quinta-feira, 18 de junho de 2009

curtas do pinguinhas (9)


Revoltou-me ver aquelas miúdas dormir mal por causa dos exames. Preocupadas com as notas, em saber se vai sair Fernando Pessoa ou não. No meu tempo eu queria era jogar à bola, apanhar grilos e comer amoras. Esta juventude está perdida. São grandes, mas são uns garnizés.
A culpa é dos pais que massacram os miúdos com a pressão das notas. A juventude é para ser vivida intensamente. Em vez de conversarem com os miúdos, aperceberem-se das suas angústias, problemas, ambições e frustrações, os pais colocam-nos em centros de estudo para lhes retirar a pouca alegria que ainda evidenciam. Coitados. Vivem horas e horas sob a batuta dos professores que nem sequer confessam a mediocridade por os verem a ter aulas extra.

Já não há melrinhos!

Ando com uma vontade de partir as bentas a esse Quim Pirata! Mas fica para a semana compadres.

1- Jorge Machado Luta ao lado dos Pescadores e dos Agricultores. Eia! É um lutador esse moço e um corredor também. Ainda outro dia o vi no Bairro Sul. Confusão com uns gajos e Machado logo à porrada ao lado dos pescadores. No dia seguinte, em Beiriz, meia dúzia de garulas meteram-se com uns compadres e Machado vira porrada ao lado dos agricultores. É um herói.

2- Poveiros Mostraram um Cartão Laranja ao Governo. Eia! Foi o meu compadre Aires que deu o cartão. Os poveiros só tinham o amarelo e o vermelho, mas o meu compadre Aires lembrou-se do laranja e acertou em cheio, porque era um cheiro a sumo que não se podia de felicidade.

3- São Pedro Volta à Cidade. Eia! Nunca devia ter saído da cidade o S. Pedro e mais: quem o levou devia ser escorraçado daqui para fora. E com o São Pedro volta também o meu compadre e amigo Macedo Vieira para mais uma candidatura de criar bicho. Força compadre! Os poveiros desejam-te. Salvo seja.

4- Malafaia Espera que o Telefone Toque. Eia! Este Malafaia tem ar de cantor e de discos pedidos e “Quando o Telefone Toca” e coisas assim. Mas a tournée do rapaz foi roubada pelo Lopinhos que se mandou para o Brasil. O telefone até hoje não tocou. Tens que gravar outro disco Malafaia.

Tenho aqui a box que o Quim Pirata me vendeu meia avariada. Nem durmo de noite a ver só bocadinhos.














5 comentários:

A. Pedro Ribeiro disse...

Na parte da juventude e dos exames dou-te inteira razão.

Anónimo disse...

apedroribeiro tem tanta massa na barriga como no traseiro:)

A. Pedro Ribeiro disse...

ah, ah, ah....

Anónimo disse...

Esse Jorge Machado não era o que andava pela Aguçadoura a ver o Areal a desaparecer? e não via na frente dos olhos dele desaparecer o Areal da Póvoa? Ele é Doutor e também vota.

Anónimo disse...

Lopinhos o Brasileiro. O dinheiro do Estádio vai dando para tudo. Mas cheira-me que está a acabar.