quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ministério público da póvoa de varzim capturado?

O professor Saldanha Sanches afirmou, em entrevista à revista “Visão”, sobre o tema “captura do Ministério Público pelo Poder Autárquico”, o seguinte:

«Há ali [na província] uma relação de amizade e de cumplicidade, no aspecto bom e mau do termo, que põe em causa a independência judicial».

Ver IOL.

Claro. O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) veio logo a público considerar «gravíssimas» as declarações de Saldanha Sanches e pedir a intervenção do Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro.

Até hoje não se viu qualquer resultado, nem num sentido nem noutro, ou seja, nem o professor foi objecto de qualquer processo, nem Pinto Monteiro foi averiguar o que se passava com o órgão que tutela.

Pois aqui, na Póvoa de Varzim, existem fortes indícios da referida “captura”.

As magistradas do Ministério Público estão, na sua maioria, há mais de 10 anos a trabalhar no Tribunal.

As decisões em inquéritos crime que envolvem o Presidente da Câmara e vereadores por um lado, e a oposição por outro, são no mínimo insólitas.

Veja-se o “Caso Dourado” que foi arquivado no final do inquérito, sem que o Macedo Vieira e o Diamantino tenham ido a julgamento.

Veja-se o “Caso Idiota” que levou à acusação do principal vereador da oposição, Silva Garcia.

E, por fim, veja-se o “Caso Ilídio Pereira” que terminou também em acusação contra um deputado da Assembleia Municipal.

Insólito foi o resultado final dos 3 processos:

No “Caso Dourado” vereador e funcionário foram condenados pela prática do crime de abuso de poder, e nos outros dois ambos os cidadãos foram absolvidos dos crimes de que vinham acusados.

No entanto, na minha perspectiva pessoal, o caso mais grave dá-se com o encerramento do blogue povoaoffline.

Como todos sabem, o blogue teve o seu início no final de Junho, após o encerramento do povoaonline devido a uma Providência Cautelar interposta pelo Macedo e pelo Aires.

Agora analisemos o documento que justifica perante a Google o encerramento do povoaoffline:




Já não é de admirar que a Google encerre um blogue. A empresa deve ter um sistema automático de resposta, desde que a solicitação venha de um Tribunal, seja ele qual for.

O que é de admirar é a leviandade com que um juiz toma essa decisão.

Reparem que a data do documento é 16 de Setembro de 2008.

Tendo em atenção a demora a que qualquer processo judicial está sujeito, tal significa que este, contra o povoaoffline, terá entrado na secretaria do Ministério Público cerca de dois meses antes, tendo em conta que Agosto é o mês de férias judiciais.

O que me leva a concluir que Macedo Vieira terá intentado novo processo, apenas pelo facto de ter sido aberto o blogue, independentemente do seu conteúdo, e que o Ministério Público suportou o que lá estava escrito, abrindo o inquérito, e a juiz de instrução deu continuidade ao assinar a missiva dirigida à Google.

Outra curiosidade é o facto de na qualidade de denunciado não figurar qualquer cidadão, o que torna ainda mais estranho o comportamento do Ministério Público.

Quais são os factos indiciadores da prática de crime?

Que texto do blogue povoaoffline ofendeu o Presidente da Câmara?

Ninguém sabe.

Capturaram o Ministério Público da Póvoa de Varzim?

Denunciamos isso a quem?























6 comentários:

Anónimo disse...

É Muito Grave.
Ha queixas crime que estão há meses no Ministério Público paradas e esta só porque foi posta pelo presidente da CM foi logo resolvida. (e mal resolvida como se vê)
Deve haver queixa para o Conselho Superior de Magistratura.

Anónimo disse...

Não quero acreditar que a Meritíssima cometesse tão grande lapso(segundo o texto,tomar uma decisão sem se conhecerem as causas). Deve estar a correr o devido processo. Será que falta uma página anexa àquela que nos é mostrada?

Anónimo disse...

O que publiquei foi o que a Google me enviou. Se houvesse mais folhas concerteza as receberia.

De qualquer forma, o Tribunal teria de justificar perante a Google as razões do pedido de remoção.

Isto tudo é uma grande anedota.

Ninguém pode remover uma página da internet. Podem exigir responsabilidades sobre quem escreve.

Para além de que se foi Macedo Vieira que interpôs o processo, porque não o diz publicamente?

Não estará a comportar-se de forma cobarde?

Anónimo disse...

O que tu gostavas era que também o Macedo viesse falar do teu blog. Para ver se ele começava a valorizar um bocadinho mais. Se o tribunal decretou o encerramento do blog, é porque isso é uma prática possível. Quem és tu para dizer o que está ou não correcto? Pensas que a tua treta também influencia os tribunais e os juízes!?!?!? Era o que faltava, não?
Até agora as únicas pessoas que vi falarem do teu blog são aqueles que andam à procura de entertenimento para enfiar dentro das cabeças dos portugueses, e os sensacionalistas. É obvio que o encerramento de um blog pela primeira vez em Portugal, é motivo de notícia nos telejornais, mas é motivo por isso, só. Não é motivo pelo conteúdo daquilo que decides publicar.
Já estava na altura era do Google te denunciar de uma vez por todas. Da mesma maneira que se denunciam os pedofilos e aqueles que disponibilizam musica on-line. Mas não deve tardar. E eu cá estarei para me rir de ti quando isso acontecer.

Anónimo disse...

O encerramento de um blogue não é motivo de notícia. O motivo de notícia é o seu autor abrir outro, de imediato.

Isso é que foi notícia. E isso é que doeu ao teu chefe.

Olha a figurinha que ele fez.Eh eh eh!

Quanto à publicidade não te precipites, porque o que vem devagar vem mais forte.

Ou pensas que passou despercebido?

Quanto às comparações, deixo uma para ti:

Acompanha as notícias da Rede Record esta semana, às 23h15m, e atenta na forma como se lava dinheiro em bombas de gasolina.

Eh eh eh!

Anónimo disse...

Amigo, isso por aí é complicado, parece que anda tudo a comer da mesma gamela, se não não se percebe porque é que tem tantos "inimigos".
Ponha-se a pau, porque essa gente se é capaz de controlar o ministerio publico tambem arranjam quem o entale a si.
Muita saude e perseverança porque eles "andem aí"!

O Tripeiro
PS: A sua/nossa causa está a ser devidamente publicitada aqui pela invicta.
Um abraço