terça-feira, 30 de junho de 2009

violência no s. pedro


Noitada de S. Pedro na Póvoa de Varzim ensombrada por cenas de pancadaria entre jovens embriagados que se juntam aos magotes no Largo Caetano de Oliveira, onde a Câmara Municipal liderada por Macedo Vieira desde há anos tem incentivado os tipos que dizem que representam o Bairro Norte a organizar autênticas “raves” a céu aberto, onde a droga se mistura com o álcool.

De facto, por volta das 6 horas da manhã vários grupos envolveram-se em cenas de pancadaria que nem a intervenção da PSP conseguiu terminar, porque pelos vistos só lá se deslocou para pôr fim ao barulho auditivo vindo das colunas de som que já perto das 7 da manhã ainda debitavam decibéis difíceis de suportar.

Esta lógica de comportamento nascida e impulsionada na era Macedo Vieira não tem prestigiado minimamente a festa de todos os poveiros e ainda traz como consequência o fim da festa de bairro, a verdadeira e típica.











para macedo vieira


Livro para os Presidentes de Junta oferecerem ao Macedo Vieira no seu próximo aniversário.
 
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 29 de junho de 2009

duas vezes s. pedro




Macedo Vieira vai anunciar a sua candidatura Sábado, dia 4 de Julho, apenas porque eu coloquei uma contagem decrescente com fim em 28 de Junho.


Já não há S. Pedro como antigamente.

Entretanto, já está em contagem decrescente o fim da minha participação na blogosfera que coincidirá com a sexta-feira anterior às eleições autárquicas agendadas para 11 de Outubro.

Força Renato!


domingo, 28 de junho de 2009

bloco perdido


Com a candidatura à Câmara Municipal de João Ferreira em representação do Bloco de Esquerda é a beleza da utopia que se perde.











sábado, 27 de junho de 2009

the gants "i wonder"


This Greenwood/Massachusetts band was best known for their classic Beatlesque "I Wonder" which was compiled a few times but strangely never released as a 7-inch.

The Gants - I Wonder
Found at skreemr.com





































sexta-feira, 26 de junho de 2009

mário de almeida é candidato




Foi em ambiente de grande emoção e comoção que Mário de Almeida, o Presidente da Câmara de Vila do Conde há 28 anos, anunciou a sua intenção de permanecer por mais 4 assim perfazendo 32 e tornando-se um novo record português do Guiness Book.

Apesar da inveja que esse facto causou em Macedo Vieira que nunca, por lei, poderá atingir esse desiderato, foi com desportivismo que lhe enviou cumprimentos e muito sucesso na campanha, não sem antes pedir a Mário que lhe desejasse a ele também, porque é filho de Deus.

Combinado com os jornalistas presentes, Mário de Almeida foi especialmente fotografado no momento em que verteu algumas lágrimas por ver o numeroso público presente, facto que lhe causou alguma estranheza, no sentido em que pensava que o povo vila-condense estava de costas voltadas para o seu Presidente.

Quem não quis perder a oportunidade para mostrar solidariedade para com Mário de Almeida, no momento de tamanha emoção, foi um poveiro bem conhecido de todos os leitores deste blog que não necessita de apresentações.
























Pensavam que era o outro. Outra vez.




quinta-feira, 25 de junho de 2009

curtas do pinguinhas (10)




Chorei com o meu compadre Mário de Almeida quando o vi chorar na apresentação da candidatura do homem. Velho, careca, cada vez mais feio, mas amigo do amigo. Conheci-o no funeral dum amigo meu. Veio-me abraçar com as lágrimas nos olhos. Eu nem sabia que era ele. Que queres homem?

Os meus pêsames, disse ele.

Desde aí sou PSD na Póvoa e PS em Vila do Conde.

Ai não! Beriz fica próximo da Junqueira e eu e o Quim Pirata queremos vender umas boxes ligadas à antena da Vodafone, que eu instalei na freguesia, para o pessoal poder ver filmes estrangeiros. O povo gosta. Coitados! Tem tanto velhinho a babar-se e um homem tem de lhes dar alegrias.

Agora quero mandar um recadinho para o Quim Pirata:

Ó Quim, quando é que apareces pra arranjar a box. As gajas só falam em espanhol. Ladrão!


1- Tribunal Defere Loteamento “Para Cima da Via B”. Eia! E logo em cima. Então não podia ser ao lado? Felizmente o meu compadre Macedo Vieira já vai resolver o problema. Ele quando construiu a Via B já sabia que ia haver este problema, mas agora dá jeito fazer-se de vítima. Aprendeu comigo que estou sempre a chorar lá na freguesia.

2- PCP quer Helicópteros no Norte com Capacidade de Operar à Noite. Eia! O PCP está com uma pujança rapaz. Parece que eles mandaram vir uns médicos da Rússia que fazem operações dentro dos helicópteros, mas só à noite. Isso é bom, é muito bom.

3- Parque da Cidade: Um Espaço de Serenidade ao Serviço dos Poveiros. Eia! Aquilo não tem ninguém. Então não há-de ser sereno. Quem tirou as fotografias? Parecia o deserto. Compadre Aires, pá: cuidado com essas fotografias. Estragam tudo.

4- Lopes de Castro Pesca no Brasil. Eia! Monta aqui uma casa de meninas Lopinhos. Banhos e massagens para os jogadores e sócios cheios de reumatismo. Traz pescada da grossa. Não venhas para cá com marmota e chicharro langão.


Deixa-me ir ver se ele já chegou e traz novidades.









quarta-feira, 24 de junho de 2009

de que lado está macedo vieira?



É obrigação de Macedo Vieira, em próxima intervenção pública pronunciar-se sobre os acontecimentos ocorridos no Irão.
De que lado está Macedo Vieira?
Do lado dos que têm reprimido as manifestações de rua contra a arbitrariedade do poder religioso dos Ayatollah's?
Ou está do lado dos milhares de blogger”s, twitter”s, e youtube”s que, de forma anónima e com precários meios, têm passado para o mundo as ideias, as fotografias e os vídeos reveladores da repressão sangrenta no país árabe?
Os poveiros, bem como o país inteiro que assistiu à perseguição a um blogger português por parte de Macedo Vieira e do seu comparsa Aires Pereira, quer com processo civil para pedido de indeminização, quer com processo-crime intimidatório, querem saber de que lado está o Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim nesta questão do anonimato no Irão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

respostas mentirosas (2)



Macedo Vieira durante os seus longos 16 anos que leva como autarca enriqueceu e enriqueceu desmesuradamente.

A associação a João Gomes, proprietário do Restaurante Marinheiro, através da constituição da sociedade Mardebeiriz, Lda, deu-lhe proveitos económicos inimagináveis, atendendo à clássica forma de actuar: comprar terrenos a preços baixos, sitos em zona agrícola, e depois mediante alterações do PDM vendê-los 40, 50 100 vezes mais caros.

Diz quem sabe que ele só na conta do filho Gustavo, do extinto Banco Pinto & Sotto Mayor, agência junto à Escola Rocha Peixoto, tinha um saldo de mais de cem mil contos, por volta de 1999/2000.

Este é apenas um exemplo entre muitos outros.

Vir dizer para a entrevista aos jornais locais que foi penalizado financeiramente por ter sido autarca é duma falta de vergonha atroz.



terça-feira, 23 de junho de 2009

respostas mentirosas (1)




Nestas últimas semanas sucederam-se as entrevistas a Macedo Vieira, no âmbito mais vasto de apresentação do candidato depois de uma sondagem fantasma o dar como o próximo sucessor dele mesmo.

A principal conclusão a retirar das mesmas é que Macedo Vieira dá respostas mentirosas e os jornalistas, fracos como são, não têm argumentos para apresentar no momento ou então as perguntas são antecipadamente enviadas.

Segundo ele a recuperação do Cine-Teatro Garret deve-se a uma falta do Fundo de Turismo que, supostamente, não terá enviado o financiamento respectivo.

O problema é que a empresa a quem foi adjudicada a obra, a Alberto Martins de Mesquita & Filhos, está em graves dificuldades financeiras. Aliás, até é ridículo o cartaz lá implantado com a imagem da firma.

Mentiras não! Ainda por cima sobre uma matéria que tem sido alvo de chacota por todos os poveiros.

VEM AÍ O GARRETT! Grita-se amiúde.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

macedo vieira vereador?





Sinceramente há coisas que me custa entender.



Como é que um indivíduo condiciona a sua candidatura à Câmara Municipal à realização de um estudo de opinião que é feito não por ele mas por uma rádio dos amigos dele?

Como é que um indivíduo após a realização desse estudo de opinião que, obviamente lhe dá vantagem, remete todos os interessados para uma futura declaração pública que segundo os que lhe são próximos irá ter lugar no início do mês de Julho, falhando eu as minhas previsões para 29 do corrente?

Então ele não sabe que já todos sabem que ele é candidato?

Como é que alguém se sujeita a encarnar uma tão ridícula figura?

Em nome de quê?

Será que esta gente não tem olhos na cara?

De qualquer forma e em homenagem a todos aqueles que dão a cara pela oposição, que se vêm enxovalhados nas suas posições enquanto vereadores, que passam quatro anos numa Câmara Municipal sem que lhes sejam atribuídas quaisquer competências, quero deixar aqui uma questão ao Dr. Macedo Vieira que já leva 16 anos como autarca sempre na qualidade de Presidente da autarquia poveira:

Dr. Macedo Vieira: eu e muitos poveiros precisamos de saber se o senhor está preparado para ser vereador do Dr. Renato Matos e se assim for, o que só demonstra que tem qualidades humanas, que pelouro pretende lhe seja atribuído?

Face às suas últimas declarações estou em crer que deseja o pelouro da acção social, de forma a poder dedicar-se aos mais necessitados.








domingo, 21 de junho de 2009

é verão povo!




Bob Marley & The Wailers - Waiting in Vain
Found at skreemr.com

sábado, 20 de junho de 2009

fapardokly


De Merrell Fankhauser vem uma das mais belas canções da década de sessenta, por um dos seus projectos Fapardokly de 1967. Já aqui tinha escrito sobre o disco, mas alguém removeu.
Como eu gosto disto!
 
 

Fapardokly - Lila
Found at skreemr.com

 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 19 de junho de 2009

góis pino

Góis Pino é um jovem pintor nascido em Angola mas, como muitos outros, adoptou a Póvoa de Varzim como a sua terra.

Já com várias exposições no currículo fruto de um trabalho árduo e laborioso, Góis Pino inaugurou na passada sexta-feira aquela que será a sua melhor obra, porventura, atendendo a que a temática dos trabalhos aborda a cidade que o recebeu de braços abertos.

Góis Pino esteve presente no Posto de Turismo para conversar com os admiradores, amigos e artistas que por lá passaram.

Quem não quis perder a oportunidade de estar presente e, dessa forma, dar de comer ao seu ego, foi nem mais nem menos do que… …

O leitor veja com os seus próprios olhos.

























Estragou o quadro ao homem!




quinta-feira, 18 de junho de 2009

curtas do pinguinhas (9)


Revoltou-me ver aquelas miúdas dormir mal por causa dos exames. Preocupadas com as notas, em saber se vai sair Fernando Pessoa ou não. No meu tempo eu queria era jogar à bola, apanhar grilos e comer amoras. Esta juventude está perdida. São grandes, mas são uns garnizés.
A culpa é dos pais que massacram os miúdos com a pressão das notas. A juventude é para ser vivida intensamente. Em vez de conversarem com os miúdos, aperceberem-se das suas angústias, problemas, ambições e frustrações, os pais colocam-nos em centros de estudo para lhes retirar a pouca alegria que ainda evidenciam. Coitados. Vivem horas e horas sob a batuta dos professores que nem sequer confessam a mediocridade por os verem a ter aulas extra.

Já não há melrinhos!

Ando com uma vontade de partir as bentas a esse Quim Pirata! Mas fica para a semana compadres.

1- Jorge Machado Luta ao lado dos Pescadores e dos Agricultores. Eia! É um lutador esse moço e um corredor também. Ainda outro dia o vi no Bairro Sul. Confusão com uns gajos e Machado logo à porrada ao lado dos pescadores. No dia seguinte, em Beiriz, meia dúzia de garulas meteram-se com uns compadres e Machado vira porrada ao lado dos agricultores. É um herói.

2- Poveiros Mostraram um Cartão Laranja ao Governo. Eia! Foi o meu compadre Aires que deu o cartão. Os poveiros só tinham o amarelo e o vermelho, mas o meu compadre Aires lembrou-se do laranja e acertou em cheio, porque era um cheiro a sumo que não se podia de felicidade.

3- São Pedro Volta à Cidade. Eia! Nunca devia ter saído da cidade o S. Pedro e mais: quem o levou devia ser escorraçado daqui para fora. E com o São Pedro volta também o meu compadre e amigo Macedo Vieira para mais uma candidatura de criar bicho. Força compadre! Os poveiros desejam-te. Salvo seja.

4- Malafaia Espera que o Telefone Toque. Eia! Este Malafaia tem ar de cantor e de discos pedidos e “Quando o Telefone Toca” e coisas assim. Mas a tournée do rapaz foi roubada pelo Lopinhos que se mandou para o Brasil. O telefone até hoje não tocou. Tens que gravar outro disco Malafaia.

Tenho aqui a box que o Quim Pirata me vendeu meia avariada. Nem durmo de noite a ver só bocadinhos.














quarta-feira, 17 de junho de 2009

autárquicas 2009 disputadas a dois


Segundo as notícias vindas a público parece que é mesmo Jorge Serrano o candidato escolhido pelo CDS para tentar revitalizar o partido na Póvoa de Varzim e, quiçá, obter a eleição de um vereador.

A pouca ambição do partido vai de encontro ao péssimo candidato.

Efectivamente, é importante que as autárquicas de do próximo mês de Outubro se disputem entre Macedo Vieira e Renato Matos.

Há que clarificar posições.














estão bonitos pá!




Um leitor enviou estas fotos argumentando que o Arquitecto Rui Binachi, que o Macedo Vieira apelida de "... do regime", ter-se-á inspirado no Pinhal de Leiria.

Não me conformo com estes insultos à obra do Dr. Macedo Vieira, até porque acho que esta é uma das que vai durar 100 anos.










associações


Em aditamento ao post de ontem convém lembrar aos leitores o dinheiro que o Governo enviou para a Póvoa só para instituições.

Uma fortuna. E os resultados?


























terça-feira, 16 de junho de 2009

coitados dos bombeiros!


A imagem actual do associativismo poveiro é a de Macedo Vieira: feia,gasta e sem ideias.

O esquema é igual em todas elas. Meia dúzia de indivíduos, tidos por amigos entre eles, decidem apresentar uma lista a eleições na associação.

Da mesma pouco sabem. Por norma, a lista vencedora vem no seguimento da anterior, em que normalmente sai o Presidente e sucede-lhe o vice ou outro qualquer.

Primeiro objectivo: promoção pessoal. Por isso não raras vezes se vêm advogados, empresários, pseudo-políticos e reformados. Reformados são em maior número. Vão para casa cedo e depois começam a falar sozinhos e as mulheres não os querem e mandam-nos para as associações para ocuparem o tempo.

Quase todos os associativistas primam pela mediocridade.

Em vez de contratarem profissionais para controlar a gestão da instituição preferem enfiar-se lá e entrar em todos os vícios e relações promíscuas que daí advêm.

Não é conhecida qualquer instituição na cidade da Póvoa de Varzim que tenha obtido um crescimento por mérito dos seus dirigentes.

Todo o orçamento é suportado pelo Estado e pelas quotizações dos associados.

Imagine, pois, o leitor quanto dinheiro não terá saído dos seus bolsos para tipos como o Ângelo Lima ou o Silva Pereira, apenas para citar dois dos mais cinzentos associativistas do burgo.

Nos últimos anos há um que se tem arrastado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.

De político passou a cidadão, de cidadão passou a associativista e de associativista vai passar a professor que é o lugar dele, tão medíocre tem sido a sua actividade como Presidente.

Veja o leitor a foto do interior do edifício pela entrada da Rua Santos Minho.

Uma vergonha!

E agora do fundo do coração quero lançar um apelo ao Dr. Macedo Vieira:

Dr. Macedo Vieira! O senhor sabe que eu nunca lhe bati à porta para nada e, por esse motivo, estou à vontade para lhe fazer o seguinte pedido, esperando da sua parte um resposta positiva a este humilde cidadão:

Dr. Macedo Vieira, pá, mande lá a LIPOR!
















segunda-feira, 15 de junho de 2009

macedo vieira em queda (a verdade)


As eleições europeias vieram confirmar aquilo que já todos os poveiros pensavam: a sondagem encomendada pela Rádio Onda Viva e paga pelo Macedo Vieira para justificar a sua recandidatura a um quinto mandato que ele diz que já decidiu, mas que não sabe em que sentido, continha números irreais e demonstram o nervosismo que a candidatura de Renato Matos está a provocar entre as hostes laranjas locais.

Na realidade só 7 898 poveiros votaram PSD de um total de 52 948 eleitores inscritos, sabendo todos que Macedo Vieira será o candidato do partido, o que vem demonstrar à saciedade que estamos perante um figura gasta, sem ideias, sem projectos e os concretizados mais não foram do que “elefantes brancos” sem sentido, sem sensatez e sem qualquer finalidade.

Veja-se a título de exemplo o deserto que constitui o Parque Subterrâneo da Avenida Mouzinho e, ao mesmo tempo, o caos que se verifica à superfície com estacionamento abusivo, calçada partida pelo vandalismo, relva seca, as poucas árvores ressequidas, piso sujo, lixo amontoado, enfim, um desastre total.

Tidas como uma previsão do que vai acontecer nas legislativas e nas autárquicas, estes resultados locais das europeias devem fazer repensar Macedo Vieira sobre a possibilidade de vir a ser humilhado nas urnas por um rapaz de apenas 34 anos, mas com ideias, sensatez e sentido de responsabilidade.

Com base nesses números oficiais Macedo Vieira obteria cerca de 15% dos votos, o correspondente a 7 898 eleitores.

Estando o eleitorado de Macedo Vieira cristalizado, isto é, verificando-se ao longo dos anos que ele não tem tido margem de progressão, este é um sinal de que a descida está a ser vertiginosa, prevendo-se que em Outubro Macedo Vieira esteja caído em desgraça entre os cidadãos poveiros.

Como líder da oposição nos últimos 4 anos e a voz do inconformismo entre os poveiros mais jovens, Renato Matos encontra-se bem posicionado para suceder a Macedo Vieira como próximo Presidente da Câmara Municipal.










domingo, 14 de junho de 2009

renato matos


Para aqueles leitores que têm colocado questões sobre as capacidades do Dr. Renato Matos como eventual Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o seu programa de candidatura, o seu perfil, o seu currículo e outras que considerem pertinentes, aconselho que visitem o site local do Partido Socialista e a página "basta", para os mais impacientes, e para os outros as acções de campanha, sessões de esclarecimento, comícios ou entrevistas futuras.


Não me aborreçam com perguntas a que eu não sei responder.


Eu só apoio a candidatura. Se isso incomoda muita gente no presente, mais incomodará no futuro.











sábado, 13 de junho de 2009

how can you expect to be taken seriously?

Esta versão é muito melhor do que a original do album "behaviour"


.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

curtas do pinguinhas (8)


Até me ri sozinho.

Na semana passada recebi uma cartinha das Finanças a dizer que devia um imposto sobre o leite que tiro das minhas vacas.

Achei uma piada de mau gosto, mas como as letras estavam tão pequeninas lá me dirigi à moça que lá trata dos rezistos para apresentar uma reclamação. Sim, porque eu não sou homem de levar desaforo para casa.

Enquanto esperava pela vez já abria a boca de sono e nem uma faneca que lá trabalha despertou a minha atenção.

Até que vi um aviso que dava conta de que um tipo andava a fazer-se passar pelo Chefe das Finanças, o José Carvalho, e a querer cobrar impostos às pessoas para meter ao bolso.

Isto é coisas do blog, pensei eu. Ainda vão meter o meu compadre Macedo Vieira ao barulho.

E pensei: bem feito! Este José Carvalho merece por andar sempre atrás de mim.

De repente, lembrei-me do que me disse o meu compadre Jeremias: Pinguinhas anda aí um gaijo igual a ti e diz que és tu.

O quê pá? Diz-me quem é o gaijo que eu parto-lhe as bentas.

Pá, ele também é baixinho e pinta o cabelo de preto. Diz que tem 50 vacas e vende 300 litros de leite, mais umas acções na Mula da Cooperativa e 10 000 contos no banco.


É este o tipo compadres. Se o virem dêem-me uma chamadinha que eu vou em cima dele e desfaço-o.

Eu sou o poveiro que tem mais vacas na freguesia de Beiriz.

Vamos lá trabalhar que até já estou incomodado.




1- Lopes de Castro: “Varzim Está Perto da Estabilidade Financeira”. Eia! Isto é um recado para os poveiros mais desatentos. Significa que o Varzim já não precisa de mudar de instalações. Varzim! Varzim! Varzim! Pega a taça Luís Oliveira.


2- Alexandra Oliveira à Conquista de Argivai. Eia! Esta Alexandra é minha sobrinha, filha do meu compadre Oliveira, homem austero e duro, mas tal como eu, gosta de umas pingas. Força nisso minha menina, Não tenhas medo de nada. Eles a ti não te fazem mal.


3- José Nogueira está Disponível Para o CDS. Eia! Cuidado José Nogueira. Às tantas o CDS não está disponível para ti e tu cais ao chão. E acreditas que é possível recuperar o vereador perdido? Tens que o ir procurar então!


4- Alexandre Admite Candidatura à Presidência do Varzim. Eia! Tens dinheiro Alexandre? É que sem dinheiro não há vícios e sem vícios não há Presidentes do Varzim. Tens que ter vontade Alexandre e correr com esses tipos. Formar jovens, convidar as famílias a ir ao estádio e fazer uma equipa para não subir de divisão. Vês? É fácil ser Presidente.



Compadres, tenho aí uma vaquinha que me anda a dar que fazer. Agora vou ter de lhe tratar da saúde.



Então não sou mais bonito e moderno que o outro?



quinta-feira, 11 de junho de 2009

quem foi assaltado?


Esta é a pergunta que todos os poveiros fazem logo de manhã, face à onda diária de assaltos que varre o concelho.


























quarta-feira, 10 de junho de 2009

sou líder de audiências


Quando me propus alterar o nome do blog para “Póvoa de Varzim Online” a intenção era surgir o mais rapidamente possível na primeira página da busca do Google pelo termo “Póvoa de Varzim.

Consegui-o ao fim de três meses. Veja aqui.

Percebem as razões por que uma página como a minha tem este destaque?

Depois de tantos anos de construtores civis, finalmente surge na Póvoa de Varzim um “destruidor civil”.







terça-feira, 9 de junho de 2009

macedo vieira em queda


Dos 52 948 poveiros aptos a votar para as eleições autárquicas do corrente ano, só 20 173 deles votariam Macedo Vieira se as eleições fossem agora.

Esta conclusão resulta da sondagem efectuada pela Rádio Onda Viva para a cidade da Póvoa de Varzim, e coloca Macedo Vieira em claras dificuldades para a sua candidatura.

32 775 poveiros votariam noutros partidos ou estão sem intenção de votar.

Isto representa um claro chumbo à gestão de Macedo Vieira, o qual vê o resultado agravar-se relativamente às autárquicas de 2005 em que desce 4 pontos percentuais.

Estes resultados obtidos de forma medieval, através de contactos efectuados para telefones da rede fixa, demonstram claramente o descontentamento da população relativamente à conduta de Macedo Vieira e seus pares.

Num mandato que é reivindicado, pelo próprio, como o melhor de sempre, em que várias obras foram consideradas internacionalmente “obras do século”, Macedo Vieira vê, desta forma, um claro posicionamento do eleitorado poveiro contra si.

Está o caminho aberto para a eleição de Renato Matos, tão aguardada pelos poveiros mais jovens.