terça-feira, 26 de maio de 2009

obrigado! obrigado! obrigado! obrigado! obrigado!


Honestamente pensei que o meu rádio estava avariado quando por volta das 20 horas o sintonizei na Rádio Onda Viva. Obrigado, obrigado… …, repetiam as vozes.

É a única rubrica por que sintonizo a Rádio Onda Viva, tal como a Rádio Mar, em si mesmas tipicamente rádios locais, não só pelo amadorismo dos que aí laboram, mas também pela insuficiente qualidade.

Nestes dois aspectos ambas se equivalem, sendo que em termos de jornalismo até considero superior a Rádio Mar, tendo em conta que os seus colaboradores são basicamente os mesmos que editam o jornal Póvoa Semanário, o que não deixa de ser relevante.

Verifiquei posteriormente que afinal a expressão estava a ser utilizada porque a própria rádio teria encomendado uma sondagem que lhe daria 38,1% de audiência, bastante superior à outra local, e deixando para trás as nacionais como a Rádio Renascença com 14,6% e a RFM com 10,8%.

Para além da despesa com este estudo, questiono-me sobre o interesse que teria uma rádio em encomendar uma sondagem que não lhe desse a vitória.

Basicamente: se a Rádio Mar fizesse o mesmo e o resultado fosse a vitória da Onda Viva será que publicaria os resultados?

No fundo, ambas são o retrato da pobreza de informação que existe na Póvoa de Varzim, que se tem agravado desde que Macedo Vieira tomou conta do poder há 16 anos.

São ambas péssimas, mas em termos de site prefiro largamente o da Rádio Mar ao da Onda Viva.

A ideia de colocar os noticiários online é no mínimo brilhante.






9 comentários:

Anónimo disse...

Ambas as rádios são chefiadas por pessoas desadequadas para o cargo que ocupam: A Catarina, por não ser dotada de especial inteligência, e o Octávio, por não ser jornalista mas sim economista.

Anónimo disse...

Há engano na informação que estás a dar (talvez seja de propósito, não percebi); as percentagens não estão correctas

Anónimo disse...

A culpa não é tua, está no site da rádio; mas as percentagens não estão correctas. E mais não digo...

póvoa de varzim online disse...

Tem pouco interesse as percentagens. Não? Pelo menos é esse o objectivo do post, se me faço entender.

Anónimo disse...

A Catarina já não faz parte da rádio Mar há imenso tempo. Diz que vendeu ao Giesteira para pagar dívidas.
Agora, goza a baixa após a cirurgia a que foi submetida (refuiando-se dos credores), e dá uns toques no povoa semanario off-line.

Anónimo disse...

Num curtes a Rádio Mar, Tony?!

Anónimo disse...

não concordo contigo tony. As rádios têm boa informação e muito mais. Ao contrário de ti gosto mais da rádio onda viva mas também escuto a radio mar. Os jornalistas da mar nada têm a ver com o semanário. Quem dera aos do jornal, pois não tinham salários em atraso, porque o giesteira como deixou na rádio, nos cantores de amorim e no monte de laundos , também lhes dava.

Anónimo disse...

achar que a informação na Póvoa está pior do que há 16 anos é de bradar aos céus... tony tens que ir aos arquivos para comparares; não acredito que te tenha desaparecido o que te resta de mamória

póvoa de varzim online disse...

"No fundo, ambas são o retrato da pobreza de informação que existe na Póvoa de Varzim, que se tem agravado desde que Macedo Vieira tomou conta do poder há 16 anos."

Esta frase é bem diferente da que tu escreves.

Pobreza de informação sempre houve. Esperar-se-ia que com o decorrer dos anos as coisas melhorassem, quer na qualidade, quer na independência dos meios de comunicação.

Isso não se verifica. Estou sempre certo.