sexta-feira, 20 de março de 2009

repolho de volta!




Depois de ter amuado por não ser convidado para fazer parte da equipa de 2005 de Macedo Vieira, eis que Paulo Costa se vê nomeado para representar a Câmara Municipal na Comissão de Segundas Avaliações de Prédios Urbanos.

1- Uma pessoa que conhecemos bem profissionalmente;
2- Uma pessoa com grande experiência.

Estas foram as justificações apresentadas por Aires Pereira após uma reunião de Câmara em que mais uma vez Macedo Vieira não esteve presente.

Esta escolha já há muito vem sendo programada e faz parte da estratégia de Aires Pereira de reforçar o seu posicionamento no executivo camarário, em confronto com Luís Diamantino que se acha o natural sucessor de Macedo, a tal ponto que colocou os funcionários da Câmara afectos à JSD a colaborar na escolha de Andreia Silva como Presidente dos jotas, derrotando dessa forma o moço de Navais que já vinha criando raízes.

A luta continua… …

Todos para a rua!




quinta-feira, 19 de março de 2009

reunião na santa casa


Como todas as semanas, a Irmandade da Santa Casa reuniu para apreciar assuntos correntes da vida da instituição.

Na presidência Salazar Pereira, secundado pelos seus vices Armando Marcelo Caetano Marques e pelo operacional Alberto Américo Tomás Eiras.Salazar Pereira tossiu para dar início aos trabalhos. Fez-se silêncio.

Uma agenda sobrecarregada, indiciada pelo monte de papéis à frente do ditador.

Irmãos, disse ele solenemente.

Todos olharam à volta à procura dos tais irmãos.

Sois vós irmãos. Sois vós com quem eu estou a falar.

Amen, disseram todos solenemente e em uníssono.

Irmão Marcelo Caetano qual é o primeiro assunto do dia?

Irmão Salazar: temos aqui um pedido desesperado de Maria Emília, a Presidente da Liga dos Amigos do Hospital.

Ai sim irmão? Tenho muita estima por essa senhora. Uma pessoa válida, que deu tudo pela causa pública.Lê irmão, por favor, o que ela pretende.

Passo a ler irmão Salazar:“Meus queridos irmãos da Santa Casa! Como mulher e senhora tenho a ambição de ser a primeira irmã da Santa Casa e, para isso, estou a disposta a dar o meu corpo a Deus para o servir, se Deus quiser.

Bem hajam irmãos!

Ass: Maria Emília.”

Irmão Américo Tomás o que tens a dizer sobre este pedido?

Irmão Salazar o que eu acho é que já está um bocado gasta. Para irmã preferia uma coisa mais novinha.

A arte deu-te o engenho, irmão Américo Tomás.

Muito bem irmãos. Vamos carimbar como “RECUSADO”.

Assunto seguinte irmão Marcelo Caetano.

Tenho aqui um pedido para entrada no lar de um tal Dr. Tone, economista e reputado financeiro da cidade, segundo palavras do próprio.

Dr. Tone? Nunca tal ouvi falar. Não será engano irmão Marcelo Caetano?

Não irmão Salazar. É mesmo Dr. Tone.

Qual é o valor da reforma do Exº Candidato irmão Marcelo?

300 Euros irmão Salazar.

Hum! É pouco. Aí há gato irmão Marcelo.

No espaço para doações à Santa Casa o que escreveu ele irmão Marcelo?

Sem Nadinha! Diz aqui em letra grande. E depois ainda escreve: Probezinho.

Oh irmãos! Esse é o grande malandro do Tone Padeiro.

Manda para a lista da Segurança Social.

Todos se riram.

Ai que cansado irmãos! O que temos mais irmão Marcelo?

Temos aqui um pedido da Câmara para devolver o terreno que foi doado.

Ai sim irmão?

Sim.

E quem assina irmão?

Um tal Dr. Sargenor Vieira.

D. Irene Montanha, ligue-me, por favor, para a Câmara.

Muito bem irmão.

Olhe que eu não sou seu irmão, irmã.

Triim! Triim!

Quem é?

É para falar com o Dr. Sargenor Vieira.

Soi eu memo.

Aqui é o irmão Salazar Pereira.

Oh pá, num tenho nenhum irmão com esse nome, home.

É o velho amigo Salazar pá.

Antão que queres Salazar?

Tu é que queres.

Eu?

Sim tu. Dizes aqui que queres o terreno de volta.

Sabes o que é Salazar, tenho lá umas galinhas e aproveitava para pôr lá uma capoeira e criava ovos.

Ai irmão Sargenor. Que maçada! És tão impertinente. Queres o meu voto não queres?

Queria.

Então deixa-te estar caladinho.

Pronto irmãos. Penso que já estão todos os assuntos tratados.

Irmão Salazar. Ainda tinha aqui mais três assuntos.

Pronto, pronto irmão Marcelo Caetano. Vamos deixar para outro dia.

Façam entrar a moça que eu estou a precisar de Viagra.


daniela cicarelli



Há um que não gosta. Ou gosta pouco.









figuras tristes




Foi uma inauguração com pompa e circunstância. Macedo Vieira, acompanhado pelo Presidente da Junta de Aguçadoura que por acaso se intitula médico, lá compareceu de telemóvel na mão para tirar fotografias e descarregá-las no Parque tecnológico fantasma que ele prometeu na campanha eleitoral de 2005.

A Póvoa de Varzim era pioneira nas energias renováveis, dizia ele. E como Presidente da Lipor, Macedo Vieira sentia isso mais e melhor do que ninguém, dado que se tornou especialista em lixos, ele que fazia endoscopias e sente saudades delas.

Até me lembro da entrevista dele na SIC a explicar que “pelamis vem do grego serpente”. Eh eh eh!

Tudo deu bronca:

Porto, 17 Mar (Lusa) - As três máquinas Pelamis do parque de ondas da Aguçadoura, considerado pelo Governo "uma bandeira" da liderança portuguesa nas energias renováveis, foram retiradas do mar por problemas técnicos e estão "em terra", no Porto de Leixões, há quatro meses. Lusa.

Não é de admirar. Ao contrário de Peliteiro que diz que "com Macedo Vieira corre sempre tudo mal. Até dá dó." eu acho que ele não passa de um ignorante armado em sabedor.






quarta-feira, 18 de março de 2009

o povo é o motor


Caros poveiros e poveiras amigos e amigas da nossa Câmara!

Cá estamos, em grande sofrimento, para levar a todos vós este Folha Municipal que com esta edição entra no seu 15º ano de vida. Uma vida longa, uma vida de amargura, uma vida de saudade. Sim, saudade. Saudade pelos que partiram, saudade pelos que chegaram e saudade pelos que ainda cá estão, nosso principal objectivo.

Com o 16ª ano deste Folha Municipal esperamos editar um livro comemorativo, com muitas folhas e figurinhas tão ao gosto do Tino.

Desculpa, põe vereador com o pelouro da Cultura.

Deus me livre. Entraste a matar desta vez. Tem caurma que ainda sobra para ti.

Nesta edição vamos contar com a colaboração daquele que já é considerado o arauto da paz no município, muito pelo trabalho que tem prestado a mim e ao PSD de mim e ao nosso Presidente Sargenor.

Minhas senhoras e meus senhores uma salva de palmas para Jorge Mete Cunha no Leite.

Entra Mete Cunha!

Tens que abrir a porta Buenos.

A porta está aberta. Ai num cabes.Florbela tira o ferrolho da outra e escancara a porta para ele entrar. Ora aqui está ele. Assenta-te que assim num te cansas.

Jorge Mete Cunha no Leite explica aqui aos poveiros como é que tem corrido a paz aqui na Póvoa de Varzim.

No julgamento do Garcia tu num tens hipótese de ganhar e o Sargenor num chorou pelo que acho que também vai perder.

Antão essa batalha pela paz vamos perder?

Acho que sim.

E a outra batalha pela paz contra o Idílio?

Essa está no princípio. Ainda estamos a colocar as peças no tabuleiro.

E que táctica vais adoptar para essa batalha.

A do Nuno Álvares Pereira, a do quadrado.

Nem me expliques como é que até me confundes todo. Deus me livre.


VIVA A PAZ NA PÓVOA DE VARZIM!

VIVA.

Sargenor! Oh Sargenor! Lá está ele a dormir.

Quero fazer uma indoscopia naquela gaija. Foi picada de enfermeira. Ai pica-me, pica-me, pica-me todo.

Oh Florbela. Acorda aí o Sargenor, senão ainda deita tudo a perder com o que está praí a dizer.


PÓVOA DE VARZIM CELEBROU A PAZ!


Com a presença na Comissão de Honra do Presidente da República Cavaco Silva, do Primeiro Ministro José Sócrates, do Presidente da Assembleia da República que agora não me lembro o nome e de Aurora Cunha, decorreu com assinalável êxito o Encontro Pela Paz, mais uma vez organizado pelo Ferraz.

Ferraz sobrou algum dinheirinho?

Infelizmente não sobrou nada, mas o Tino é que pode falar.

Tino não, vereador com o pelouro da Cultura.

Lá está ele outra vez. Deus me livre.


CÂMARA APOIA A 3ª IDADE!


A Câmara da Póvoa de Varzim tem feito um esforço sobre-humano na defesa dos interesses dos mais velhos, criando lares e espaços de lazer e convívio para aqueles que sofrem as agruras da idade.Para isso demos a título de doação um terreno à Misericórdia para aí ser instalado um lar para os mais idosos, naquele que passa a ser o 28º Lar do Concelho, colocando a Póvoa de Varzim no topo dos lares da Europa.

É assim Salazar Pereira?

Se Salazar quiser.

Como?

Se Deus quiser.


CÂMARA PROMOVE JOGO DA PELA!


Em mais uma iniciativa do Pelouro da Cultura, a Câmara vai promover nesta quadra Pascal o jogo da Pela.

Oh Buenos num achas que é muito cedo para a Pela, a Páscoa é só em Abril e antes ainda temos o Carnaval?

Até me confundes todo. Antão o que está o vereador do Pelouro da Cultura a atirar nesta fotografia?

São flores senhor, são flores.

Oh que Mariazinha do caraigo!

Esse jogo da Pela é turismo.

E quem tem o pelouro do turismo Azeite?

Eu tenho o do desenvolvimento sócio-económico.

É muita vaidade a mais pá! Fosda-se!


TORNEIO INTERNACIONAL DR. SARGENOR!


Irmão de Sargenor entrega prémio

Organizado pelo vereador com o pelouro do Desporto que sou eu, decorreu de forma estrondosa o 15º Torneio Dr. Sargenor.Sargenor! Oh Sargenor! Queres dizer algumas palavras sobre o Torneio?

Quero o novo Hospital com muita picada de enfermeira. Ai pica, mas pica devagar!

Lá está ele a sonhar. Num dorme de noite depois é isto.

Este gaijo até me confunde todo. Vê lá que nem sei quem ganhou o Torneio. Foi o Rui Dias num foi?

O Rui Dias é o novo treinador do Varzim, oh Buenos.

Até me confundindes todo! Deus me livre!


CHICOTADA PSICOLÓGICA NO VARZIM!

Diamantino Miranda

Devido aos maus resultados e à pressão dos sócios, encabeçados pelo Sargenor que até trouxe adeptos de Braga, Diamantino Miranda foi despedido, mas não prescindiu dos seus direitos que são o direito a férias e subsídio de Natal.

De férias no Algarve Diamantino Miranda arranjou emprego no Olhanense.

Este gaijo é que tem uma sortinha porreira!

Vai de férias e arranja emprego.

Rui Dias, por imposição nossa, que estivemos a estudar o seu currículo, é o novo comandante do leme varzinista.

Rui Dias em declarações ao Folha Municipal

Foi poreira esta frase Buenos. Tiraste da Bola não?

Uma bolada levas tu nessa bentas Florbela.


CORRENTES D’ESCRITAS JÁ MEXE!


Com organização do vereador com o pelouro da Cultura. É assim Tino?

Éié!

Como estava a dizer com organização do vereador… …

Eh pá, também quero um Correntes para os Sabores Poveiros, porque eu sou o vereador com o pelouro do desenvolvimento sócio-económico.

Prontos, prontos, num chores Azeite. Depois dou-te a teta da vaca pra tu mamares.

Quantos escritores vamos ter na Póvoa Tino?

Cerca de 60.

60 gajos a comer e a beber? Oh pá vais levar isto à falência.

Oh Buenos, mas eles vão gastar no comércio tradicional, vão encher os restaurantes, vão encher os hotéis, vão encher as avenidas e as ruas de livros e cultura e poesia e teatro e… e….

Ei, ei ei, home. Até me confundes todo.Queres tu dizer que este ano eles trazem dinheiro no bolso?

Acho que não. Isso é pago pela autarquia.

Quem é a autarquia?

És tu.

Bom. Bom! Antão podeis gastar à vontade. Eu despois peço mais umas croas à MSS.

Haja muita poesia poveiros!

E francesinhas especiais.

Inda estás aqui Jorge Mete Cunha no Leite? Já te podes ir embora. Deves estar cheio de fome. Deus me livre.


MOMENTO DE TRISTEZA!


Caros poveiros amigos e todo o povo que com nós luta sofregamente no dia-a-dia para levar o melhor de si aos outros, temos uma novidade triste, ou uma triste novidade.

Não vamos inaugurar a Praça do Almada.

E isto acontece poveiros amigos, porque muitas vozes têm dito que a Praça está feia, que a obra não era necessária, que é tudo uma fantochada.

Isso deixou-me desmoralizado, a mim e ao Sargenor.

Sargenor! Oh Sargenor!

Nia. Como é que arranjaste a picada de enfermeira.

Era enfermeiro.

Ai, Antão num quero.

Lá este ele a sonhar. Florbela arreia-lhe duas bordoadas.

Ai ai! Prontos já estou picado.

Deus me livre o homem!


DESPEDIDA!


Tino, vereador com o Pelouro da Cultura, não tens nenhuma poesia de última hora para publicar, pois não?

Acho que tenho aqui uma no bolso de trás.

De trás? Isso deve ser poesia barroca. Deus me livre!

E tu Azeite, vereador com o pelouro do desenvolvimento sócio-económico, tens algum prato especial do Sabores Poveiros?

Tinha aí um arrozinho mas deixei a receita em casa.

Ai é?

Sou sempre eu a fazer as despedidas.

Espera Buenos.

Diz Sargenor. Deus me livre, mais vale tarde do que nunca. O que queres home?

Queria explicar o novo QREN.

O novo quê?

QREN.

O que é isso?

Tem a ver com o novo hospital e é um serviço que quero implementar destinado aos empresários poveiros abastados, tipo Agonia. Foi uma ideia que o Salazar Pereira me deu.É um serviço que vai dar que falar.

Conta lá Sargenor.

QREN é Quero Recrutar Enfermeiras Novinhas.

E para que é isso?

Vai ser o Hospital da Picada de Enfermeira. E eu vou ser o Director. Vai ser maravilha.

Poreiro, poreiro Sargenor. Fosda-se. Boa ideia. Como é que te foste lembrar dessa ideia?

Prontos poveiros, o Folha Municipal regressa no próximo mês de Fevereiro a tempo do Carnaval.


Por Buenos,

Com a assessoria sempre esperta de Florbela Espanca os Poveiros


E desta vez com o campeão da Paz Jorge Mete Cunha no Leite.











maldito artigo 54


Nunca entendi as razões que levam um jornal local, aparentado com a CDU, a tentar esclarecer situações dúbias criadas pela Câmara, quer lançando entrevistas de qualidade duvidosa, quer publicando autênticos comunicados do poder.

Há cerca de 4 semanas o assunto era os mamarrachos em pleno areal poveiro, algo que vem incomodando muita gente, inclusive, ao que tudo indica, o próprio vice-presidente da autarquia, Aires Pereira, que acha que a “volumetria é exagerada”.

Posteriormente, Macedo Vieira veio informar os poveiros que os tais mamarrachos iam ficar “lindos”, indo desta forma de encontro ao exposto pelo “arquitecto do regime” no tal artigo encomendado.

O tal jornal achou que aqui havia bronca da grossa e vai daí toca a ameaçar o poder laranja com o insucesso nas próximas autárquicas.

Imprensa idiota!





terça-feira, 17 de março de 2009

running up that hill


A SIC-NOTÍCIAS tem um spot próprio com uma versão dos Placebo.

O original de Kate Bush já é de 1985.













Running Up That Hill - Kate Bush














falso nepotismo


1- Filipa Oliveira Tavares Moreira


Filha do carpinteiro que mora no Bairro Social Dr. Alberto Sampaio, família com inúmeras dificuldades na vida, quer devido ao desemprego da esposa, quer aos inúmeros problemas de delinquência em que o filho mais velho do casal se tem envolvido.


Esta moça Filipa não tem nada a ver com a família Tavares Moreira, um dos quais é Presidente da Assembleia Municipal e casado com a Presidente da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim e principal mentora da solidariedade social no concelho.


2- Maria João Patrício Macedo Vieira


Filha de um casal em processo de divórcio, devido aos maus-tratos infligidos pelo marido que obrigou a esposa a refugiar-se, de forma incógnita, num lar de protecção para mulheres vítimas da violência doméstica.


A Maria João é a filha mais velha de uma série de três, em que os outros dois ainda são menores.


Desde cedo necessitou de acompanhamento psicológico, porque as constantes ameaças de morte por parte do pai, a obrigavam a abandonar os estudos de forma precoce, muito embora o seu aproveitamento em condições normais fosse muito acima da média.


Não. O apelido Macedo Vieira não é o mesmo da família do Presidente da Câmara, José Macedo Vieira, que também já foi administrador da Varzim Lazer, onde recebia 250 Euros pelas presenças em reuniões, bem como Presidente da Lipor e mais não sei quantas empresas.


Por todos estes motivos não se compreende as razões por que o PS se insurgiu contra o recrutamento destas duas jovens, referindo que os respectivos concursos teriam favorecido familiares de elementos representados na autarquia e militantes do PSD.


O PS da Póvoa de Varzim está em clara queda.












associações (1)


Odete Costa está já há um ano à frente do Instituto Mardebeiriz de apoio a crianças carentes, mas nada de valioso se lhe pode apontar, a não ser o facto de ter introduzido a política na instituição, algo que considero muito grave e deve ser motivo de reflexão de todos os poveiros em geral, e da Segurança Social em particular.



associações (2)


Em final de mandato Luís Rocha da Associação Comercial diz que está de saída.

Mas como é que alguém pode estar de saída se nunca entrou?


segunda-feira, 16 de março de 2009

macedo vieira é esquizofrénico


Na continuação da ideia de que apelidar alguém de “esquizofrénico” não é ofensivo da honra e dignidade da pessoa, segundo palavras de Macedo Vieira, que não teve qualquer pejo em qualificar dessa forma o comportamento dos vereadores do Partido Socialista, vamos hoje analisar a esquizofrenia do Presidente da autarquia.

Refira-se, desde já, que é um prazer chamar a estes dois esquizofrénicos, não só porque vai de encontro à realidade do seu comportamento político, mas também porque já sabemos que eles não podem apresentar queixas em Tribunal, seja em Portugal, seja na Califórnia, onde um super advogado de peso aguarda instruções.

Pois Macedo Vieira pregou aos quatro ventos que o novo Hospital da Póvoa arrancaria em 2010, depois de ter enviado o pau-mandado da CDU, o Aurora, para a Assembleia da República com requerimentos para pressionar o Governo. Em vão.

Pouco tempo antes já Salazar Pereira, num estilo que fez lembrar o falecido Zandinga, anunciava, de fonte segura, que o novo Hospital iria arrancar mais brevemente do que se imaginava, ele que se vê a braços com mais um escândalo envolvendo compra e venda de imóveis que a seu tempo daremos conta aos leitores.

Verifica-se agora, mesmo através das declarações do líder do PSD de Vila do Conde, Pedro Brás Marques, que o novo Hospital nem em 2014 estará pronto, ponto de vista que provavelmente se gorará, face às recentes declarações de Menezes, líder do PSD que veio dizer que Póvoa de Varzim/Vila do Conde não necessitavam de uma nova unidade de saúde.

É ou não esquizofrénico o comportamento de Macedo Vieira?

Para os leitores poderá ser.

Para nós, povoaonline, tratou-se de mais um comportamento idiota.






macedo vieira não é candidato


Os poveiros mais atentos já repararam que a Câmara da Póvoa de Varzim se move a duas velocidades, tantas quantos os vereadores que disputam a sucessão de Macedo Vieira, o qual revela uma cada vez maior predisposição para o “laissez faire, laissez passer” , no sentido em que só demonstra interesse pelos assuntos que envolvam negociatas e obras megalómanas.

De um lado temos Aires Pereira, vereador do Desporto e do outro Luís Diamantino, vereador com o pelouro da Cultura.

Ambos se acham no direito de suceder a Macedo Vieira.

Se Diamantino ataca com o Correntes d’Escritas, Aires responde com o Póvoa Cycling Club.

Se Diamantino ataca com a inauguração do Museu, Aires responde com a criação do Póvoa BTT.

Se Diamantino vem com uma exposição de fotografia, Aires responde com mais um campo de futebol no Parque da Cidade.

E assim sucessivamente.

Os poveiros são quem paga estas extravagâncias de dois inúteis.

Na última semana um jornal local publicou uma sondagem online sobre quem seria o melhor candidato do PSD para 2009.

Surpreendentemente, Luís Diamantino ganhou com larga vantagem sobre os demais competidores. Tudo bem. Até aqui tudo normal.

Anormal é já o vereador vencedor aparecer na mesma página a conceder uma entrevista sobre as autárquicas 2009, naquela pose de chefe da Câmara. Ora vejam:


Fiquei curioso e por isso decidi avançar com uma sondagem neste blog para ver se o resultado é o mesmo, prometendo a respectiva entrevista com o vencedor, seja ele qual for.

Assim temos:

Qual o melhor candidato do PSD para 2009?

1- Macedo Vieira
2- Aires Pereira
3- Luís Diamantino
4- Afonso Oliveira
5- Outro


Obviamente se o outro ganhar será entrevistado sem qualquer tipo de discriminação.



10 dias no ar.








sexta-feira, 13 de março de 2009

psd de aires pereira comemorou 18 anos


Foi em ambiente de festa e animação que o PSD de Aires Pereira comemorou os seus bem sucedidos 18 anos de existência.

Com uma casa cheia de 200 pessoas, quando se esperavam 500, o que não aconteceu porque o autocarro da Linhares que iria fazer a recolha dos convivas pelas freguesias avariou porque não tinha a inspecção anual regularizada, o convívio decorreu num ambiente de boa disposição.

Na Presidência da Mesa estava Buenos, o mais alto representante do PSD de Aires Pereira, acompanhado pelo seu candidato Sargenor, bem como pelo Presidente da Concelhia, Tino, e do Presidente da Junta de Freguesia, Garrafão de Vinho.

O repasto iniciou-se com boroa e azeitonas pretas, o que obrigou os convivas a um esforço redobrado para colocar as côdeas nos dentes certos e evitar os caroços, que incansavelmente molestavam os caninos dos respectivos.

O Tinto da Talha sorvido sofregamente por alguns presentes ajudou a compensar a secura que um jogo de futebol, a meio da tarde, inexplicavelmente criou.

Tudo corria serenamente.

Sargenor vais discursar sobre quê?

Vou falar do PS.

Eu também já ia falar do PS.

Falamos os dois antão.

Num tens projectos pra falar tu?

Projectos é cuntigo. Tu é que és o obreiro do desenvolvimento urbanístico da Póvoa.

Mas fala tu também.

E que projectos vou falar?

Os mesmos de sempre: a obra emblemática da avenida, o parque da cidade, a praça do Almada, o “vem aí o Garrett”, o mercado municipal, o projecto do Varzim. Como vês num falta obra.

De repente ouviu-se na sala uma voz inflamada:

Meus amigos. Só vos quero dizer uma coisa: esses senhores do PS têm é inveja do nosso trabalho. E digo-vos mais meus amigos… …

Lá está ele a deitar por fora. Oh Kilores! Quem foi que serviu vinho ao Disque Faria?

Eu pus-lhe água do Fastio à frente, mas ele lavou as mãos e passou no cabelo.

Este gaijos num podem ver vinho! Fosda-se!

De repente, levanta-se o Rojão e grita:

Diz curso! Diz curso! Diz curso! Aferreá! Há! Aferreé! É!

E começa a discursar:

Meus amigos! Somos jovens e solteiros e para nós escola escreve-se com “i”.

Este também já anda na bumba tão novo?

Parece que o pai tem umas pipas lá em casa.

Estás bem informado Tino.

Já irritado Buenos levanta-se e começa a discursar.

Toda a gente se calou.

Meus amigos, camaradas e companheiros! Começou ele.

Quero lançar aqui um pedido ao meu amigo e camarada Tino.

Aqui Tino coloca a mão por trás da orelha, estilo Saramago, ele que pretende seguir a carreira de poeta.

Tino! Ai que me faltam as palavras de emoção!

Repito: Tino, pá, peço-te que te candidates por mais dois anos.

Aqui Tino entrou em choro convulsivo, até porque o restaurante levantou-se em peso para aplaudir.Tino levanta-se, vira-se de costas para a plateia e mostra a inscrição na camisola, apontando com os dois polegares, estilo Cristiano Ronaldo:

TINO, O ANTI-HERÓI

Tino exclamou emocionadamente:

SIM!

Isso quer dizer que aceitas Tino?

Quer dizer.

Quer dizer o quê?

Que aceito.

Dá cá um abraço Tino.

Nesta altura começou o cochicho na sala sobre o real sentido daquele abraço.

Buenos continuou com outro repto:

Sargenor! Quero que sejas o meu candidato, se te apetecer.

Sargenor arrumou a gravata laranja, levantou-se, apertou o cinto e o fecho das calças e disse:

É muito cedo. Daqui a duas horas perguntainde-me.

Buenos é que já muito choroso continuou com visíveis dificuldades:

Meus amigos!

Lamento ter sido criticado no jantar do PS por esses senhores.

Apoiado! Alguém gritou.

Apoiado o quê, pá?

Buenos já ia partir para a violência, no que foi contido por Azeite que optou pela via pacífica de resolver as questões como mais à frente se verá.

A custo Buenos sentou-se.

De seguida, tomou a palavra Sargenor, o qual evidenciava sinais de que arcava com toda a responsabilidade do futuro do PSD de Aires Pereira.

Para os mais próximos murmurou:

Sou sempre eu pá!

Meus amigos e camaradas! Começou ele por dizer.

Quero agradecer a todos os Presidentes de Junta, menos ao de Terroso, que vá cucaralho, a presença neste meu jantar de aniversário… … Aqui Buenos foi acometido de um ataque de tosse.

É com grande satisfação que vejo aqui ao meu lado o Sr. Presidente da Junta de Aver-o-mar, o Sr. Dr. Adelino Maçãs, o que mostra que ele está comigo… …

Aqui Garrafão de Vinho ficou confuso, ele que não é de Aver-o-mar nem se chama Adelino.

Buenos é que tentou avisar Sargenor do erro, em vão porém.

O Sr. Presidente da Junta de Aver-o-mar está a fazer um trabalho excelente, porque está a colocar pedra nas ruas, passeios nas estradas e canos no esgoto e, por esse motivo, está aqui sentado ao meu lado direito, ao lado de Deus pai… …

Oh Sargenor, disse Buenos já irritado, o de Aver-o-mar num está aqui.

Num está? Mas ele estava no jantar do PS.

Deixa-lo tar. Deixa o home pá!

Sargenor acabou o discurso com a lengalenga do costume, projectos para a Póvoa, passados e futuros, do século e do ano, do Verão e do Inverno, do equinócio e do solstício, e nunca mais se calava.

Com o efeito do vinho, boa parte dos convivas já dormia.

O jantar terminou com a oferta de brindes a cidadãos que foram vítimas de injustiça da Câmara, a qual e desta forma pretende antecipar o espírito natalício próprio da época de eleições.

O momento de maior emoção verificou-se quando o vereador Azeite entrega o contrato de arrendamento ao Sr. Venâncio, que havia visto a sua padaria ser quebrada por funcionários da autarquia comandados pelo Kilores e supervisionados por agentes da PSP, que o leitor pode lembrar AQUI, e nas fotos seguintes.


Photobucket


Photobucket


Photobucket








recarga


Como todos os leitores que se dirigiram à página criada por um suposto Luís Gonzaga Castro, também eu fui induzido em erro sobre a verdadeira autoria dos textos aí publicados.

Desta forma impõe-se uma correcção: o blog do Luís não se chama “descarga”, mas sim “recarga” e é prova acabada de que na internet nada do que parece é.

Recarga para ler aqui.










quinta-feira, 12 de março de 2009

clima de medo na póvoa de varzim


2007-12-05

Quiosque Camões foi assaltado.

O quiosque Camões, situado na Praça Luís de Camões, foi assaltado durante a noite. Quando a proprietária abriu o quiosque, pelas quatro da madrugada, deparou-se com as chapas de protecção rebentadas, aloquetes cortados e montras partidas.

Os larápios levaram maços de tabaco, cigarrilhas, isqueiros, raspadinhas. Tudo o que era de valor foi levado, menos revistas. O valor total dos prejuízos está por apurar.

Este é o quarto assalto nos últimos anos.


MAIS UM CRIME NA PÓVOA DE VARZIM


2007-12-06

Macedo Vieira Foi Desafiado A Candidatar-se A Novo Mandato

Aires Pereira lançou o desafio a Macedo Vieira para se candidatar a novo mandato, sendo assim o quinto e perfazendo 20 anos de poder autárquico, referindo que “o futuro não permite que o PSD se meta em aventuras e só temos um caminho, é preciso fazer com que Macedo Vieira continue a sentir-se bem entre nós e possa liderar a Câmara por mais quatro anos. É preciso que a obra feita seja consolidada”.


MAIS UM CRIME NA PÓVOA DE VARZIM







manel videira da madeira


Alberto João Jardim queixou-se à justiça porque um jornalista o tratou por "bobo da corte", mas a Relação de Lisboa arquivou o caso com um argumento de peso: todos temos direito ao bom nome mas um político que se dirige aos jornalistas do continente como "bastardos, para não ter que lhes chamar filhos da puta" tem menos margem para se sentir ofendido. Semanário Económico.

Macedo Vieira que se acautele.

Entretanto, chegou-me às mãos o vídeo do Manel Videira, o tal que subiu na vida a pulso e saiu do Liceu sem acabar o curso.




quarta-feira, 11 de março de 2009

tende pena de nós poveiros!


Como estava combinado no último Folha Municipal, uma iniciativa da minha Câmara Municipal que tem dado que falar, este mês os poveiros da minha terra estavam convidados para passar o Natal na minha Quinta em Ponte de Lima. Eu até tinha tudo preparado, mas os convites desapareceram da Câmara e até hoje estou por saber quem foi o filho da maindre que os roubou.

Oh Buenos, eu já tinha dado convite prá minha mãe, pró o meu irmão, pró meu tio Zé, pró meu tio Constantino, pró meu primo Gustavo, prá minha tia Juventina, pró meu sogro Magriço, pró meu… ….

Ei! Ei! Ei! Azeite home. Antão foste tu que levastes os convites?

Levei muitos. Sabes que quando …peperlalapepe… é para comer estou sempre peperlapepe…pronto.

Deus me livre. Sargenor está aqui encontrado o ladrão da Câmara.

Sargenor! Oh Sargenor! Já dormes caraigo?

Hum. Ein?

Bom! Poveiros, estamos aqui no Bar da Praia do nosso amigo e camarada Lexotan, um local aprazível e que revela o verdadeiro turismo de qualidade da nossa cidade, um trabalho abrilhantado pelo Azeite, o nosso vereador com o pelouro, e Tino o homem da cultura, que também tem sido incansável em levar a cultura aos poveiros, antes que eles nos levem a nós.
Vejam a paisagem:
Oh Lexotan! Como é meu? Está tudo em ordem?

Tudo meu.

A ASAE tem chateado muito?

Estiveram cá em Outubro e fecharam-me isto.

Num melodigas. Deus me livre.

É. Fecharam por falta de licença.

Ai sim? E quem devia ter passado a licença?

Tu. Orafoda-se!

Eu? Tu nem digas uma coisa dessas. Já foste dizer isso prós jornais?

Não.

Bueno. Bueno. Antão quando fores prós jornais dizes que foi o Garcia do PS que num deixou. Percebeste a jogada?

Mais ou menos.

Pões a boca no trombone e ele que desminta, se quiser, mas como os jornais estão tapados ele leva cuas culpas todas.Risos.


MAIOR ORÇAMENTO DO SÉCULO!


Caros poveiros amigos, espalhados por esse povo anónimo que é o motor do nosso trabalho, para quem damos todo o nosso esforço no sentido de melhorar as condições de vida, temos uma excelente notícia:

O orçamento para 2008 é o maior do século. Explica aí Sargenor porquê:

É simples. As obras são as mesmas de há 20 anos, e este ano é o que gastamos mais nessas obras.

Deus me livre. E quais são essas obras Sargenor? Diz aqui para o povo ouvir.

É a Praça do Almada, é a Av. Mouzinho, é o Parque da Cidade e é o Garrett.

Ei pá! Num puseste o Correntes D’escritas meu.

Calma, num chores Tino. O Correntes num é obra, meu.

É muita obra Sargenor. Deus me livre.

Também acho Buenos.

E a ETAR?

Num sei.

E o novo hospital?

Também num sei.

Estão a ver poveiros? Este nosso presidente é um tipo vosso amigo. Gosta de vos surpreender na hora, apanhar-vos desprevenidos.

Saudemos Sargenor, meus amigos!

Ala Arriba!

Quem foi que gritou isso?

Foi eu Buenos.

Quem és tu meu?

Sou o Catitinha. Venho substituir a Florbela que está com asma.

Grande asna. És a cara chapada da tinhosa. Deus me livre.

Senta-te aí Catitinha e fica calado antes que te… … Alguém quer comer?

Eu quero quatro francesinhas.

Fosda-se Azeite. Num estás no Guarda-sol. Aqui o Lexotan é judeu meu. Temos que pagar.

Antão só quero meia francesinha.

Quéputo de esganado moço!

Lexotan! Oh Lexotan!

Que foi home?

A gente quer comer. O que tens?

Estou aqui com uma dor nas cuostas.

Nas cuostas? Até parece que eu sou polícia?

Calma Sargenor, agora apanhaste essa do polícia. Fosda-se!

Tens jaquinzinhos?

Não. Tenho francesinhas e hamburgueres.

Haaaaooouuuuf! Quase que vomitava.

Que foi Sargenor?

Já enjoei de francesinhas.

Andas a comer coisas que te fazem mal, depois queixa-te.

Antão num tens nada de bacalhau, nem peixe?

Não.

Poveiros estamos em condições muito difíceis para levar a cabo este Folha Municipal.


PS MUDA DE POSTURA!


Quero dizer aos poveiros que saudamos a nova postura do PS, agora que mostram diálogo franco e aberto, o que antes não acontecia.

Se continuar assim é natural que haja uma coligação nas próximas autárquicas para quilhar o CDS.

Coligação Buenos? Eu ganhei em todas as mesas de voto, tive a maioria absolutíssima, tive... ...

Os tempos são outros agora, Sargenor. Temos que os segurar porque eu noto que eles sabem demais e temos que lhes dar uns rebuçadinhos do Dr. Bayard.

Catitinha o quê que temos mais para este Folha?

A Varzim Lazer.

Ora aí está uma boa ideia.


VARZIM LAZER – MODELO DE SUCESSO


Sargenor como a VL é a tua especialidade explica aqui ao povo poveiro o sucesso da empresa.


Poveiros! Sou o Sargenor e agora vou-vos explicar como funcionou a Varzim Lazer em 2007:

Actualmente a empresa não tem passivo, está a pagar a 30 dias, apresenta uma dívida a fornecedores de 16 mil euros, e em 2008 já contamos com a obtenção de resultados positivos na ordem dos 7000 euros, com um ‘cash-flow’ também positivo na casa dos 200 mil euros.


Como é? Como é? Até me confundes todo pá! Num tem passivo? E os 16 000 Euros de dívidas?Ai isso num sei. Só disse o que me disseram pra dizer.

Como é Azeite? Tu que és o homem das Finanças.

Pá passivo peperlapepe, é uma coisa muito complicada como já dizia Cervantes quando montava no cavalo com o Sancho Pança, mas as dívidas mais complicado é ainda, porque como dizia Samuelson… …

Ei! Ei! Onde tu já vais meu menino.E essa história do cash flow Sargenor? Temos que explicar isto bem expicadinho ao povo meu.

Eu pra mim cash flow é um roubo.

A sério? Deus me livre.

É. Mais valia aplicar esse dinheirinho em terrenos como eu fiz cumeu irmão e o Marinheiro. Rende mais.

É assim Azeite?

Pá cash flow é muito complicado. Como já dizia Ortega Y Gasset “eu sou eu e a minha circunstância” e daí… …peperlapepe os resultados às vezes não são como a gente esperava.

Bem. Vamos avançar que já está a ficar frio.

Olha está aí o Lexotan.

É verdade oh Lexotan pá. Deixa-me perguntar-te uma coisa. Quanto tempo a ASAE te fechou o barraco?

Um mês.

Só um mesito. Poreiro, poreiro.

Sabes qual é a média para casos como o teu? 6 meses.

Assim mais valia fechar pra sempre.

Mas aqui o nosso candidato Sargenor fez um telefonema pró inspector e a pena foi reduzida. Em quem vais votar? Diz lá manganão?

No inspector.Vais o caraigo.

Catitinha que temos mais?


AURORA CUNHA HOMENAGEADA PELO REGAÇO!


Qual Aurora Cunha? O do PCP?

Não. A Aurora Cunha.

Antão num interessa nada isso.

Alto! Deixa-me cumprimentar ali o Sr. Leixões.

Bom dia Sr. Leixões?

Grufgraggrufbomdia!

Como está a esposa Sr. Leixões?

Putrfucreesposagrnha!

E a filha? Como está a sua filha Sr. Leixões?

Cresssputregragredaputa!

Fosda-se! Num percebi nada do que o raio do home disse.Mais!


ROTARACT ANIMOU IDOSOS DE AMORIM


Oh Catitinha queres que fale disso? Tem pena de mim. Isso num tem interesse. Isso num dá tacho home.Chama aí o Tino para falarmos de cultura.Como é Tino? O quê que tivemos de cultura nestes últimos 30 dias meu?

Tivemos muitos espectáculos de rua, com música étnica e palhaços e coisas giras prás crianças.

Só isso?

E tivemos teatro.Teatro! Onde? Num melodigas que o Garrett já está pronto?

Tivemos este golpe de teatro do PS.

EH! EH! EH! Risada geral.

Esta foi a do ano. Num foi Sargenor? Deus me livre.

Ai que já estava a dormir com este solzinho.


DESPEDIDA!


Poveiros amigos!

Como sabem estamos sempre do vosso lado para o que der e vier, mas mais pró que der. Não é qualquer um que dá e nós temos de estar do lado dos que dão. E depois os outros também lucram.

Esperem aí que o Tino está aqui a fazer-me sinais.Que queres borrabotas?

Tenho aqui um poema que fiz no treino para o Correntes.

Força lá com o teu poema.


Natal é tempo de encontro,

Tal como no encontro o tempo é de sexo,

Sempre que me desencontro,

É nas calças que mexo.


Sinto a noite andar à roda,

O dia a voar,

Sinto que está na moda,

Encostado à parede arrear.


Ai quéputo de poema. Deus me livre a tua veia. Isso é o que se chama uma veia enganadora.

Prontos poveiros. Um Natal Feliz para todos aqueles e os outros que tais.

Queres dizer alguma coisa Catitinha? Não? Prontos. Fiquem com a música do Elton John em mp3 “Last Christmas” que podem fazer o download AQUI.

Isso num é do Elton John, isso é dos Whitesnake.

Sargenor, tu num percebes nada disto.

Eu acho que é daqueles alemães, os Berlin.

Este Tino é muito nabo. Só por se chamarem Berlin já são alemães.

Até para o próximo mês poveiros!


Buenos, com a assessoria, desta vez, de Catitinha (quéputa de poupa moço!)


Catitinha













coincidências ou não?


Fiquei deveras intrigado com a sucessão de rumores, e depois notícias, sobre a nova bomba de gasolina instalada junto ao Supermercado Modelo.

Todos os poveiros já ouviram falar de que Macedo Vieira estaria por trás da referida instalação, muito embora pouco se saiba sobre a real ou virtual interferência do autarca.

De repente surge o cidadão acima ilustrado a reivindicar um pedaço de terreno que supostamente teria sido cedido para zona verde, mas que a Câmara teria feito negócio com a empresa da bomba cedendo-o para os referidos efeitos.

Mais à frente, servindo-se do Folha Municipal de distribuição gratuita e indiscriminada, a Câmara divulgou uma planta topográfica no sentido de desmentir o alegado pelo cidadão, o qual teria apresentado uma queixa no IGAL e outra no Ministério Público, para além de uns estranhos embargos criados pela autarquia por falta de pagamento das licenças.

bomba de gasolina



Em vão. Nunca os trabalhos pararam e do cidadão nunca mais se ouviu falar.

Estes são os factos reais.

Passemos à teoria da conspiração.

Um jornal local, o mesmo de sempre, veio dizer que afinal a bomba de gasolina era propriedade da Prio Advanced Fuel, uma “subholding” da Martifer.

A Martifer, por sua vez, tem como segunda maior accionista a Mota Engil.

Quem é o Presidente da Mota Engil?

Jorge Coelho.

Quem é Jorge Coelho?

Tão somente um dos “braço direito” de José Sócrates.

Onde esteve José Sócrates recentemente a receber elogios públicos?


macedo vieira




Só coincidências.

P. S. Já depois de escrito este post verifico que, através do seu Presidente do Conselho de Administração, Macedo Vieira, a Lipor homenageou José Sócrates. Porquê? Veja aqui.





















terça-feira, 10 de março de 2009

povoa de varzim insegura


A condução da política autárquica com os olhos no umbigo, típica dos longos e penosos 14 anos de gestão de Macedo Vieira, conduziram a Póvoa de Varzim para uma cidade antro de criminalidade, de todo o género.

A ânsia de obter proveitos pessoais na gestão da autarquia, as promíscuas relações com empreiteiros, a aposta sistemática na utilização do cimento em obras que em nada melhoraram as condições de vida dos poveiros trouxeram, como contrapartida, o total desleixo na área da segurança.

Hoje em dia, os poveiros temem andar na rua a horas mais tardias, temem pela segurança dos seus filhos que nos fins de semana têm por hábito sair com os amigos para os bares e discotecas, temem pelos seus pertences sempre que, de manhã, saem de casa para o emprego.

O registo de ocorrências de cariz criminal vem-se revelando ao ritmo de duas por semana.

Mas atenção: estas são apenas aquelas que são participadas na PSP, porque inúmeras outras se têm verificado, como assaltos diurnos a casas particulares que não chegam a ser participadas pelas respectivas vítimas.

Um líder autárquico, com visão política responsável, chegaria facilmente à conclusão de que a saída da esquadra para Vila do Conde e a diminuição do número de agentes na cidade, traria como consequência o aumento da criminalidade.

Mas ele que se intitula pioneiro em tretas sem interesse algum para os poveiros, não foi capaz de prever essa situação.

Agora querem, a todo o custo, lavar a cara para a de novo apresentarem em 2009, nas eleições.

O problema é que a sujidade já está impregnada e nem com soda caustica lá vai.

O vosso tempo já acabou.









correntes d'escritas - encontro de reformados







Decorreu entre os dias 11 e 14 do passado mês de Fevereiro o X Correntes d’Escritas, ao qual se convencionou chamar “Encontro de Escritores de Expressão Ibérica”.

A denominação é feliz. Realmente o evento não passa disso mesmo, de um Encontro de Escritores, uns melhores outros piores, uns mais conhecidos outros menos conhecidos, uns que bebem mais outros que bebem menos, uns que trazem companhia outros que vêm sozinhos.

Todos desaguam na cidade da Póvoa de Varzim ao abrigo de um suposto evento cultural abrangente, em que não só os mais velhos participariam, mas acima de tudo despertar-se-iam vontades de leituras nos mais jovens.

Só treta.

Refira-se, antes de mais, que a décima edição de 2009 teve a presença do dobro dos escritores das edições anteriores, ou seja, cerca de 130.

Cada escritor traz, porque a isso é incentivado pela Organização, cerca de 3 acompanhantes.

Se em anos anteriores a despesa com esta gente foi cerca de 200 mil euros, este ano a coisa deve ter rondado os 400 mil, mais pó menos pó.

400 mil euros gastos em 4 dias, em que os supostos escritores e seus acompanhantes se fizeram deslocar em BMW’s de alta cilindrada, pagos com o dinheiro dos depauperados contribuintes poveiros.

100 mil euros por dia, em bebidas, comidas, almoços e jantares, em prendas e lembranças, em beijos e abraços.

O Correntes d’Escritas resume-se à cerimónia de entrega de dois prémios: os vencedores dos Prémios Literários Casino da Póvoa, Correntes d’Escritas /Papelaria Locus e Correntes d’Escritas/Porto Editora.

De interesse e com relevância para a qualidade do evento, apenas este momento é passível de referência jornalística.

E esta cerimónia resume-se a escassas duas horas. Tudo o resto não passa de tertúlias regadas a álcool até altas horas da madrugada.

Julga o leitor que esses tais escritores viriam do Brasil, de Espanha, da Venezuela ou da Colômbia à Póvoa de Varzim para estarem duas horas a assistir ao Macedo Vieira e ao Luís Diamantino a vomitarem palavras vazias de conteúdo?

Claro que não. Eles vêm, e vêm sempre, porque sabem que tudo o que gastam é pago pela nossa autarquia, desde o bilhete de avião até à despesa de hotel, incluindo consumo ilimitado de bebidas e outras benesses.

Como a nossa Câmara sabe que essas duas horas não teriam qualquer impacto em termos literários e culturais, o que faz?

Obriga as escolas do Concelho a dispensarem os alunos das aulas para estarem presentes em “mesas redondas” onde os tais escritores destilam o álcool consumido na véspera até altas horas da madrugada, sendo que alguns até metem dó atento o notório estado alcoolizado em que se encontram.

Pior que o tédio dos miúdos que são obrigados a assistir a essas “mesas redondas”, só a alegria dos professores em se verem livres deles, por 3 dias úteis da semana.

O que me espanta a mim, porém, é ver que nem os alunos sentiram motivação para estarem presentes.

Mire as fotografias do evento:




Ler a dormir ou dormir a ler.



Mário de Almeida, Rui Rio e Narciso Miranda não faltaram. Pudera! Era de borla.

segunda-feira, 9 de março de 2009

baixo nível

jorge machado

Jorge Machado é o líder dos comunistas poveiros e é também deputado na Assembleia da República pela bancada da CDU.
De recordar aos poveiros que a CDU foi a forma que os comunistas portugueses encontraram de se livrarem do símbolo com a foice e o martelo, de tão elevado prestígio outrora, mas com uma violenta carga negativa nos anos mais recentes, muito por via dos acontecimentos pós-perestroika de Gorbachov, em que os magnatas do petróleo e dos diamantes, vindos da Rússia, sucediam-se a um ritmo vertiginoso.
A última imagem de um comunismo verdadeiramente igualitário foi a que se viu, recentemente, numa reportagem emitida na RTP-N, sobre a bela Cuba.
Nenhuma sociedade é perfeita e a cubana, apesar de ser das menos criticáveis, do ponto de vista social, não deixa de incorporar aquele cinismo próprio do tão propalado princípio da igualdade.
E o que se pôde ver, na referida reportagem, foi o povo com receio de falar para as câmaras, face à ameaça de represálias vindas do poder comunista, em casas no limite da pobreza máxima, com paredes enegrecidas pelo tempo, móveis a cair de velhos, electrodomésticos enferrujados, e, por outro lado, a “nomenklatura” do partido comunista, na qual se incluiu a filha ou a neta ou o raio que a parta do Che Guevara, a falar em casas de luxo, com as paredes pintadas em tons "pastel", com decoração moderna, com móveis de luxo, electrodomésticos a condizer, e com o tradicional discurso sempre em nome do povo.
Os comunistas portugueses têm vergonha de se verem conotados com essa realidade e passaram a usar a sigla CDU: Coligação Democrática Unitária.
A nível local, a CDU tem tido um comportamento a todos os títulos vergonhoso, desde que em 1994, através do reformado Cancela, estabeleceu uma aliança com a ditadura laranja da Câmara Municipal, na pessoa do pseudo-Pinochet Macedo Vieira.
Este Jorge Machado não fugiu à regra e, embora abençoado pelo Dalai Lama, que lhe passou a mão pelos testí…,perdão, pelos joelhos, não passa de um joguete nas mãos de Macedo Vieira.
Na semana passada, juntamente com o seu camarada de partido, um tal de Vitorino Carpinteiro, Jorge Machado veio dizer que se sentia ofendido com as palavras proferidas por Renato Matos, líder local do PS, precisamente sobre essa tão famigerada aliança PCP-PSD.
A última intervenção sua sobre o PIDDAC foi muito típica do estilo truculento de Macedo Vieira, e é reveladora do baixo nível ultimamente atingido pelo jovem político, ao dizer o seguinte:
comunista
comunista
Resta esperar que Jorge Machado tenha a coragem de pedir desculpa a todos os invisuais deste país, não os autarcas da Póvoa é claro, o que pode fazer enviando um e-mail para a ACAPO que o leitor pode consultar AQUI.

entrenet ou enternet? a saga continua

Doro sabes como se diz mamas em inglês?

Hum?

Nocas. Num sabias pois não?

Hum hum hum hum hum!

Desde que acedeu à internet e visionou o já famoso filme de Milena Velba Zé nunca mais foi o mesmo. As noites mal dormidas com sonhos e pesadelos, o mau humor para com adversários e correligionários políticos tornou Zé um tipo intolerável. Até mesmo os velhos amigos de esquerdas, Zé Maria e Quim, evitavam a sua companhia.

Zé só falava de entrenet para cima e entrenet para baixo. A própria recandidatura estava em risco, dado que Zé já não conseguia articular uma palavra que não envolvesse nocas e entrenet.

A vida tornou-se difícil para Zé.

Entre adoptar uma postura estilo velho Lucas, um lutador contra a legalização do aborto, mas queria que a filha abortasse por ser mãe solteira, cujo objectivo de vida era combater toda a nudez,


Ou tornar-se um tarado sexual que colocasse a língua de fora sempre que visse aquele mulherão a caminhar na rua, Zé estava indeciso.

Se eu for o velho Lucas, de dia, e um tarado sexual, à noite, ninguém vai saber, pensou Zé.

Raios parta o Magalhães e a entrenet. Desabafou irritado.

Nas cerimónias públicas de atribuição de prémios Zé estava sempre de olho nas gajas. Imaginava coisas quando olhava para elas, ao mesmo tempo que cofiava o bigode farfalhudo que ainda guarda dos tempos do PREC.

Isto é um património da UNESCO, dava um centro histórico, dizia ele enquanto tirava mais um piolho.

Tendes quir prá entrenet pá! Gritou ele para um grupo de reformados, após abrir o vidro do automóvel conduzido por Doro.

Que foi home? Disse o mais velho deles.

Nunca vistes nada vós, seus marias moles!

Vai mas é trabalhar malandro! Respondeu-lhe o Gari.

Zé lembrou-se do Armindinho, um colaborador que era tarado por mulheres novas.

No dia em que a cidade estava a receber o prémio “Cidade Suja”, que Zé aceitou de bom grado, porque todos os prémios são bem-vindos, sussurrou para o Armindinho, enquanto olhava para as coxas da representante da Associação dos Arquitectos no Desemprego:


Armindinho! Já foste à entrenet?

Num é entrenet que se diz, é enternet, respondeu Armindinho tido por muitos como a voz da consciência do Zé, a intelectualidade que lhe falta, o saber filosófico arredado da sua formação, a sua sombra.

Enternet? Admirou-se Zé. É a mesma coisa.

Num é a mesma coisa. Entrenet num tenho, mas enternet já espalhei por toda a minha freguesia.

O quê? Admirou-se Zé. Tu tensje uma freguesia?

Tenho. E temos enternet por todo o lado.

E eu posso ir prá entrenet na tua freguesia?

Podes, mas tens que levar computador.

Antão tu num tens computador?

Tenho mas é meu.

E as outras pessoas da freguesia?

Ai isso num sei.

Antão pra que serve ter entrenet sem ter computador?

Serve pra dizer que tem enternet.

Eh eh eh! Este Armindinho é muito esperto. Conto contigo prás próximas eleições. Eh eh eh!

Eu é que conto contigo.

Zé dormiu mal a pensar no que o Armindinho queria dizer com esta frase.











domingo, 8 de março de 2009

o caso quilores


Texto baseado no escrito pelo Arquitecto Silva Garcia:

Imagine-se num país real.
Quilores é militante do partido e funcionário do organismo público há muitos anos. Há tantos quantos os que partilha em diversas cumplicidades.Faz favores e recebe favores. Há muito que tira vantagem da sua posição numa instituição e noutra, e tudo ia correndo às mil maravilhas: ganhou horas extraordinárias fictícias para pagamento da fidelidade partidária; teve carro à disposição, à custa do erário público, fora do horário público; arrecadou lugares no mesmo organismo para familiares e amigos, desde que também o fosse do partido.

Em contrapartida, foi ininterruptamente cabo eleitoral, com dinâmica para todas as necessidades, e semi-serrou os olhos às irregularidades dos que lhe facultavam as vantagens.
Tudo ia correndo às mil maravilhas, até que a rotineira e perigosa sensação de impunidade, abriu brechas ao descuido, e Quilores, refém da sua própria ambição, exagerou na colheita.

De tal sorte que foi inevitável investigar.

Leal, por certo recebendo ordens dadas a contra gosto pelos responsáveis do organismo, acabou por concluir pelo desvio do pilim e de materiais comprados que não chegaram ao destino, que alegadamente o justificavam na encomenda exagerada, por terem sido desviados para o destino da merenda.Quilores, a quem cabia a gestão da obra orçamentada em 5, acabou por ficar com a diferença do custo que atingiu, inacreditavelmente, 5 vezes 5!

Cinco vezes qualquer coisa é coisa demais.

É uma tranca no olho que não pode ser disfarçada com a cor das lentes.

Vai daí, Leal nomeado investigou.

Encarregado de relatar, relatou.

O decisor que deve decidir ficou com duas opções que coloco ao leitor para decidir também ou tão bem!

Hipótese A
O decisor tem uma conversinha de trás da orelha com Quilores, encosta-o à prateleira, afasta-o do campo de outras oportunidades de delito antes que sobre para si próprio, promete-lhe uma saída sem alarido para que não fique sem a reforma, e abafa o caso para não ter que dar mais explicações.
Ah! Continuará a contar com a discrição de Quilores em relação a assuntos delicados, e com a sua colaboração em próximas campanhas.

Hipótese B
O decisor promove um sério e transparente inquérito disciplinar, enquanto determina a suspensão de funções de Quilores.

Vem a concluir, à face da lei, que tendo havido delapidação e apropriação indevida do erário público, deve ser aplicado ao infractor o mais alto castigo do estatuto da função pública, a expulsão.

Ao mesmo tempo, por ser um caso de polícia apresenta queixa ao Ministério Público contra Quilores e contra Sicrano, respectivamente, o mau funcionário e o fornecedor que fingiu vender materiais para a obra e que em vez de os entregar no estaleiro os descarregou no local indicado por Quilores.

Este é um caso real.

Qualquer semelhança com a fantasia é pura coincidência.

Por isso, como disse Eça de Queirós a Bulhão Pato, não se metam nas minhas personagens.

É apenas a realidade.

Um treino da capacidade decisória num Estado de Direito Democrático.

Ora, o que escolheria você?

A hipótese A ou a B?

Por mim, não tenho a menor dúvida, até porque a Boa iniciativa começa pela mesma inicial!