quarta-feira, 19 de novembro de 2008

coitado de quem é velhinho!


É do mais intrigante que existe a forma como o actual Presidente da Junta da Póvoa de Varzim se tem conseguido manter à frente do orgão autárquico.

De tasca em tasca, de garrafão de vinho em garrafão de vinho, de patanisca de bacalhau em patanisca de bacalhau, ele lá vai levando a água ao seu moinho.

Dizem alguns que é a forma popular de ser que o elege, outros dizem que onde põe a boca engole, pelo que o torna algo popular entre os bairros, apesar da despesa que origina em alguns lares.

É difícil recordar algum feito que o notabilize na qualidade de Presidente da Junta, a não ser quando vem o mês de Novembro e o de si famoso São Martinho, das castanhas e do vinho, evento que o catapulta para a ribalta dos medíocres jornais locais.

Nessa data é a pessoa mais famosa da cidade. Mais do que o Zé, que se encolhe todo e manda um vereador em representação.

E a explicação é simples, tão simples que até incomoda perder tempo a descrevê-la:

O danado oferece um repasto aos velhinhos do concelho, a que chama “São Martinho do Idoso”.

Dentre as dezenas ou centenas de “São Martinho do Idoso” que existem por esse país fora, invariavelmente o objectivo é o mesmo: enganar os velhinhos, fazendo-os crer que aqueles que promovem estas iniciativas se preocupam com as dificuldades que enfrentam nos penosos últimos tempos de vida.

Se o referido já perdeu a vergonha há muito tempo, é de admirar que o “smile” da Póvoa se proponha representar a Câmara da cidade no evento, sempre com aquele sorriso de encomenda, o mesmo que aplica no lançamento de um livro, no dia dos escuteiros ou em qualquer conferência caída no anonimato.

Neste último São Martinho sacudiu a água do capote, com a maior das desvergonhas:

“Esta é uma forma de agradecer e lembrar aqueles que, com seu esforço e dedicação, fizeram da Póvoa aquilo que é hoje”.


Para além de constituir uma ofensa ao esforço esforçado do Dr. Macedo Vieira, como autarca, é antes de mais um "lançar de culpas", pelo caos em que se encontra a cidade, para o cidadão anónimo, ainda por cima em idade de não se poder defender.

Custa ser velhinho!











1 comentário:

Anónimo disse...

e o ze maio quer ir pra la pra uns taxos e gamar uns contos pra lapa.
ou será imaginação minha?
aproveitem que o vosso pai vai pra politica pra pararem com o blog pá