terça-feira, 21 de abril de 2009

corram com eles!



O mandato de Luís Rocha e seus comparsas à frente da Associação Comercial da Póvoa de Varzim deve ter sido dos momentos mais patéticos desta pacata cidade.

E o que é mais fantástico é verificar a forma como ele convenceu tipos que por aí se arrogam donos da verdade e, de repente, se vêm envolvidos nas mais ridículas figuras.

Ele até poderia vir com a ideia da construção da nova sede no Parque Industrial de Laúndos e convencer o da Câmara a ir lá inaugurar a instalação da primeira pedra. Nada o impede.

O que me deixa perplexo é como um tipo que está no poder autárquico há 13 anos, na época, se deixa levar numa cantiga destas.

Só encontro uma explicação: o narcisismo dele é tão evidente que nem se apercebe que o seu nome vai ficar ligado a algumas das cenas mais hilariantes do século.

Agora reparem no último editorial do “Boletim Informativo” da Associação. Parece que vão chorar. Coitados.

No lado positivo do trabalho só se encontram coisas negativas: Diminuição do pessoal, o comboio turístico que é uma trenguice, a publicação do B.I. que é uma pobreza, formação de que eles se queixam porque a Câmara faz concorrência, afastamento da empresa formadora que ainda continua lá, com outra cara, estabilização da conta corrente com a contracção de um empréstimo para liquidar o IVA que desapareceu no reinado do Fernando Barbosa e, por fim, a constituição da UAC.

No lado negativo é hilariante a referência aos infantários.

O que é que a Associação Comercial tem a ver com os infantários?

Resposta simples: o vice-Presidente que quer continuar e suceder a Luís Rocha é proprietário de um infantário.

Cambada de malandros!






segunda-feira, 20 de abril de 2009

antónio dourado e aires pereira condenados


O povoaonline está em condições de informar que António Dourado e Aires Pereira viram as suas sentenças de condenação confirmadas pelo Tribunal Constitucional para onde recorreram, num gesto de desespero.

O acórdão já foi proferido há vários meses, mas ambos esconderam da comunicação social o respectivo resultado, de forma a manter imaculada a sua imagem de gente séria.

De recordar que ambos foram condenados por crime de abuso de poder, quer no Tribunal da Póvoa de Varzim, quer no Tribunal da Relação do Porto, para onde haviam recorrido, devido à nomeação de Dourado para a Varzim Lazer logo após ter sido reformado compulsivamente através de um processo disciplinar que Aires Pereira lhe moveu por ter dado cinco faltas injustificadas.

Com esta decisão do Tribunal Constitucional, o processo fica encerrado definitivamente, aguardando-se agora uma posição pública de ambos relativamente às funções que assumiam na época, e ainda assumem, como é o caso de Aires Pereira.






mais brochuras anti-corrupção!

Por empurrão dos leitores a minha escrita na blogosfera resvalou para o enriquecimento ilícito pelos políticos locais.

De facto, lá atrás em 2005, tudo não passava de uma grande paródia sobre o estilo azeiteiro de Macedo, a forma pretensamente arguta de Aires e o reles convencimento de Diamantino de que a Póvoa de Varzim era uma cidade activa no aspecto cultural.

Não estou arrependido de ter publicado as informações transmitidas, mesmo não possuindo provas, pelo facto de os respectivos informadores possuírem estatuto privilegiado relativamente aos assuntos.

Um exemplo, amplamente abordado, foi o da conta bancária que o Macedo Vieira possuía em nome do filho Gustavo com mais de cem mil contos, cerca de 500 mil euros.

Como tive a informação na época como fidedigna, como a tenho agora, mais do que nunca, quando por todas as áreas da política e das finanças se noticiam casos de corrupção e de enriquecimento ilícito.

Finalmente, mas de forma algo medrosa, o Governo está disposto a criminalizar este tipo de comportamentos.

Sinceramente, estou convicto de que tudo vai ficar na mesma, não passando estas notícias de mero "show off", tal como quando o Governo há cerca de dois anos editou e distribuiu esta brochura.






sexta-feira, 17 de abril de 2009

eu pago impostos


1- Pago Imposto de Circulação Automóvel, pago IMI, pago IVA, pago IRS, pago taxa de salubridade, pago tudo e mais alguma coisa.

Todos os impostos são arrecadados pelo Estado, seja o central, sejam as autarquias locais.

Por esse motivo eu quero saber que legitimidade tem um Presidente da Câmara, como o da Póvoa de Varzim, para fazer viagens de férias para o Brasil por conta do erário público, por conta do meu dinheiro, do dinheiro de todos os poveiros que já se vêm a braços com dificuldades do dia-a-dia.

Não venham para cá com histórias de invejas, cobardias e anonimatos.

Cobarde é aquele que tendo sido eleito pelo povo para defender os seus interesses, se serve dessa eleição para retirar proveitos pessoais e dessa forma enriquecer ilegitimamente. Esse sim é um cobarde!

2- Muito do dinheiro que eu pago de impostos, como o leitor igualmente paga, vai para a Segurança Social, a qual segundo o artigo 63º da Constituição da República, tem as seguintes obrigações:

a) todos têm direito à segurança social;

b) incumbe ao Estado organizar, coordenar e subsidiar um Sistema de Segurança Social unificado e descentralizado, com a participação das associações sindicais, de outras organizações representativas dos trabalhadores e de associações representativas dos demais beneficiários;

c) o Sistema de Segurança Social protegerá os cidadãos na doença, velhice, invalidez, viuvez e orfandade, bem como no desemprego e em todas as outras situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho.

Posto isto, eu tenho o direito de saber qual é a quantia que anualmente entra na Santa Casa da Misericórdia da parte da Segurança Social e qual o destino dado a esse dinheiro.

É que o último Relatório e Contas apresentado relativo à gestão do ano de 2007 deu um exercício negativo de 75 000 Euros (cerca de 15 000 contos).

Como é isto possível se a Santa Casa recebe doações de prédios vindos de idosos que são obrigados a fazê-lo para poderem entrar para o Lar?

Como é isto possível se cada idoso só para entrar para o Lar tem de pagar cerca de 15 000 Euros (cerca de 3 000 contos) e ainda entregar toda a reforma mensal que aufere?

Como é possível que sejam as próprias assistentes sociais que representam a Segurança Social na Santa Casa, a perguntar se o idoso tem alguma coisa para doar? Clique AQUI leitor para a Segurança Social tomar conhecimento da situação.

Eu, que sou contribuinte, e por esse motivo, parte do meu dinheiro vai para a Segurança Social que tem obrigação, segundo os seus estatutos, de proteger os mais necessitados, pretendo saber para onde vai o dinheiro atribuído à Santa Casa?

Porque as doações são muitas e valiosíssimas.

A título de exemplo, vejam o prédio que encabeça este texto, avaliado em um milhão de euros no minímo e vendido pela imobiliária personnalité (eles até se zangaram e o outro, o amigo do Silva Pereira, até abriu outra com o mesmo nome), vejam este da Praça do Almada que foi vendido pela Santa Casa por 80 000 Euros quando vale cerca de 250 000, e vejam o outro onde está a Pizzaria Castelo e muitos mais, por aí.

Façam uma consulta aos jornais da última década e reparem em quantas casas foram colocadas à venda pela Santa Casa.

Acabem com a pouca vergonha naquela instituição.

Há gente séria ou não há gente séria nesta cidade?












sem macedo aires solta-se mais / incidentes no jantar do varzim.

Momento em que Buenos interpreta alguns temas de José Cid.












Lopinhos responde inteligentemente com "Black Is Black" dos Los Bravos.


Cenas de alguma tensão quando Marmânjelo Lima queria agredir Buenos, no que foi contido por um Steward, porque ao que tudo indica Buenos terá afirmado que Marmânjelo teria pago as quotas do Varzim com o dinheiro que roubou na Benficiente ao longo de 20 anos.


Depois de ter concedido, ao longo destes anos, apoio incondicional à actual Direcção liderada por Lopes de Castro, no que divergiu de Macedo Vieira que sempre teve no seu horizonte a colocação de alguém da sua confiança, eis que Aires Pereira dá o dito por não dito e, após ter lido com muito cuidado os meus textos sobre o clube, aproveitou a cerimónia comemorativa do 93º aniversário para desferir um forte ataque às aspirações daquele que em tempos se considerou o refundador do clube.

Ouçamos as suas palavras via Rádio Mar/Preto no Branco:
Aires Pereira - Apoios CMPV ao Varzim SC








Sete milhões e oitocentos mil euros dá uma média de quinhentos e vinte mil euros por ano.

1- A Câmara só deu isto? É por isso que o clube está nas ruas da amargura. Pensará o varzinista mais empedernido.

2- Tanto dinheiro? É por isso que a Póvoa está atrasada relativamente a outras cidades. Dirá o poveiro que preferia ver investimento noutras áreas.

3- Deu muito mais. Isto é só uma pequena parte. E o que entrou pela Varzim Lazer? Dirá o poveiro desconfiado.

Todas são apenas suposições.

Quebro a minha inteligência, porém, a tentar perceber a razão de ser deste discurso, pouco inteligente há que o dizer, do vice-presidente da autarquia que, mais uma vez, aproveitou a ausência do chefe para procurar protagonismo numa cerimónia pública.

Porquê agora? Um discurso negativista a escassos meses das eleições autárquicas?

Tenho que encontrar resposta nos próximos dias.



quinta-feira, 16 de abril de 2009

povoaonline certo mais uma vez


Lares aceitam donativos em troca de vagas para idosos. Leia AQUI.

O que se passa na Santa Casa da Póvoa de Varzim, porém, vai para além do imaginável

futuro da qimonda passa pelo boavista?





Com o devido respeito pelos trabalhadores da Qimonda, é meu dever tecer alguns comentários sobre os últimos desenvolvimentos relacionados com a unidade fabril.

Depois de um investidor alemão e outro chinês, ambos lançados em primeira mão pelo T-Rex vilacondense, com base em informações obtidas pelo próprio junto de membros do Governo com quem ele se dá maravilhosamente, até porque é um dos grandes dinossáurios das autarquias, eis que chegou, trajado de preto e gel no cabelo, estilo dono do Pérola Negra, um português.

De seu nome João Paulo Tomás, a proposta apresentada revelava-se revolucionária, tão revolucionária que até fez desconfiar os trabalhadores.

À TSF Tomás disse:

“O empresário afirma ter ligações a uma fábrica alemã que produz painéis solares e que estará interessada na criação de um consórcio luso-alemão para a compra da unidade de Vila do Conde.”

Depois da reunião com os trabalhadores a desilusão, até porque a AICEP veio a público declarar que «não pode pactuar com a utilização deliberada do nome desta instituição em situações que criem falsas expectativas aos trabalhadores da Qimonda ou que possam interferir nos esforços de viabilização da empresa», lê-se no documento.

Lembrei-me imediatamente do Boavista:

O investimento de 38,4 milhões de euros que o empresário Sérgio Silva ia consumar hoje com o Boavista SAD está a ser investigado pela Polícia Judiciária, que intimou o representante da "Castle Shore" a deslocar-se à Directoria do Porto, ao princípio da tarde de hoje, para prestar declarações sobre os meandros do negócio.

Lembram-se?










quarta-feira, 15 de abril de 2009

crime na póvoa de varzim


16-04-2008

Jovens assaltados no Passeio Alegre.

Aconteceu esta Segunda-feira (dia 14), por volta das 17,30 horas. Um casal de estudantes, de 17 anos, foi vítima de roubo no Passeio Alegre. De acordo com denúncia formalizada junto da Esquadra da Póvoa, quando caminhavam no Passeio Alegre, os dois jovens foram abordados por um homem que, através de ameaça com arma branca, lhes subtraíu a quantia de 30 euros, colocando-se de imediato em fuga.


15-04-2008

Ladrões "limparam" Profissional Óptica.

A Profissional Óptica, na Rua António Graça, na Póvoa, foi assaltada na madrugada desta segunda-feira (dia 14), pelas 4,00 horas. Os ladrões estroncaram a porta e levaram todo o material em exposição do estabelecimento, apesar do alarme ter sido activado. De acordo com fonte da Profissional Óptica, o prejuízo foi bastante elevado, dado que os assaltantes levaram quase todo o stock de material que se encontrava na loja. A PSP tomou conta da ocorrência.


18-04-2008

Macedo Vieira esbanja dinheiro dos contribuintes no Brasil

O Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, acompanhado pelo vereador Legionella deslocou-se ao Brasil em férias, por um período de 10 dias. Nessa viagem Macedo Vieira gastou cerca de 20 000 Euros (4 000 contos), dinheiro dos contribuintes que tanto lhes custa a ganhar.

A PSP não tomou conta da ocorrência, por muito que o filho Gustavo quisesse.







entrevista com o "outro"



Os resultados apurados na sondagem deste blog sobre qual o melhor candidato PSD para 2009 foram eloquentes.

Os eleitores social-democratas estão fartos daqueles que os representam há 16 anos e decidiram que seria “outro” o melhor candidato para derrotar Renato Matos, o socialista que, segundo soube, está posicionado neste momento para ser o principal vencedor das próximas eleições autárquicas.

Fui procurar o “outro” e encontrei-o no banco de jardim em frente ao edifício da Câmara Municipal sito na Praça do Almada, com um semblante risonho de quem vê a vitória como muito próxima.

PV Online: Então outro? Estás a dormir uma soneca?

Outro: Ora vai à melda!

Ao contrário de Macedo Vieira, vê-se que o “outro” não prima pela educação, mas continuei a conversa.

PV Online: Outro se fores eleito qual a primeira medida que tomas.

Outro: Tens que perguntar ao outro.

PV Online: Mas o outro és tu.

Outro: Ai sou?

PV Online: És.

Outro: A minha primeira medida será equilibrar as contas.

PV Online: Mas isso é o que todos dizem.

Outro: Mas quando eu digo é diferente.

PV Online: E como esperas conseguir esse objectivo?

Outro: Já fiz os contactos com umas empresas ligadas à construção civil e a coisa, caso eu seja eleito, já está composta. Vai entrar dinheiro a rodos para obras e outro para as minhas extravagâncias.

PV Online: E como estás a preparar a tua candidatura?

Outro: No plenário que realizei na semana passada, com a casa completamente cheia que não cabia mais ninguém, eu revelei aos empreiteiros que já estava a fazer os contactos nas freguesias para levar a coisa avante.

PV Online: E tens pressa?

Outro: Não. Estamos a fazer as coisas com serenidade. A pressa é para os outros.



PV Online: mas tu és o outro.

Outro: E os outros quem são?

PV Online: E as tuas principais medidas para este mandato?

Outro: Tem de haver uma grande preocupação social ligada às necessidades, carências e fragilidades das pessoas e, nesse sentido, vou criar emprego.

PV Online: E como vais criar emprego?

Outro: Vou chamar um por um e vou perguntar: queres emprego? Quero. Então vai trabalhar.

PV Online: E achas que resulta?

Outro: Se resulta.

PV Online: E quanto à lei da paridade?

Outro: O que é isso?

PV Online: É a entrada das mulheres nas listas.

Outro: Isso mulheres arranja-se. Fala-se com o meu amigo % para trazer lá de Vigo umas quantas, bonitas e com sotaque.

PV Online: Quais são os teus projectos?

Outro: O maior projecto que temos em mãos é a recuperação da parte antiga da cidade. Já está a ser construído o telhado dum amigo meu para depois ele passar a palavra para os outros e todos votarem em mim. Deve ficar tudo pronto antes do Natal.

PV Online: E dinheiro para isso?

Outro: Vou utilizar modelos empresariais.

PV Online: E o que é isso?

Outro: Ainda tenho que perguntar ao Rui Coelho que ele está-me a dar uma mãozinha na minha campanha.

PV Online: E como vais olear a máquina?

Outro: Que máquina?

PV Online: A da tua equipa.

Outro: A parte operacional nada tem a ver comigo, eu só tenho que proporcionar boas condições para que a máquina desempenhe as funções.



PV Online: Há algo que queiras fazer?

Outro: Tenho um terreno que a minha avó me deixou e vou ver se arranjo um empreiteiro que me faça aquilo de borla. Ouvi dizer que o Valentim Loureiro tem um manual com as instruções.

PV Online: Queres deixar alguma mensagem à população?

Outro: Presto um serviço à comunidade que às vezes corre menos bem. Pedia à população que compreendesse que eu tenho qualidades e estou aberto a críticas.

PV Online: Se ganhares que palavras tens para Macedo Vieira?

Outro: Vai-te embora!


Foi a entrevista possível com aquele que os poveiros pretendem como candidato do PSD nas próximas autárquicas.












terça-feira, 14 de abril de 2009

o presidente da junta


Após ter declarado que a homenagem a Luís Leal era também uma homenagem aos jornalistas da nossa cidade, segundo palavras suas:

"Outra das razões que apontei para que se fizesse esta homenagem têm a ver com o facto de alguns ‘politiqueiros’ da nossa praça andarem a por em causa a credibilidade, a honestidade e a isenção de muitos jornalistas. Estes profissionais têm sido vexados, envergonhados e, muitas vezes, estão impedidos de tomar posições mais claras por serem profissionais e acabam por engolir muitas inverdades que são ditas. Não quero elogiar a Comunicação Social apenas por elogiar. Tenho amizade com muitos jornalistas, mas respeito todos por igual. Os mesmos que põem em causa a idoneidade dos profissionais são aqueles que lhes ligam para pedir ou exigir entrevistas."

O Presidente da Junta veio dizer que não está inclinado a apresentar candidatura nas próximas autárquicas.

São 18 anos, em que se misturou politiquice suja, traições, populismo, arruaça, ambição e muito, mas muito vinho.

O Presidente da Junta é a face mais visível de uma geração de poveiros em fim de vida.

São aqueles que, com o alto patrocínio de Campos Cunha, se acumulavam em tascos onde se falava de tudo, com as palavras mais indizíveis, regadas a litros de vinho e muita patanisca de bacalhau.

O máximo que muitos deles conseguiram foi entrar em associações, como a dos bombeiros, outros ficaram-se somente pelo vinho, e outros ainda descobriram tarde e más horas os livros e, num passe de mágica, tornaram-se críticos literários, pelo menos nas horas vagas.

O Presidente da Junta deve ser o único “caso de sucesso”, entre os demais.

É um homem temido pelos senhores da Câmara.

Uma mudança de cor partidária significaria a perda da Junta para o PSD.

E eles estão conscientes desse facto, como também o Presidente da Junta está.

Nas autárquicas de 2005 o Presidente da Junta tinha pretensões a ser vereador.

Como se lembram os leitores do povoaonline, em 2005 ele vestiu o fato de casamento para se apresentar a Macedo Vieira quando este o chamou para formar as equipas que iriam lutar pela vitória.

Segundos depois, saiu da Câmara e foi a casa vestir o fato-macaco, após recusa do seu nome para vereador.

Ninguém de bom senso iria querer, como vereador, um tipo que bebe um garrafão de vinho por dia, um tipo que fala pelos cotovelos quando está embriagado, um tipo que entra pelas casas para comer e beber, um tipo demasiado popular para o perfil pretendido pelos "pidescos" autarcas laranjas.

Nunca escondeu a mágoa por ter sido preterido, mas os benefícios patrimoniais fizeram com que se remetesse ao silêncio.

Não é com a chuva de Abril que se compra uma casa com piscina em Laúndos.

Sentiu-se atraído pelo convite de Diamantino para uma recandidatura, mas entre o sonho desfeito de ser vereador e o permanecer no Passeio dos Velhinhos, no Ovo de Páscoa e na Meia Maratona, sente que o seu tempo terminou.

Deixou, no entanto, uma porta aberta: uma conversa com Diamantino.

Já sabemos qual é o assunto:

Querem que eu me candidate?

Que benefícios patrimoniais me dão?

É o Presidente da Junta.









luís o mágico

Era um empresário de sucesso, envolvido nas energias renováveis, com o perfil certo para comandar os destinos de uma associação moribunda.

Ideias abundavam retiradas de um qualquer manual de “Como Ser Empresário Sem Estudar”.

Objectivo primordial: reunir em volta da associação todos os industriais e comerciantes da cidade, de forma a sufocar e deixar sem espaço de manobra a nova denominada ACAL.

Rosas foram distribuídas na companhia das tricanas, gentilmente cedidas pelo Tone Pereira que desta vez prescindiu do dele.

Um pólo no Parque Industrial de Laúndos foi inaugurado, lançando-se a primeira pedra, com o esforço braçal de Macedo Vieira, sempre pronto para inaugurações onde constem placas alusivas ao acto com o nome dele, porque é ele e não outro.

Esse, por sua vez, cometia mais um deslize a somar a tantos outros, como o falhanço do Garrett, o do Parque da Cidade, o do túnel da Avenida, o das pelamis "do grego serpente", o do centro histórico da Matriz e, por fim, o do Varzim.

Dá dó, alguém disse.


















quinta-feira, 9 de abril de 2009

6 de outubro de 2009

No âmbito da campanha sob o signo “BASTA”, Renato Matos, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, recebeu este fim-de-semana a visita do primeiro-ministro José Sócrates, o qual quis manifestar o seu total apoio ao empenho do partido em levar para a frente a difícil empreitada de destronar o poder PSD que tem sido vencedor nos últimos 20 anos.

Entre os que quiseram acompanhar a caravana socialista estava aquele que por muitos é considerado a “sombra” de Sócrates, tal o afinco com que segue todos os seus passos.



sou bonito



quarta-feira, 8 de abril de 2009

macedo vieira dá dó


Desde 2005 que o povoaonline tem feito um esforço enorme para abrir as mentalidades tacanhas desta cidade.

Por vezes, penso que inglório, porque os poveiros devem estar na cauda da Europa no que a QI diz respeito.

Outras vezes chega a ser hilariante a forma como eles fazem suas as ideias aqui expostas, por muito que alguns critiquem a forma como o blog é escrito.

Certo é que esta página se tornou numa referência de leitura na cidade. E não só.

A propósito desta introdução vem a situação do Varzim.

Com franqueza, o Varzim deveria ser um “Case Study” do mais idículo, hipócrita e estúpido que existe entre o ser humano.

Não bastaram as hilariantes crónicas do Tony Vieira sobre a situação interna do clube, não chegaram as inúmeras críticas que aqui foram lançadas, a maioria das quais com intuitos construtivos, muito embora a ironia prevalecesse.

De tudo fizeram “tábua rasa”. Pelo contrário, ainda andaram a correr as ruas à procura de Tony Vieira, como o fez Lopes de Castro.

Dá dó tecer críticas a esta Direcção. Honestamente. Já não sei se é pena que se deve ter ou simplesmente mandá-los para aquela parte mais feia e pura e simplesmente abandonar qualquer tipo de interesse pelo clube.

Só para o leitor ter uma pequena ideia do absurdo da situação, aconselhamos a leitura do post que foi escrito em Junho de 2005 AQUI transcrito por alguém como comentário num blog de dimensão nacional, como pode verificar AQUI.

Diga lá leitor: depois de ler o que escrevemos em 2005 o que acha que mudou entretanto?

Nós dizemos. Macedo Vieira, no jantar do 92º aniversário do clube, teve a tirada mais ridícula dos últimos 16 anos. Passamos a transcrever:

“Se for necessário reduzir o orçamento e tornar a equipa mais competitiva, o clube pode contar com o meu apoio e da Câmara Municipal”.

Este era o mesmo que há dois anos dizia que o Varzim poderia ser o Villa Real de Espanha.

Alguém mais avisado lhe terá dito:

Olha que isto num é Milão nem Tóquio.

E deu no que deu.

Fica a dúvida:

Que tipo de apoio do Macedo Vieira e da Câmara o Varzim precisa para reduzir o orçamento?

Isto assim é muito complicado.











terça-feira, 7 de abril de 2009

caso tone 2


De seu nome José Bruno Fernandes da Ponte Pedreira Reina, antigo funcionário da Varzim Lazer, esteve de baixa durante dois anos, período que aproveitou para acabar o curso, que tanta canseira lhe dava.


Findo o curso José Bruno dirigiu-se à Câmara Municipal e foi contratado como técnico superior da área de comunicação social, com a remuneração mensal ilíquida de 1. 070, 89€.


Manifestamente este poderá ser considerado o “Caso Tone 2”.


Contactado pelo povoaonline para um esclarecimento sobre este assunto, Macedo Vieira logo respondeu que de nada sabia, até porque estava ausente no Brasil a beber umas caipirinhas e a dançar um sambinha, remetendo toda a responsabilidade para o seu vice, Aires Pereira.


E reparem só quem assina o Aviso: a mulher do George Milk, também conhecido por ser o famigerado Advogado da Califórnia.








segunda-feira, 6 de abril de 2009

chicken josé


O alegado autor do blogue "Chicken Charles - O Anti-Herói" foi absolvido, nesta quinta-feira, pelo Tribunal da Covilhã, por falta de provas. David Duarte, sobre quem pendia o crime de difamação, num processo judicial movido por Presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, referiu após a Leitura da Sentença que "foi feita justiça" e que "não esperava outra decisão que não esta". Leia tudo AQUI.

É como eu.

Eu não tenho culpa que exista a "www", o Google e o blogger.

Eles são os responsáveis pela existência do povoaonline. A essas empresas devem ser pedidas responsabilidades.

Eu nunca fiz publicidade, nunca coloquei anúncios em jornais e revistas.

Quem vai lá ler, vai porque gosta.

Quem divulgou o blog é que é o responsável pela sua popularidade e eu nunca o divulguei.

A responsabilidade pela divulgação do que lá se escreve deve ser pedida a todos os poveiros leitores.

Não sou eu quem escreve o povoaonline, nem me identifico com o que lá se escreve.

O povoaonline existe porque os jornais são fracos, porque os políticos são medíocres, porque os cidadãos são uns reles acomodados.

Eu nunca disse que o Sargenor era o Macedo Vieira. Ele é que pensa isso e, portanto, a responsabilidade é dele. Não minha.

O Buenos não tem nada a ver com o Aires Pereira. Isso foi uma criação da mente distorcida dele. Do Buenos.

Eu nunca disse que Diamantino era careca. Isso já ele sabe.

O Salmonela existe, porque as salmonelas existem no mar da Póvoa.

O Legionella existe, porque apareceram legionellas na Varzim Lazer.

Roubaram e roubam, à desgarrada, na Associação Comercial e agora a culpa é minha?

Roubaram e roubam, até não poder mais, na Beneficiente e a culpa é minha?

Roubaram e roubam na Santa Casa, tanto que o Relatório e Contas de 2007 apresentou um resultado negativo de 75 000 Euros. Eu sou o culpado pela gestão danosa da Santa Casa?

Fazem riqueza pessoal à custa dos velhinhos e eu sou o culpado?

O Varzim está à beira da falência e eu sou o culpado?

O CDP anda a reboque da desgraça financeira do Varzim e eu sou o culpado?

Os autarcas no poder acumularam uma fortuna incalculável e a culpa é minha?

O povoaonline existe porque os leitores se identificam com o que lá se escreve.

Porque o que lá se escreve é extremamente credível e é credível porque as informações vêm deles próprios, dos que lá são referidos.

Porque eles gostam de falar do que fazem.

Todo o corrupto gosta de se gabar da riqueza acumulada e dos actos cometidos no exercício da corrupção.

O nosso problema é que não temos investigação à altura.

Sou um cidadão honrado, amigo de Macedo Vieira e Aires Pereira. Digo "bom dia" e "boa tarde". São o meu Presidente e o meu vice-Presidente há 16 e 20 anos respectivamente. Tenho que respeitar isso.

Para mim quem escreve o povoaonline é o advogado da Califórnia, o George Milk.









sexta-feira, 3 de abril de 2009

vem aí o garrett!


O Cine-teatro Garrett será, muito provavelmente, a face mais visível da azáfama deste poder autárquico "bolorento" em apresentar obras por volta do S. Pedro de 2009, altura próxima das eleições autárquicas marcadas para esse ano.

Depois de várias promessas que se revelaram um autêntico “gozo” à maior das paciências dos poveiros, parece que o espaço vai para a frente.

De recordar que no Folha Municipal de Maio de 2005 já era prometido o Garrett.

De repente apareceu a Praça do Almada e depois a recuperação do Museu, com uma história ainda por contar.

Neste Garrett, que já é motivo de chacota entre os poveiros, há uma empresa que já lá meteu as unhas: a MSS.

A MSS, como o leitor deve saber, patrocina a equipa de ciclismo da Póvoa de Varzim, cuja existência corpórea é de colocar em causa.

O ciclismo apenas ostenta o nome da cidade, mas no fundo nem a cidade contribui para a equipa, até porque raramente a vê, nem eles a tornam mais popular.

Dirá o leitor: mas a Câmara está a patrocinar a equipa.

Como pode o dinheiro sair da Câmara se no jornal “Público” de 9 de Abril corrente, esta vai contrair um empréstimo de dois milhões e cem mil euros apenas para pôr em dia as dívidas com os fornecedores?

Isto representa a falência da autarquia.

O que a Câmara está a fazer é adjudicar obras à empresa que patrocina a equipa de ciclismo. Isso é que todos sabemos.

Foi o caso da recuperação do Museu Municipal, adjudicado à MSS.

A questão que fica no ar é apenas esta: será a MSS a empresa que vai proceder às obras de recuperação do Garrett?

Esta é uma questão que obterá resposta hoje, dia em que se vai proceder à abertura de propostas, com o valor base da empreitada de 5,4 milhões de euros.

Vamos ver quem ganha e por que preço.

Atentos poveiros!









quinta-feira, 2 de abril de 2009

o folha municipal está no ar sr. ouvintes!


A FELICIDADE É UM BEM SUPREMO

Quero dizer aos poveiros que a nossa vida de autarcas empenhados no bem-estar do povo sofreu sérios revezes ao longo deste dois anos.Tudo porque um senhor se lembrou de criar dificuldades ao nosso trabalho, trabalho esse que tem sido sufragado pelo nosso povo amigo que nas urnas, e aí é que interessa, tem depositado o seu voto na confiança, na mudança, na continuidade e na cidade.

É caso para afirmar com veemência: na Póvoa de Varzim só não é feliz quem não quer.Por isso, estamos felizes poveiros. Esse senhor foi-se embora. Abandonou. Fugiu. Fingiu.

Fingiu Buenos? Num percebi.

Tino. Tu conheces-me Tino. Por amor de Deus!

Deja vu.

Ei, essa frase é minha.

Tua não. É do Menezes, se faxavor.

Parece que vai haver aqui pancadaria da grossa. Deus me livre que já estou a arregaçar as mangas.

Calma Buenos, calma. Estamos em dia de comemorações.

O quê Florbela? Já estamos no S. Pedro?

Não. É só aquele senhor que foi embora.

Por amor de Deus! É isso tudo Florbela amiga. Hoje estou feliz.

Salmonela liga aí prá minha mulher queuquero falar cum ela.

Triiim Triiim!

Está tichinha?

Oh Arnaldo meu amor!

Arnaldo?!?!?!

Ai! Pensei que era o Arnaldo, o canalizador.




Que foi pra estares a cantar?

Foi ele.

Ele quem?

Depois conto-te. Tchau mor!

Tchau Ar...mor.

Legionela, meu, liga-me aí ó Tone.


Triiim! Triiim!


Tone amigo, o povo está contigo.

Ámen!

Deus me livre, estás na missa?

Não. Estou aqui em Chaves a prestar assessoria à Câmara.

Por amor de Deus! Buena, buena malha!

Deja vu.

Deja vu?

Sim.

Olha! Inda tensze o champanhão da nossa festa?

Táli guardado e nem tenho córaje para ulhar pra ele.

Anima-te Tone, anima-te amigo. Aquele senhor foi-se imbora.

Num me lodigas!

É o que telodigo.

Antão já posso vultar prá Câmara?

Podes, podes, mas por amor de Deus. Quando quiseres dar aqui uma perninha, dás. Isto é teu, meu, do Sargenor, nosso e do povo. Deus me livre.

Antão prontos. Segunda-feira.

Num venhas muito cedo.

Este carago inda aparece aqui às oito horas e despois quer horas estrórdinárias.


CALDEIRADA GANHOU E CONGANHOU


Oh Buenos num é ganhou e conganhou, é venceu e convenceu.

Por amor de Deus. Poveiros amigos: isto está a correr mal hoje. E ainda num descobri porquê.

O nosso amigo Caldeirada ganhou as eleições para o C.D.P. com larga vantagem sobre o seu adversário directo, esse campeão das associações e Director do Mensageiro de S. José, Carlos Padre Mateus.

Foi uma vitória suada, ein Caldeirada?

Foi uma vitória da continuidade, eu diria.

Então vais continuar?

Vou continuar.

Temos aqui as imagens da recepção do nosso Sargenor ao Caldeirada, logo após a sua vitória histórica.

É. O Sr. Sargenor achou que me devia atribuir uma medalha e mais uns pozinhos para eu continuar o meu trabalho de continuidade.

Deja vu, deja vu. Deus me livre. Vais ficar rico. Se ele te der só uns pozinhos já te podes divorciar.

Vamos antão ver as fotos:

desportivo


desportivo


desportivo


desportivo


desportivo


desportivo





LIPOR EM ALTA


lipor





A Lipor liderada pelo nosso Presidente Sargenor está a fazer um trabalho notável no âmbito da reciclagem de resíduos sólidos urbanos, estando já ao nível das melhores cidades da Europa, como Milão ou Tóquio. Deus me livre!


Atchin! Isto num é Milão nem Tóquio Buenos.


Deja vu, deja vu. Que me tensze a dizer sobre a Lipor Sargenor?


E antão vou dizer aqui e agora?


Antão queres dizer onde?


Faziasze-me um telefonema e eu dava a entender que fui apanhado desprevenido, e lia no papel as contas.


Faço já aqui o telefonema.


Aqui? Aqui vais-te confundir todo. É melhor eu ir para outra sala e telefonas pra lá.


Vai prá sala do Armindoutor.


Do Armindoutor? Às tantes o home inda está lá cuas calças na mão a ver a enternet.


Pois é, pois é. Deja vu, deja vu.


Vai para o Salão Pobre.




Triiim Triiim!




Dr. Sargenor?


É o próprio.


Aqui é para o Folha Municipal.


Pra onde?


Oh que carago! O home houve mal.


O Folha Municipal.


Ah, sei sei.


Onde estás?


Estou aqui ma Praça 5 de Outubro.


Unde é isso?


É na Praça 5 de Outubro.


Estás longe antão?


Não. Tou pertinho. Inté te ouço.


Antão que tens a dizer sobre a reciclagem da Lipor?


A Lipor, hum, que sou eu, encaminhou para reciclagem 17.422 toneladas de vidro, hum, o que permitiu poupar mais de 2,6 milhões de litros de petróleo, hum. E isto num é nada!


Com o encaminhamento de 18.953 toneladas de papel e cartão para a reciclagem a Lipor evitou o abate de cerca de 331 mil árvores, hum. O objectivo é reciclar cada vez mais, hum, para conseguir atingir as metas previstas pela União Europeia para 2011, hum, sendo que relativamente à reciclagem de vidro esse patamar já foi, inclusive, ultrapassado, hum. E mais nada.


Espectacular. Num é Legionela?


Eu fazia melhor. Tenho outra embalagem.


Sargenor, Sargenor. Estás-me a ouvir? Um dois esperiência!


Estou-te a ouvir perfeitamente.


Diz aqui o Legionela que tem mais embalagem do que tu para a Lipor.


É porque gasta mais. Ele que traga as embalagens dele ca gente reciclica.


Legionela ouvis-tes? Levas a tua embalagem para reciclicar.




PSD DA PÓVOA APOSTA NA CONTINUIDADE

circo





Cerca de 1 000 militantes votaram na recondução de Tino à frente dos destinos do nosso partido a nível local.De recordar que Tino já tem um imenso historial no nosso partido, ele que abandonou o ensino zangado com a actual ministra da educação.


Deus me livre, é feia ela, num é Tino?


Deja vu, deja vu, Buenos.


Explica-me lá Tino: como é que os jornais disseram que só 99 dos 277 militantes compareceram? Só temos 277 militantes? É isso que tu me queres dizer?


Isso é boicote da Catarina Peste Ana. Temos mil sim senhora! Só que muitos foram pra Fátima, outros foram para o Algarve, outros foram para um casamento que havia e prontos.


Vou ter que dar um apertão nessa gaija.


Dá dois.Quem disse isso?


Foi eu. Eh eh ehah aha hah ahnaha!


Por amor de Deus, oh Armindoutor num andes aqui cuas calças na mão pá. Parece mal. Deus me livre.




EMPREGO AUMENTA NO CONCELHO


sumavielle





A Póvoa de Varzim tem sido um dos concelhos que tem contrariado a média nacional deste Governo do Só, que nem quero dizer o resto do nome, pá.


Com efeito, a Some-te Fiel, uma das grandes empresas do concelho, talvez uma das maiores da Europa e de Portugal também, acabou de dar emprego a 110 trabalhadoras, que se encontravam desesperadas à procura do primeiro emprego.


Foi bonito Buenos.


Foi, num foi Tino?


Digo-te mais: algumas delas foi a primeira vez que trabalharam na vida. Ainda viviam à custa do tempo das vacas gordas que o nosso camarada Cavaco Silva deixou de herança.


Ámen!




SILVA GARCIA FOI CONDENADO


silva garcia





Como já tínhamos visto, ouvisto e previsto Silva Garcia foi condenado por me chamar a mim, e ao Sargenor idiotas. Isso num se chama a ninguém.


Oh Buenos, mas ele foi absolvido.


Isso foi o que os jornais disseram, mas os jornais estão comprados pelo PS.


Nós recorremos e por isso ele foi condenado. Se nós recorremos é porque temos razão, senão não recorríamos, num é Tino?


Deja vu, deja vu!


Deja vu pra ti também.




CÂMARA APOSTA NA FORMAÇÃO DOS NOSSOS JOVENS




Parece mentira, mas é verdade. A Câmara da Póvoa está a apostar a todo o gás na formação dos nossos jovens e, para isso, atribuiu mais 25 000 Euros às associações de Rates e de Balasar, para as mesmas investirem na formação da sua juventude, num total de 50 000 Euros que muita ginástica financeira obrigou a autarquia a fazer. E já há frutos. Por incrível que pareça há. Vê-se com os tarrotes. Todos aqueles miúdos vêem das camadas jovens do Rates e do Balasar, onde o esforço do Washing tem dado que falar.


Do quê Buenos?


Do Washing.


Esse Washing num existe.


Olha, Florbela, se num existisse devia existir, porque é para isso que ele é pago. Antão aquele do Porto num é filho dele. Ele agora esconde-se ou quê?


Veja as minhas fotos, caro poveiro amigo.

contrato



contrato



contrato



contrato



contrato







PÓVOA DE VARZIM APOSTA NO KARATE



delilah gonçalves




O Karate é uma aposta ganha da autarquia e isso vê-se com o desempenho desta miúda, a Delilah Gonçalves, que em representação do Ginásio Clube Vilacondense conquistou o cinturão negro de karate, com fortes elogios do júri, do qual eu fazia parte.



A Póvoa de Varzim está de parabéns, principalmente eu, que muito tenho feito pelo desporto local.



Oh Tino pá estou a cá a pensar mandar um pacote de massa a esta miúda. Ela parece que passa a fome. Coitadinha.



Manda-lhe um pacote de esparguete. É melhor.



Por amor de Deus! Achas? Esparguete de qual? Da Milaneza?



Não. Manda-lhe da MSS.



Da MSS? E eles têm esparguete?



Têm do especial. Daquele só para alguns.



Coitada da miudinha pá!



Prontos poveiros, foi com este misto de tristeza e revolta que damos por terminado este Folha Municipal de Março de 2008.



Até ao mês que vem, se Deus quiser.



E o mundo também.



Essa foi boa Tino. Eh eh eh!






Por Buenos



buenos






Assessorado para esta ocasião especial por Legionela, cujo silêncio é sempre de admirar. Deja vu, deja vu!

































legionella

quarta-feira, 1 de abril de 2009

macedo vieira é candidato


Macedo Vieira apresentou Sábado à noite a equipa com que pretende obter a maior vitória de sempre em eleições autárquicas até agora realizadas, o que acontecerá em 2009.

Foi em ambiente de festa que Macedo Vieira anunciou aos militantes que é sua pretensão terminar a obra feita, como é o caso do Parque da Cidade, o Cine-Teatro Garrett, e a ETAR há muito reivindicada pelo autarca, mas nunca conseguida muito por culpa dos políticos do poder central que só pensam em Lisboa e Porto.

O evento contou com a presença do líder da Distrital do Porto, Marco António Costa, o qual lançou sérias críticas ao Governo de Sócrates, e de Luís Filipe Menezes que aproveitou a ocasião para caracterizar Macedo Vieira como um modelo de autarca a ser seguido pelas gerações vindouras.

Da nova equipa fazem parte Caldeira Figueiredo, que já anunciou a pretensão de continuar à frente dos destinos do Clube Desportivo da Póvoa, em cúmulo com a função de vereador, e Lopes de Castro, Presidente do Varzim Sport Clube, o qual manifestou o mesmo interesse, em consonância com Caldeira.

As novidades são as entradas de Alfredo Costa para sétimo da lista e do filho de Macedo Vieira para oitavo, cuja carreira nos Unidos ao Varzim chamou a atenção do pai, o qual tem conduzido a sua actividade no sentido da captação de novos talentos para a autarquia. Recorde-se que Alfredo Costa é um nome sobejamente conhecido da literatura e do desporto poveiros, bem como um cidadão empenhado no associativismo, onde deixou muito do seu tempo gratuitamente.

Por tudo isto foi sem admiração que a Direcção do Varzim o presenteou com o prémio "Lobo do Mar".

Estão de saída Legionella e Salmonela.









fim do blog


A falta de tempo e a desilusão de ver textos apagados da internet, fazendo relembrar a censura fascista do lápis azul, levou-me a tomar a decisão de terminar com o blog. Este e qualquer outro. É o fim da minha participação no blogger.
Não quero mais saber de política, de corrupção, de compadrio, de nepotismo, de desvio de verbas, de enriquecimento ilícito, de perseguições a oposicionistas.
Não me interessa saber se a praia tem salmonelas, se as piscinas legionellas, se o Macedo Vieira inaugura algo que não vai avante, se promete aquilo que nunca vai existir, se faz obras que ficam a apodrecer por não terem qualquer utilidade e não consegue concretizar outras importantes para a cidade.
Nada disso me interessa.
Vou deixar de ler os jornais, deixar de ouvir as rádios, parar com a leitura de e-mail’s, de informações vindas de A, B ou C.
Já não estou ansioso para saber em que dia é as eleições autárquicas, quem são os candidatos, se Macedo vai ou não vai, se Diamantino vem ou não vem, se Aires quer ou não quer, se Afonso está mais gordo ou não, se a Andreia está grávida outra vez ou não, e o Rocha vai andar a distribuir panfletos sozinho e conseguir com isso 700 votos, se o CDS vai atirar com o Fat Boy Serrano às feras, se a CDU vai assinar um pacto secreto para manter o povo sereno, mas sempre, sempre ao lado dele.
Nem tão pouco estou interessado em saber se o Renato tem unhas para ganhar a eleição, se dentro do partido dele todos vão remar para o mesmo lado, se o Sócrates vem cá apoiar a eleição e o Macedo vai ser novamente a sombra dele.

Tempo de mudança.

Saudade para os leitores assíduos desde a primeira hora, cumprimentos para aqueles que vieram depois e ficaram, abraços para aqueles que se riem, que se incomodam, que se irritam.

saudade