segunda-feira, 17 de agosto de 2009

praias da póvoa de varzim, a estória









No dia 15 de Junho de 2009 todos os concessionários das praias da Av. dos Banhos na Póvoa de Varzim foram avisados de que tinham que afixar um cartaz igual a este:


O motivo é que a praia estava definitivamente desaconselhada à prática balnear, pelo que nem sequer constava, a nível de instituições que procedem ao controle sanitário, como estância balnear, vulgo praia, ou seja, a praia da Póvoa de Varzim não é uma praia, é algo que está contaminado.

Leia-se o que diz uma representante da Administração Hidrográfica do Norte sobre a praia da Póvoa de Varzim:

Durante esta época balnear em curso, a legislação que regula a aptidão de águas balneares para a prática de banhos é ainda o Decreto-Lei nº 236/98, de 1 de Agosto, uma vez que o Decreto-Lei nº 135/2009, de 3 de Junho, só entra em vigor a partir do dia 1 de Novembro de 2009.
Relativamente à afixação de informação nas zonas balneares, a ARH do Norte, I.P., actua de acordo com o seguinte procedimento:
- No caso de se tratar de águas balneares designadas, os relatórios de ensaio são enviados para a Capitania do Porto da Póvoa de Varzim, com a qual possuímos um protocolo, para serem distribuídos localmente pelos diversos concessionários a quem compete proceder à sua afixação, juntamente com o cartaz correspondente ao estado de qualidade da semana a que se refere o boletim.
- No caso específico de águas balneares não designadas, encontrando-se nesta situação as praias da Avenida dos Banhos (marginal que vai do casino da Póvoa do Varzim às piscinas municipais), a ARH do Norte, I.P., procedeu, no dia 15 de Junho de 2009 (início da época balnear), com a colaboração da Capitania, à afixação do cartaz "Zona de Recreio e Lazer - Desaconselha-se a prática balnear" em todos os concessionários das praias referidas (ver foto exemplo em anexo).





Esta é a prova de que os cartazes estiveram afixados e foram, posteriormente, removidos pelos concessionários em comunhão de esforços e a conselho de alguém que se presume represente a autarquia.

De facto estranhei que nas análises semanais do SNIRH não constassem as praias da Avenida dos Banhos. Há jogada, logo pensei.
E aqui é que vem a parte mais hilariante da questão:

Na reunião de Câmara de 5 de Julho Macedo Vieira, vestindo a pele do Dr. Pet, encarrega-se de ler uma declaração política que o leitor pode ler no cabeçalho deste post, num estilo que faz lembrar o padre Mindinho de Rates, que é também Presidente da Junta e assessor do Dr. Pet desde 1994, depois de ter passado pela Câmara como vereador do PSD na época em que Manuel Vaz era eleito pelo CDS.


Deste Mindinho, a quem Manuel Vaz por compaixão atribuiu o pelouro das Feiras, se diz que entrou para a Faculdade de Direito de Coimbra no mesmo ano do José Cid (depois de repescado devido à má nota a inglês como se pode verificar pela utilização da palavra "seally" que não existe em vez de silly que significa tonto), os quais foram os únicos que apenas fizeram a cadeira de Direito Constitucional, logo abandonando o curso, o José Cid para abraçar a carreira de cantor e Mindinho a de Doutor de Rates, e colaborador da missa também.
Pois o Dr. Pet leu uma declaração sobre praias que como tal não estão designadas, isto é, a praia da Póvoa de Varzim não existe.

Anedota para ser contada por muitos e muitos anos. Isto é o que se chama uma seally season! Eh eh eh! Não posso mais de tanto rir.









6 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que "os demais partidos da oposição souberam, responsavelmente, conter-se", senão, e para além da Salmonella, iamos ter nas nossas águas Staphylococcus a dar com um pau... eh, eh, eh...

Anónimo disse...

"Mataram a galinha dos ovos de oiro"
e foi o macedo vieira!

Manuel CD Figueiredo disse...

O teor da Declaração Política que aqui se mostra, apresentada em Reunião de Câmara pela maioria PSD do Executivo, revela uma enorme falta de dignidade e de respeito pelo cargo que exercem. A baixeza de carácter tem limites!

Anónimo disse...

Acerca de "mataram a galinha dos ovos de Oiro", li uma vez num blogue que desapareceu penso que se chamava Napontadocais um artigo com fotos e tudo de esgotos a sair para a praia, onde se afirmava que dentro de poucos anos a Póvoa ficava sem praia, também me lembro de uma ex-ministra do ambiente afrimar no Jornal de Noticias que se macedo vieira não fez a ETAR na altura em que ela era ministra foi por não querer utilizar o dinheiros que ela destinou a isso.
Temos portanto agora a certeza de quem hipotecou o futuro da Póvoa de Varzim. macedo vieira e demais grupo de palhaços e idiotas que de quatro em quatro anos sabem em conjunto dizer uma frase: " O Garrett vem aÍ"
Será pelas secções da meia-noite?

Anónimo disse...

Os nossos autarcas no seu pior.
Estão lá há tempo demais é o que é!

póvoa de varzim online disse...

Essa napontadocais devia voltar chefe.