segunda-feira, 20 de julho de 2009

a culpa é minha!



Na zona da Póvoa de Varzim e Vila do Conde há poços contaminados com nitratos e fezes com valores acima dos limites impostos pela União Europeia(UE). O excesso de nitratos está associado a doenças como o cancro. Notícia SIC.
Os agricultores têm feito um esforço para diminuir o excesso de fertilização. Mas as más práticas agrícolas e a elevada concentração de pecuárias continuam na origem da contaminação de alguns lençóis freáticos entre a Póvoa e Vila do Conde. Uma deficiente rede de saneamento básico é outra das razões apontada.
A partir de 2010 só os agricultores serão responsáveis por esta perigosa contaminação, dado que Macedo Vieira já prometeu que a ETAR estará pronta no próximo ano.
Vamos todos combater os agricultores. Viva o Macedo Vieira! Viva.
Vejam o vídeo.




 
 
 
 
 
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Óbvio que tínhamos de chegar a esta situação. Se quem manda não tem consciência ambiental alguma...só agora uma etar quando em gaia já existe desde meados 90´s, com excelentes praias e turismo actuais.
É a política do betão, acrescentada da política agrícola extremamente danosa ao meio-ambiente das estufas e vacarias em intensivo. Quando propus a reconversão das vacarias para modo de produção biológico, como forma de diminuir fortemente a contaminação das águas e de prover o sector de competitividade face ao leite importado, fui enxovalhado pelo excelente pedagogo que diz ser professor doutor catedrático, um manda-chuva velho da JMP. E agora vê-se como os produtores estão em desespero...