segunda-feira, 23 de março de 2009

poveiros como nós


Todos os poveiros estão conscientes de que nós, autarcas, somos poveiros de gema.


Nascemos, crescemos e vivemos toda a vida nesta querida cidade.


O povo poveiro sabe respeitar esses valores fundamentais para quem quer estar na política autárquica.


Por isso, poveiros amigos: este sou eu. O mais bonito.


Qual deles Buenos?


Ora Florbela, o mais bonito só pode ser o de bigode. Pergunta ao nosso Presidente Sargenor o sucesso do bigode dele. Deus me livre. O homem tem meia Póvoa atrás dele.


Obrigado Buenos, obrigado. Tenho-te como um irmão.


Fosda-se Sargenor! Irmão não.


Poveiros ilustres, estamos, a partir deste momento, em contacto com todos os poveiros do mundo, de Rio a São Paulo, de São Paulo a Toronto, de Toronto a África… …De África a Timor.


A Timor Sargenor?


Antão de África a Timor é um passo.


Até me confundes todo, pá!




PÓVOA TEM EQUIPA DE CICLISMO




Quero antes de mais informar todos os poveiros amigos que eu sou uma das principais estrelas da nossa equipa de ciclismo, formada com muito esforço e dedicação pelo meu amigo Manuel Zé Ferinha, tanto esforço que até recebeu dos Rotários o prémio de personalidade do ano.


Eu estou na Cambra há 15 anos e nunca fui personalidade do ano.


Caurma, caurma Sargenor. O homem fez um esforço tremendo, cum carago. Ainda está a suar.Fala aí Zé Ferinha. Esforçaste-te muito?


Estou estourado Buenos.


Pois estás. Vê-se.


E perguntam os poveiros: Porquê que ele é uma das principais estrelas da equipa?


Porque estou em 40º no ranking nacional de ciclismo. Num acreditaindes?


Pegainde lá: Estou à frente do Lima Manual e do Nelo do Torreão.

ranking




CORRENTES DEU LUCRO!




Está aqui o meu amigo Tino, grande obreiro das correntes, que quer falar sobre o lucro que deu a estadia de 60 escritores na nossa Póvoa, durante quatro dias. Estava uma plateia de categoria Tino, seu grande manganão.
Eh, eh, eh!

poveiras



Conta Tino. Gastaram muito dinheiro?


O comércio tradicional e o outro estavam cheios. Só o Malangatana gastou 1 500 Euros em sapatos. Disse-me o Tony.


Qual Tony?


O da sapataria.


Grande mentiroso esse aí.


Faz aí depois um relatório e contas da situação. Ok? E diz quem é esse Malangatana. Fosda-se. Que nome!


Ok Buenos.


E como é? Ainda estás ofendido?


Ando um bocado triste.


Deus me livre. Agora está sempre triste.




SILVA GARCIA NÃO FOI ABSOLVIDO




Esse senhor que nos ofendeu gravemente, a mim e ao meu PSD, bem como aqui ao Sargenor, não foi absolvido, como muitos quiseram dar a entender.


Oh Buenos, se não foi absolvido, foi o quê?


Lá começas tu Mariazinha.


Antão nós num recorremos?


Sim e depois.


Depois é que ele ainda num foi absolvido. Prontos.


Como eu também num foi condenado porque recorri. Ou queres dois pesos e três medidas?Prontos, prontos Buenos. Num te enerves.




MARCA PÓVOA DE VARZIM




É verdade poveiros. A nossa Câmara continua com uma criatividade excepcional, fruto do trabalho laborioso do nosso Azeite, o vereador com o pelouro do desenvolvimento sócio-económico e que tem agora a seu cargo a árdua tarefa da legionela e da salmonela. É assim Azeite?


É Buenos.


Antão explica lá o que é isso da marca Câmara?


Paperlapee, num é marca Câmara.


O quê? Até me confundes todo. Antão é o quê?


Paperlapepe, é marca Póvoa de Varzim.


E isso está relacionado com quê?


Com os sabores poveiros.


O quê? Francesinhas e tal?


Sim.


Deus me livre lá as francesinhas. Volta amanhã que já deve haver novidades.




CÂMARA DÁ DINHEIRO




Com a apresentação valiosíssima de Armindoutor, já tido por todos como o António Sala da Póvoa, a nossa Câmara, que está sempre ao lado do povo, das populações e das associações, atribuiu vários subsídios, do qual se destaca o Varzim.


Sargenor meu. Escondeste-te atrás do homem? Estavas com medo do Lopenhos?


Pá o gaijo disse que me fazia a folha se ladrasse muito.


Deus me livre. Este Lopenhos é muito perigoso. Quando põe a boca no trombone… …Aqui estavas zangado?


Nestas horas um home tem de mostrar quem manda.


Muito bem, muito bem.




DESPEDIDA




Eu sei que muitos poveiros estão a pensar que houve poucos eventos na cidade, mas este Folha Municipal pretende apenas ser um resumo… …Uma súmula.


Uma quê Tino?


Uma súmula. São expressões que nós, escritores, usamos muito no Correntes.


Prontos. Poveiros para terminar temos aqui um poema da autoria do Tino que se enquadra nesta época do Cycling.


Agora ofendeste-me. Estou triste.


Anda lá. Como se chama o poema?


A literatura rasga a realidade.


Deus me livre. Que título!




Poesia, por Tino.




“A Literatura Rasga a Realidade”




A literatura rasga a realidade,


O Sargenor rasga a cidade,


Nas letras encontramos poesia,


Na cidade merda à razia.”




Agora estragaste tudo Tino.


Oh pá, estás sempre a dizer mal de mim. Sinto-me ofendido. Estou triste.


Prontos, prontos.


Poveiros estamos de partida, porque eu ainda tenho que dar uma vista de olhos nos meus apartamentos e isso demora algum tempo.


Até ao mês que vem.




Por Buenos,




Assessorado por Florbela Espanca os Poveiros.






























Sem comentários: