sexta-feira, 8 de maio de 2009

política pela positiva


Depois de um arranque fulgurante e de uma parte final em esforço, Fatboy Serrano perdeu a sondagem para José Nogueira, o independente do CDS que já foi do Partido Comunista mas que não quer nada com aquilo, o CDS, segundo o próprio.

Este é um problema transversal ao CDS poveiro: a perda de identidade do partido a nível local.

No fundo quem continua a mandar ainda é Campos Cunha e quando se fala em CDS na Póvoa de Varzim o primeiro nome que vem à baila é o do ex-vereador e construtor civil.

Tudo o resto são trabalhadores nas horas vagas que nem os serviços mínimos cumprem.

Para o caracterizar é preciso perceber o que acontece na Câmara do Porto onde uma maioria de Rui Rio é sustentada por um pacto político com o CDS, o qual recebeu como pagamento a nomeação do genro de Campos Cunha para vice-presidente.

Perante este facto político toda a actividade, como oposição, do CDS na Póvoa de Varzim está condicionada, porque declarar guerra ao PSD local poderia colocar em risco a sintonia portuense.

Acresce que Pedro Guimarães, que só não foi ainda corrido porque é Campos Cunha que o segura, precisamente para prosseguir o interesse atrás descrito, é funcionário do CITEX, local de trabalho do agora falido, mas porta voz do PSD na Assembleia Municipal, João Costa, o que o impede de ser contundente com a política autárquica de Macedo Vieira.

Verdadeiramente, o CDS tem sido mais oposição ao PS do que ao PSD, por incrível que possa parecer.

Não é de admirar, pois, que José Nogueira tenha reunido alguma simpatia da parte dos leitores do pvonline. É a única voz que se ouve a criticar Macedo Vieira, é um indivíduo conhecido na cidade e o cabelo branco transmite um ar de responsabilidade.

Apesar de não possuir o perfil ideal de candidato é o melhor dos referidos, só perdendo para Fatboy Serrano, traído nos últimos minutos pela mulher que andou a publicitar o voto no José Nogueira.

Mas vejamos o perfil dos outros, aqueles que têm surgido em eventos públicos:

Pedro Guimarães- De Pedro Guimarães já está tudo dito. Penso ser o autor da célebre frase “política pela positiva” que lhe granjeou a famigerada visita às obras da Avenida Mouzinho nos primórdios da mesma, o que causou algum constrangimento no seio dos militantes mais incomodados com Macedo Vieira. É muito fraco politicamente. De um CDS em ruínas que herdou, é ele o autor dos vidros partidos e da chuva a entrar pelo telhado. A sua saída seria uma decisão salutar.

Jorge Serrano- Jorge Serrano tem um grande problema. A sua ascendência familiar está associada à destruição do património imobiliário da cidade, por ser genro de Campos Cunha, e ao péssimo comportamento da família Quintas que tendo beneficiado de um bónus na construção do empreendimento da antiga sede, com o compromisso de manter os postos de trabalho, não cumpriu o acordado, deitando por terra anos e anos de prestígio acumulado.
Das suas intervenções como cidadão em defesa da sua cidade não recordo uma, sendo que o último dos seus escritos em jornal foi sobre o falecimento do Cónego Melo, em que vertido em lágrimas veio testemunhar uma grande amizade com o pároco. Para a próxima escreve sobre mulheres. Fica-te melhor.

Jorge Meira- É advogado em Barcelos e está tudo dito. Não é conhecido na cidade o suficiente para juntar os poveiros que já votaram CDS em torno da sua figura. Não tem tido qualquer participação cívica, política ou desportiva de forma a tornar o seu nome algo consensual.

É este CDS que, julgo eu, não passará dos 2% que a nível nacional lhe foi atribuído em recente sondagem.

Resta saber para onde irão os votos.
















55 comentários:

Anónimo disse...

Para onde irão os votos?

Há quem os queira no PS. O ataque cerrado deste blog ao CDS/PP pretende isso mesmo.

póvoa de varzim online disse...

Aporesentem argumentos que coloquem em causa o texto. Tudo o resto é demagogia.
Ia elogiar o CDS? Com base em quê?

Anónimo disse...

Tu costumas dizer que é preciso saber ler nas entrelinhas. Não é preciso puxar muito pela inteligência para perceber o objectivo do texto.

Miguel disse...

A questão que se coloca é:

O QUE FEZ O CDS/PP NA PÓVOA NOS ÚLTIMOS ANOS PARA MERECER A CONFIANÇA DOS POVEIROS?

Tenho suadades do velho cds mas este PP/Póvoa está bem retratado no post deste blog.
Com ironia e humor disse tudo.

póvoa de varzim online disse...

Pelas entrelinhas percebe-se que o CDS precisa trabalhar muito. Só isso. Cada um entende o texto como quiser.

Anónimo disse...

Que provas tens para dizer que o José Nogueira já foi do PCP? Não te parece um bocado dificil alguem do pc ir para o cds?

póvoa de varzim online disse...

"Que provas tens para dizer que o José Nogueira já foi do PCP? Não te parece um bocado dificil alguem do pc ir para o cds?"

É público. É a velha história: "o passado sempre nos persegue".

Anónimo disse...

E o PS da Póvoa o que tem feito? Tirando tu, que há anos te esforças por deitar abaixo tudo o que todos partidos fazem (menos o PS)o quê q o PS fez ou faz?

Cartazes a dizer BASTA? Eia, espectaculo.

Já pensaste nisto? Já fizeste tu mais pelo PS do que os outros todos juntos! Pelo menos deves perder bastante tempo a escrever aqui há tantos anos.

De uma vez por todas, Tony Vieira a presidente! (se é q sabes ler nas entrelinhas)

póvoa de varzim online disse...

Eia!Pois fiz. Obrigado. Passa lá por casa para comeres um frango de churrasco.
Pena que os outros partidos não tenham sabido aproveitar o meu trabalho.

Anónimo disse...

fosda-se!
deixem lá o Fatboy Serrano ser candidato. sempre temos mais um motivo para umas boas risotas...
rsrsrs
rsrs
rs

Anónimo disse...

Se tu souberes tanto de politica como da sociedade poveira, não sei onde chegarás.

Anónimo disse...

Há 1 lenda que reza assim:

o Diabo explodiu.

As PERNAS foram parar a França - daí que os franceses sejam bons bailarinos.

O CORAÇÃO caiu em Itália - por isso os italianos são um povo tão apaixonado.

O CÉREBRO caiu na Alemanha - daí os germânicos serem um povo tão racional e inovador.

Finalmente, parece que a LÍNGUA caiu na boca do Tony Vieira - daí o blogue Póvoa-online ser conhecido pela maledicência.

Anónimo disse...

Anónimo, ao dizeres "deixem lá o Fatboy Serrano ser candidato. sempre temos mais um motivo para umas boas risotas..." só demonstras a arrogância dos Socialistas perante os outros candidados.


Parece que para vós todos têm defeitos. Uns são gordos, outros são magros, outros outra coisa qualquer. Só os candidatos do PS é que são os mais perfeitos e os mais bonitos.

Anónimo disse...

quem é que no CDS tem carisma e força anímica suficiente para catalisar militantes, simpatizantes e amigos à sua volta, de modo a encher a sala e a acompanhar o candidato pelas ruas do concelho, instituições, na campanha, em suma? Os actuais dirigentes do PP local são para aí 3 ou 4, no máximo, com orgasmos intelectuais das parcas campanhas de jornais, fechados na sua cátedra, tal como reis sem súbditos.
No meio deles todos, o único que crê e dá o litro é o Nogueira, que ingenuamente quer mudar o mundo. Honra lhe seja feita, pois são pessoas destas que deviam encher os partidos para lhes trazer ética e moralidade. A maior parte, tipo Fat Boy querem penacho, outros o tacho.

Anónimo disse...

E a ti quem te diz que esse comentário partiu de um socialista, sua besta?

póvoa de varzim online disse...

Mas quem é o Fatboy Serrano?

Anónimo disse...

resposta ao anónimo que se me dirigiu acerca do Fatboy Serrano:
a questão, meu caro, não é se o Serrano Júnior é gordo ou não, (por acaso é!), mas o facto dele ser um puto mimado, a quem a vida sorriu por inerência e vazio de ideias e conteúdo! Percebes ou queres que te faça um esquisso???
rsrsrs
rsrs
rs

Maria da Fonte disse...

Hum, perante uma insinuação sobre o partido de um anómino com um comentário despropositado, responde-lhe alguém com um valente insulto. Caberia a carapuça ao insultador?

De repente, para que a honra do convento seja salva, alguém tenta justificar os insultos do anónimo insultador ao anónimo indignado, pelo achincalhamento ao cidadão Serrano.

Tudo fica bem quando acaba bem. Parece que os meninos mimados dos partidos do bloco central, afinal não o são e o Plastic tem estado vazio. A culpa é do Jorge.

Já experiementaram conhece-lo realmente? Vá lá! Desçam lá do vosso pedestal.

Anónimo disse...

Jorge Meira é advogado em Barcelos e está tudo dito.

Ui. Barcelos fica longe pra carago. Demora quase tanto a ir a Barcelos de carro, como a Fátima a pé.

E as eleições são já amanhã e o povo tá todo na missa e num vão ter tempo de conhecer o candidato Meira.

É mesmo desconhecido o gajo. Nunca nenhum Poveiro o viu e ouviu até agora.

póvoa de varzim online disse...

Dizem que o Jorge Serrano é um tipo porreiro, mas não é esse aspecto que está aqui em causa. Aqui o que interessa é saber se ele tem perfil para ser candidato à Câmara e seria bom que apresentassem argumentos a favor desse perfil, o que parece não acontecer.
Quanto ao Meira é preciso saber se aquele povo que já votou, em tempos, no CDS seria capaz de voltar a fazê-lo sendo ele candidato.
Sinceramente não creio e escrevo-o porque tenho a certeza que a maioria dos poveiros não o conhece, por muito que ele pense o contrário. Uma questão de narcisismo. Não?

Anónimo disse...

Olhe Tony, vou-lhe dizer uma coisa.

Em 1993, o CDS apresentou Augusto Boucinha como candidato; um Poveiro a residir em Lisboa há muitos anos e desconhecido para a generalidade dos seus conterrâneos.

Acontece que este desconhecido candidato celindrou por completo Abilio Flores Morim do PS e, por pouco, não venceu a Câmara.

E sabe em que lugar as sondagens o colocavam? Atrás da CDU do Dr. Cancela.

Lá por Jorge Meira trabalhar em Barcelos, não deixa de se informar sobre a Póvoa e trabalhar em prol da cidade.

Nem todos têm a felicidade de trabalhar na sua cidade e, mesmo que o tenham, isso não faz desses os melhores candidatos para gerir os destinos da nossa Póvoa.

E não são os outdoors que fazem de tal partido o melhor. Para já, significa apenas o esbanjamento de dinheiro dos impostos dos contribuintes.

As pessoas é que contam, não o markting.

póvoa de varzim online disse...

Atenção à história. Em 1993 o PSD mudou de candidato. Apresentou na altura um tipo pouco conhecido e sem grande fama como médico, Macedo Vieira.
Trazia na bagagem a percentagem de Manuel Vaz que sempre fora o eleito do CDS, mas havia mudado 4 anos antes para o PSD.
Foi quase a "estaca zero", se é que me faço entender.
Hoje, 2009, os tempos são outros. A luta é contra uma poderosa máquina instalada à custa dos nossos impostos. Isso sim.
Os outdoors do PS já são alguma coisa, mas muito pouco.
Faça o teste: vá ao mercado, local familiar para o CDS, e compare fotos do Macedo Vieira com, por exemplo, Campos Cunha, Manuel Vaz, Jorge Serrano, Jorge Meira e Renato Matos.
Nem preciso de lhe dizer quem são os conhecidos do povão.Pois não?

Maria da Terra disse...

Começou por ser uma via que deveria seguir até Aguçadoura, uma MARGINAL ATLANTICA, primeiro ano de mandato de macedo vieira actual presidente desta terra, depois e como o empreiteiro estava falido a obra ficou com pavimento de passeio, sim leram bem, infra-estruturas e pavimentação de passeio publico, logo carros nunca poderiam circular por cima daí terem interditado o transito automóvel com a desculpa que era para tornar a zona pedonal...

Anónimo disse...

Este post (interessante num tom irónico, diga-se) fala sobre o PP da Póvoa e os seus eventuais candidatos.
Qual é então a necessidade de virem atacar o ps?

Anónimo disse...

Concluo que nenhum partido ou candidato consegue passar a sua mensagem.

Os outdoors são, de facto, muito pouco.

As visitas a locais chave do interesse dos poveiros (mercado, ruas de comércio) também não chega.

Concordo que as pessoas são tudo. Mas o marketing político é uma ferramenta indispensável. Veja-se o caso de Obama: inicialmente deu-se a conhecer, sobretudo, através da internet.

O que é certo é que os políticos, nacionais ou locais, têm de começar a falar de ideias e projectos, em detrimento de aproveitarem os seus tempos de antena para dizer que simplesmente não farão o que o poder instalado está a fazer. Isso tb não chega.

Repare: um cartaz a dizer BASTA de uma determinada injustiça apenas a refere, não apresenta uma solução. É essa a ideia que fica. Sinceramente, identificar o que está mal não é o mais dificil. Dificil é apresentar a solução.

As formas de fazer política generalizaram-se e canalizaram-se para uma espécie de 'apontar o dedo' ao adversário.

Uma política de sucesso não se faz assim. O bom político deve estar mais preocupado em definir os seus objectivos e defender o seu projecto, do que apontar o dedo aos outros e dizer: 'Está mal!'.

A função de reconhecer o que está mal cabe, essencialmente, ao povo.

Os políticos têm obrigação de dizer: 'Eu faria antes assim...'.

Se o fizessem, ficávamos todos mais esclarecidos. quando fossemos votar saberíamos que estávamos a votar neste ou naquele projecto e não neste ou naquele individuo.

A oposição a Macedo Vieira, nomeadamente a do PS, seria mais bem conseguida se se centrasse em apresentar aos poveiros uma verdadeira alternativa, em vez de continuar a vasculhar os podres do poder instalado. Isso também será insuficiente, porque há uma ideia generalizada de que todos se comportam da mesma maneira e no dia em que estes saírem, os próximos não serão muito diferentes.

Portanto, o melhor será procurar 'passar' ideias, em vez de acusações.

Anónimo disse...

Lá por os nomes que apresentas serem mais conhecidos para os Poveiros, são-no nas suas qualidades, mas também nos seus defeitos.

Se um Poveiro menos conhecido, mas com capacidade de mudança, avançar para candidato do CDS, tanto melhor. É sangue novo na politica.

José Nogueira e Jorge Meira são óptimos candidatos.

póvoa de varzim online disse...

"Anónimo disse...
Concluo que nenhum partido ou candidato consegue passar a sua mensagem."

A nível autárquico as coisas não se passam como descreve, lamento ter de o dizer.

O que o senhor escreve até pode ser muito válido para as eleições nacionais, mas a nível local é treta, e da pura.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário "anónimo disse..." sejam as eleições autarquicas ou nacionais, os principios são os mesmos e estão correctos; não basta dizer mal dos adversários, embora seja necessário não é suficiente, pois a suficiencia está nas ideias a propôr, sem projecto não há politica construtiva!!!

carlos g. disse...

O PS da Póvoa nos últimos anos fez inumeras propostas quer em reuniões de Câmara quer na Assembleia Municipal.
Ao faze-lo estão a assumir um compromisso de "Nós faríamos antes assim..." como diz um anónimo num comentário pertinente mas superficial.
As propostas, as soluções alternativas foram e são apresentadas ao longo dum mandato não são expostas num cartaz em pré campanha.
Infelizmente nenhuma dessas propostas foi aceite pela maioria PSD.
Infelizmente também, nem sempre tiveram o eco na comunicação social para que a generalidade das pessoas pudessem ter conhecimento.

Anónimo disse...

Tony disse, "Dizem que o Jorge Serrano é um tipo porreiro".

Ou seja, anda-se aqui a atacar o homem, sobretudo por descender de quem descende e tudo com base em pressupostos do género "dizem que".

Mas digo-te eu, que Jorge Serrano é um tipo porreiro e é uma pessoa com excelentes capacidades.

póvoa de varzim online disse...

O que há mais por aí é "tipos porreiros", mas isso não faz deles bons candidatos. Estávamos tramados se esse fosse o critério. E o ser porreiro não lhe tira o peso dos apelidos que enverga, para o bem e para o mal.

Metam isto na cabeça: em eleições autárquicas é necessário, antes de mais, desgastar o poder instalado, principalmente com recurso a denúncias judiciais, dado que os sinais de corrupção já estão reconhecidos por todos.

Após isto apresentar a figura do candidato, mostrar ao povo quem é ele, expôr a sua figura.

Quanto às propostas nem 20% da população as lê. Escrevam-nas de preferência em papel higiénico para terem um destino (in)decente.

Anónimo disse...

Hum!

E se Augusto Boucinha se apresentasse novamente como candidato do CDS?

póvoa de varzim online disse...

Augusto Boucinha foi fraco como vereador, desistiu, desapareceu. Depois disso ninguém ouviu falar dele, a não ser para apoiar Silva Garcia em 2005. Nunca interveio publicamente em defesa da cidade e denunciando o péssimo trabalho de Macedo Vieira.É muito pouco ou quase nada.
Fantasmas do passado?

Anónimo disse...

É verdade, esse boucinha vendeu-xe ao ps.

Terão-lhe prometido tacho?

Não haverá melhor candidato que esse? Carlos Mateus por exemplo?

Anónimo disse...

Eu estou farto dos partidos da gamela, ditos pertencentes ao bloco central.

Eu voto CDS.

Viva José Nogueira, viva Pedro Guimarães, viva Jorge Meira, viva Carlos Mateus, viva Miguel Dinis,viva Jorge Serrano e vivam os Poveiros.

Ah, e viva também o meu grande amigo António Pedro Ribeiro. Ideologias diferentes, mas a admiração pelo artista.

póvoa de varzim online disse...

Conclusão a retirar deste post:

O CDS está a precisar de debate interno de ideias, de esclarecer dúvidas, de afastar fantasmas, de assumir um verdadeira postura para o combate autárquico, de encontrar um candidato credível.

Anónimo disse...

Um debate de ideias interno no partido é óptimo e traz saude à Democracia.

Nas eleições autarquicas lá estaremos. Espero que o amigo Tony, quem quer que ele seja, também lá esteja, seja por que partido for.

A Democracia na Póvoa ganhará saude com o esgrimir de ideias dos diferentes partidos.

Anónimo disse...

"A Democracia na Póvoa ganhará saude com o esgrimir de ideias dos diferentes partidos"

O único que poderá esgrimir alguma coisa é o Renato porque pratica esgrima.
eheheheh
eheh
eh

Anónimo disse...

Ena! O que anda na cabeca desta gente!!! Isto mais parece um jogo de xadrez!!! Boa sorte para o Jogo!!! Ehehehe!!!

Anónimo disse...

Não amigo, o Renato não é o único que pode esgrimir argumentos.

Parece que para si, a politica na Póvoa não passa de uma brincadeira de meninos, como se fosse a prática de um desporto ou filmes de reis e princesas.

A pertinência do artigo "Politica pela Positiva!" é notória e pretende abordar que politicos do CDS estão em condições de disputar a Câmara com os candidatos dos restantes partidos.

Anónimo disse...

Politica pela positiva:

Que propostas fez o CDS nestes últimos 4 anos??

Qual a posição do CDS sobre o Plano de Pormenor do Varzim e Desportivo? (gostaria de saber...)

Qual a posição do CDS sobre as tarifas da água praticadas na Póvoa?

Qual é a posiçao do CDS sobre as taxas de ligação ao saneamento?

Qual a posição do CDS sobre o nepotismo nas contratações na CM?

Que propostas fez CDS nos últimos anos para merecer o meu voto?

Há que haver coragem de tomar posições, não ficar caladinhos 4 anos para depois no ano de eleições aparecerem como "gajos porreiros"

Anónimo disse...

este último comentador de bancada, não tem acompanhado o que se discute na Assembleia Municipal e quais as posições defendidas pelo CDS mas ainda vai a tempo de ler as actas dessas Assembleias no sítio da Câmara Municipal e verá que tudo o que diz é mentira.

Anónimo disse...

Bem, vamos com calma:

O comentador acha que o CDS nada fez porque não protagonizou nenhum caso idiota, não se envolveu em peixeirada em reuniões de câmara, não esbanjou dinheiros com outdoors a dizer basta (mas onde não refere soluções), etc.

No fundo, o comentador de bancada tem razão.

Anónimo disse...

é mentira?

Então diga lá eminência:
que propostas fez o CDS na Póvoa nos últimos 4 anos?

póvoa de varzim online disse...

É claro. O CDS esteve ausente nos últimos 4 anos e, sentindo-se ultrapassado em todas as questões importantes, devido à pertinente intervenção do PS através da voz de Silva Garcia, o que fez?

Oposição ao PS.

Mais ridículo não podia ser.

Anónimo disse...

Se Silva Garcia fez um mandato assim tão bom, porque é que o substituiram por Renato Matos?

Anónimo disse...

Por alguma razão os democratas cristãos da Póvoa de maior notoriedade estão hoje localmente próximos do PS.
Não sendo socialista reconheço que o ps é o único partido que faz oposição ao poder local do PSD.
Note-se a diferença de atitudes entre o psd, o ps, a cdu e o cds na discussão do Plano de Pormenor.
O PS foi o único partido que promoveu uma sessão pública de discusão sobre o PlanoPormenor.
Dos outros, talvez com falta de coragem para tomar uma posição ou simplesmente porque não têm gente, não se ouviu qualquer posição.

Anónimo disse...

Não consigo perceber alguns poveiros, tão cegos em defender o seu reduto partidário que se esquecem que o que está em causa nas eleições autárquicas é o interesse da Póvoa.
Em vez de se atacarem, deviam era unir-se para MUDAR A PÓVOA!

póvoa de varzim online disse...

"Se Silva Garcia fez um mandato assim tão bom, porque é que o substituiram por Renato Matos?"

A resposta é pública, mas de qualquer forma, será melhor perguntar aos dois.

Anónimo disse...

Não tivesse o Silva Garcia aparecido no xadrez político como o messias, o único capaz de tirar a maioria absoluta ao PSD, o que levou muitas pessoas a votar nele (voto útil,) e o CDS não teria perdido o vereador. Agora que o messias os deixou ficar mal devem estar arrependidos, puxam as orelhas mas não sai sangue. Voltem que estão perdoados!

Anónimo disse...

A Democracia na Póvoa ressentiu-se da ausencia de Carlos Mateus na Câmara.

Anónimo disse...

Carlos mateus é fraco e, além disso, é uma pessoa que busca desesperadamente protagonismo, e isso ninguéum pode negar, são factos.

Porquê que o PS substituiu Silva Garcia por Renato Matos?

É simples, não substituiu. Silva Garcia é que decidiu que iria abandonar a politica. Porquê? Porque foi perseguido, porque o Macedo e o Aires fizeram a vida nele num inferno, porque se sentiram ameaçados, porque o puseram em tribunal com o dinheiro de todos vós (SEUS BURROS!), porque o arrumaram, literalmente

Quer queiram quer não queira, o PS é a unica solução inteligente para tirar aqueles morcões do PSD do poleiro. Força PS, força Renato!

Anónimo disse...

Os CDSs da Póvoa sempre foram uns parazitas que queriam era viver á custa do apelido. Os xuxalistas são uns betinhos elitistas que só sabem dizer mal da Póvoa.
É tudo a mesma porcaria e podiam emigrar todos que era um favor que nos faziam.
Ninguém pára o PSD na Pòvoa.
Força Macedo Vieira!

Anónimo disse...

Ninguém o substituiu, Renato Matos a que se substitui. E o PS vai pagar caro.

Anónimo disse...

Carlos Mateus não é fraco. O facto de ele não alinhar nas peixeiradas do PS nas reuniões de Câmara só mostram o cidadão com postura que é.