quinta-feira, 1 de outubro de 2009

curtas do pinguinhas (22 e último)


Os compadres viram? Viram a minha cara no Póvoa Semanário na semana passada?

Que categoria! Eu sou o verdadeiro candidato. Bonito, elegante, bem vestido. Aquela gravatinha laranja! Viram? E o lencinho no fato?

Até a Bé me telefonou. Já estou ocupado, disse-lhe eu.

Compadres, agora se me dão licença quero mandar um recadinho para a Catarina Pestana.

Queres que te pague em dinheiro? Ou queres que eu fale com meu compadre Macedo Vieira para vires ao Brasil a seguir às eleições. Podes vir com o teu marido. Eh eh eh! Não há problema. Mais um, menos um, vai dar ao mesmo.

Liga-me para o telemóvel.

Por falar em Brasil compadres, quando é as autárquicas pá?

Naquele tempo é que era bom ser autarca. Um tipo viajava, comia do bom e do melhor, tudo de borla. Agora tem que se fazer campanha, colar cartazes e ainda discutir com a Mexilhão que me quer tirar o lugar.

Quando é as autárquicas pá?

Ainda me lembro dessa viagem em 1999. Eu disse ao meu compadre Macedo Vieira: pá diz lá ao Tone para dar seis faltas e não cinco, senão vai todo o mundo desconfiar. Eu já com um sotaque brasileiro.

Ele ria-se.

Quando é as autárquicas pá?

Foram os meus melhores dias como Presidente da Junta. Aquilo foi comer e beber à farta. Eu com remorsos ainda dizia para o meu compadre Macedo Vieira: pá isto vai ficar caro.

Num te preocupes, os poveiros pagam. E soltava estridentes gargalhadas.

Quando é as autárquicas pá?

Ficámos num hotel de 5 estrelas em Copacabana, todos. Deus me livre. Senti-me um rei. Não faltava nada. Era camarão, era lagosta, era picanha, era gajas. Quer dizer, gajas não. Eu é que sonhei.

Quando é as autárquicas pá?

Uma noite fomos todos jantar. A Catarina Pessanha e o Virgílio Tavares andavam sempre com os mesmos 5 contos de rei. Esganados! Quando chegava a conta pegavam nos 5 contos e diziam para o garçon: garçon pode pagar tudo!

Aí o meu compadre Macedo Vieira, que é um mãos largas, dizia: já está tudo pago.

Quem pagou? Perguntou o Armando Marques.

Pagaram os poveiros, dizia Macedo Vieira. Todos se riram.

O Virgílio levantou-se, pediu para falar e disse, agarrando apaixonadamente a mão da Catarina: Chefe traga mais uns rojões!

Rojões temos não senhô, disse o empregado.

Foi a gargalhada geral. Tempos animados.

Quando é as autárquicas pá?

No fim era bebidas à discrição e à descrição, como se costuma dizer.

Hoje pagas tu Armando Marques, dizia eu.

Ele metia a mão no bolso e esticava o dedo. Ah sacana!

Quando é as autárquicas pá?

Quero ir ao Brasil outra vez.


1- Quatro Milhões Reforçam Segurança das Pescas. Eia! Tanto dinheiro que dava para ir ao Brasil. Eles ainda não compreenderam que têm de construir um novo cais em Vila do Conde. Arre burro tanto espirra!


2- José Maio Apresenta 45 Propostas para a Junta. Eia! 40 foram roubadas do meu programa eleitoral e ainda disse mal do Bernardo dos Garrafões. Cuidado amigo que o Bernardo já falou com o Remédios Santos, o advogado dele, e vai-te pôr um processo.


3- O CDS Quer Acabar Com os Parcómetros. Eia! E o que vão fazer com eles? Doar à Santa Casa? São tão ingénuos estes tipos do CDS. Quereis é poleiro!


4- Virgílio Constantino Perfilado Para Liderar o Varzim. Eia! Fui ver o perfil perfilado, à espera de ver sangue novo, com capacidade para correr com este Lopinhos que negou ao meu compadre Macedo Vieira a entrada da empresa que está a construir no Quintas. É velho como eu. Lá vai o Varzim.


Compadres: despeço-me de todos vós porque o Tony disse que para a semana não há agenda para o Pinguinhas.

A gente vê-se por aí, na Câmara.

















3 comentários:

Anónimo disse...

'Tony', desde o início que acompanho o teu blog. Confesso que, no início, e pela tenra idade que tinha na altura, não percebia bem se o que tu dizias era verdade ou ficção. Cresci. Fui-me apercebendo que, infelizmente, tinhas razão e que os teus escritos nada tinham de ficção.

Ao contrário de muitos, que questionam e especulam acerca das razões pelas quais optaste pelo anonimato, sempre percebi os motivos pelos quais tiveste que o fazer. De facto, a máfia (sim, porque não há outro nome para os descrever..) que está instalada na Póvoa nunca teria permitido que pudesses prestar este excelente serviço público a todos nós. O que aqui contaste durante todos estes anos é, apesar de tudo, o retrato da maioria dos municípios do nosso país, independentemente da cor partidária. No entanto, como costumo dizer, com o mal dos outros posso eu bem.

Não obstante, foram várias as vezes em que discordei de ti. Não propriamente pelo conteúdo das tuas ideias mas sim pela forma como as transmitias. Sinceramente, pela forma como fui educado, tinha alguma dificuldade em o entender. Hoje tenho a perfeita noção de que se tivesses sido politicamente correcto, as tuas ideias não teriam tido o impacto que tiveram em todos nós. Provavelmente, neste momento estaria a escrever um comentário num blog chamado póvoaonline (um, entre muitos outros..) e, no entanto, estou a escrever um comentário NO BLOG Póvoa Online, o blog que foi responsável pelo surgimento de uma tremenda onda de mudança e que incentivou todos os nós a exprimir, publicamente, as nossas ideias.

Paralelamente, revelaste durante todo este tempo ter um fantástico sentido de humor, uma genial capacidade de observação e uma enorme vontade de mudança, características essas que, em grande parte, são os principais factores de sucesso deste blog.

Neste sentido, gostava de te agradecer por tudo aquilo o que fizeste pela nossa cidade. Um dia, poder-se-á dizer que, entre ilustres Poveiros como Eça de Queirós, Vasques Calafate, Rocha Peixoto, Flávio Gonçalves ou Alfredo Graça, existiu também o 'Tony Vieira' - alguém que, sem estar motivado por interesses económicos ou político-partidários, teve a coragem de enfrentar todos aqueles que, durante anos, nos tentaram roubar e, pior do que isso, tentaram destruir a nossa magnífica cidade.



'Mesmo na noite mais triste
Em tempo de servidão
Há sempre alguém que resiste
Há sempre alguém que diz não.'

Esse alguém foste tu. Obrigado por tudo, and take care of you!

póvoa de varzim online disse...

Estás enganado amigo, eu vou ser mais importante do que esses que citaste. :)

Anónimo disse...

Esperem sentados pelo Virgílio Constantino.