sexta-feira, 17 de abril de 2009

eu pago impostos


1- Pago Imposto de Circulação Automóvel, pago IMI, pago IVA, pago IRS, pago taxa de salubridade, pago tudo e mais alguma coisa.

Todos os impostos são arrecadados pelo Estado, seja o central, sejam as autarquias locais.

Por esse motivo eu quero saber que legitimidade tem um Presidente da Câmara, como o da Póvoa de Varzim, para fazer viagens de férias para o Brasil por conta do erário público, por conta do meu dinheiro, do dinheiro de todos os poveiros que já se vêm a braços com dificuldades do dia-a-dia.

Não venham para cá com histórias de invejas, cobardias e anonimatos.

Cobarde é aquele que tendo sido eleito pelo povo para defender os seus interesses, se serve dessa eleição para retirar proveitos pessoais e dessa forma enriquecer ilegitimamente. Esse sim é um cobarde!

2- Muito do dinheiro que eu pago de impostos, como o leitor igualmente paga, vai para a Segurança Social, a qual segundo o artigo 63º da Constituição da República, tem as seguintes obrigações:

a) todos têm direito à segurança social;

b) incumbe ao Estado organizar, coordenar e subsidiar um Sistema de Segurança Social unificado e descentralizado, com a participação das associações sindicais, de outras organizações representativas dos trabalhadores e de associações representativas dos demais beneficiários;

c) o Sistema de Segurança Social protegerá os cidadãos na doença, velhice, invalidez, viuvez e orfandade, bem como no desemprego e em todas as outras situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho.

Posto isto, eu tenho o direito de saber qual é a quantia que anualmente entra na Santa Casa da Misericórdia da parte da Segurança Social e qual o destino dado a esse dinheiro.

É que o último Relatório e Contas apresentado relativo à gestão do ano de 2007 deu um exercício negativo de 75 000 Euros (cerca de 15 000 contos).

Como é isto possível se a Santa Casa recebe doações de prédios vindos de idosos que são obrigados a fazê-lo para poderem entrar para o Lar?

Como é isto possível se cada idoso só para entrar para o Lar tem de pagar cerca de 15 000 Euros (cerca de 3 000 contos) e ainda entregar toda a reforma mensal que aufere?

Como é possível que sejam as próprias assistentes sociais que representam a Segurança Social na Santa Casa, a perguntar se o idoso tem alguma coisa para doar? Clique AQUI leitor para a Segurança Social tomar conhecimento da situação.

Eu, que sou contribuinte, e por esse motivo, parte do meu dinheiro vai para a Segurança Social que tem obrigação, segundo os seus estatutos, de proteger os mais necessitados, pretendo saber para onde vai o dinheiro atribuído à Santa Casa?

Porque as doações são muitas e valiosíssimas.

A título de exemplo, vejam o prédio que encabeça este texto, avaliado em um milhão de euros no minímo e vendido pela imobiliária personnalité (eles até se zangaram e o outro, o amigo do Silva Pereira, até abriu outra com o mesmo nome), vejam este da Praça do Almada que foi vendido pela Santa Casa por 80 000 Euros quando vale cerca de 250 000, e vejam o outro onde está a Pizzaria Castelo e muitos mais, por aí.

Façam uma consulta aos jornais da última década e reparem em quantas casas foram colocadas à venda pela Santa Casa.

Acabem com a pouca vergonha naquela instituição.

Há gente séria ou não há gente séria nesta cidade?












3 comentários:

Larose disse...

Tenho ou antes tinha uma prima afastada, que quando para lá foi deu todo o ptrimónio à santa casa .... e não foi pouco ..... inclusivé aquela casa ao pé do castelo com azulejos verdes .... mais acções ..... dinheiro ....mais casas .... aliás eram sócios ela e o irmão, maioritários do Enseada ..... uma família sem descendencia directa .... foi tudo para lá .... ou para alguém!

o melhor povoaonline disse...

Essa casa, se estamos a falar da mesma, é um espectáculo e está à venda.

Larose disse...

eu sei!