais locais, o que pode constituir uma tentativa concertada de assassinar politicamente o Dr. Macedo Vieira.

Repare-se, desde logo, nas empresas que estão por trás da sondagem: A Rádio Onda Viva que nutre um sentimento de indiferença para com o trabalho do Presidente da Câmara, e a DOMP um empresa de sondagens que já nas eleições de 2005 havia induzido em erro Macedo Vieira, quando em outra publicada antes das eleições não atribuía qualquer vereador ao PS.

Depois foi o que se viu. O PS elegeu 3 e com os votos do Bloco de Esquerda, em número de meia dúzia de centenas, elegeria um quarto vereador, o que criaria uma crise sem precedentes na Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Em nossa opinião, esta sondagem tem essa finalidade:

Desmoralizar politicamente o Dr. Macedo Vieira, homem que tem para este mandato a concretização das grandes obras deste século e do outro, como todos já reconheceram.

Mas esta sondagem não surge por acaso.Vem numa altura em que já se notam alguma querelas entre os quadros do PSD.

É certo, por exemplo, que Aires Pereira não tem perfil, nem traquejo técnico para algum dia vir a ser Presidente da Câmara. Ele tem consciência disso, mais ainda após a sua condenação em crime de abuso de poder.

Neste sentido necessita de encontrar urgentemente um nome consensual entre os poveiros, uma figura de prestígio, com perfil, que goze da simpatia da maioria.

Não vai ser tarefa fácil.

Por outro lado, Macedo Vieira quer abandonar o cargo até porque se avizinha a construção do novo hospital, local onde ele pretende acabar os seus dias.

No entanto, é sua intenção encontrar um sucessor da sua confiança para garantir aquele desiderato.

É aqui que Aires Pereira e Macedo Vieira entram em rota de colisão.

Ora esta sondagem visa tirar o tapete a Macedo Vieira, com o conluio do Comércio da Póvoa, do Director do Voz da Póvoa, Artur Queiroz, e do Póvoa Semanário.

Vejamos como:

Se o leitor analisar os números das eleições autárquicas de 2005, o que pode fazer AQUI, verificará o seguinte:

No concelho da Póvoa de Varzim existem cerca de 52 244 eleitores inscritos.

Desses, 40%, cerca de 21 000 eleitores, não votou, ou seja, nem sequer compareceu no acto eleitoral.

21 000 poveiros não votaram em 2005.

Dos que votaram, quase 9 000 votos foram para o PS.

Estes são os dados que interessam a Macedo Vieira e que nós estamos aqui para o ajudar a compreender.

Analisemos agora os resultados da sondagem publicada há dias.

Verifica-se que 51% dos poveiros, ou seja cerca de 26 644, não sabe em quem votar, não respondeu à sondagem ou simplesmente não votaria.

Isto é muito grave e alguém deve ser responsabilizado.

Significa, antes de mais, que as obras emblemáticas do quarto mandato de Macedo Vieira e o melhor, segundo o próprio, como a Via B, a Obra da Avenida Mouzinho, a Praça do Almada, o Parque da Cidade, o saneamento e o Garrett, não estão a ter o impacto desejado entre a população, ou seja, os poveiros estão a reagir com grande indiferença à figura e ao trabalho de Macedo Vieira.

Como é isto possível, quando todos sabemos que a cidade está esventrada de lés a lés, que as promessas de criação de emprego se multiplicam, que a água do mar será a mais limpa do norte de Portugal, que as ruas não terão lixo?

Estamos desconfiados de querem fazer a cama ao Dr. Macedo Vieira.

Forças ocultas e insuspeitas trabalham nesse sentido.

Dr. Macedo Vieira, dirigimo-nos ao senhor:

Cuidado com as companhias!

Estamos convictos de que a imprensa está manobrada para queimar a figura do Dr. Macedo Vieira, de forma a o empurrar do lugar que ocupa.

Só desta forma se pode entender esta sondagem que revela que o trabalho que está a ser feito não está a chegar à população, isto é, os poveiros não sabem que existem todas as obras acima referidas.

É tempo de encontrar culpados para esta situação. Eles existem.

Resumem-se à imprensa local que não tem sabido dar eco à mensagem do Dr. Macedo Vieira, quer porque estão todos do lado de Aires Pereira, quer porque não têm qualidade suficiente para interpretar as ideias e os projectos do Presidente da Câmara.

Analisemos os jornais um a um:

Diga-se, desde já, que é um erro de palmatória ter procedido criminalmente contra o Arquitecto Silva Garcia, com julgamento marcado para 25 de Setembro de 2007, no Tribunal da Póvoa. São queixosos nesse processo Macedo Vieira e Aires Pereira.

O processo não tem “ponta por onde se lhe pegue”. Não existe matéria criminal.

Silva Garcia vai ser absolvido e vai ser aclamado pelo povo como um herói.

Para além disso, vai captar as atenções da imprensa nacional de referência, jornais, rádios e televisões de todo o país irão acompanhar o desenrolar do julgamento.

Alguém aconselhou mal o Dr. Macedo Vieira, ou pretendeu enganá-lo.

Por outro lado, vejam-se as constantes referências que Artur Queiroz faz a Silva Garcia, no Voz da Póvoa.

Essa conduta só lhe dá a visibilidade pública que ele nunca havia conseguido antes, tornando-o num mártir às mãos de um estalinista vendido ao capital, que veste colarinho branco por baixo da farda comunista.

Nem tudo, porém, corre mal a Macedo Vieira.

Sabendo que Marques Mendes, seu candidato à liderança do PSD (leia AQUI), se encontrava neste último Domingo na Madeira, Macedo Vieira recusou comparecer à visita que Luis Filipe Menezes fez à Póvoa, estando consciente de que se agisse de outra forma poderia ser apelidado de Alberto João Jardim da Póvoa de Varzim.

Já Aires Pereira não teve qualquer problema em ser fotografado ao lado do Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, o que denota que, também neste aspecto (eleições para a liderança do PSD), Aires e Macedo não se entendem.

Depois temos o Póvoa Semanário que só tem espaço para Lopes de Castro, esquecendo-se de veicular as notícias que dizem respeito à Câmara Municipal e ao seu Presidente, Dr. Macedo Vieira.

Mesmo quando o faz, é de uma forma desgarrada e algo desinteressada, o que inculca no leitor a ideia de que tudo o que a Câmara promove é de pouco ou nenhum interesse.

Por fim, o Comércio da Póvoa, que sendo um jornal que ainda alberga alguns “vieiristas”, alinhou agora com a Rádio Onda Viva que, como se sabe, tem à sua frente ex-PSD’s inimigos “figadais” de Macedo Vieira.

É esta imprensa local fraca a principal responsável pelos números avançados na sondagem.

Disso não temos qualquer dúvida.

Por tudo isto Dr Macedo Vieira, acreditamos que há uma conspiração contra o senhor.





Sem comentários: