quinta-feira, 9 de julho de 2009

curtas do pinguinhas (11)


Sou um homem que vive o São Pedro com alegria. Aliás, o meu Bairro, o bairro de Beiriz ganha todos os anos o prémio melhor rusga. É um trabalho árduo, cansativo, mas muito benfazejo porque a gente sempre vê umas carinhas frescas nas tricanas. Sim porque Beiriz também tem tricanas.

O que os compadres leitores não devem saber é que eu também faço umas quadras de São Pedro. Até faço muitas. Sou eu que faço quase todas aí para os Bairros. Claro que só dou as mais fracas e por isso eles perdem sempre.

Tenho aqui duas ou três que me sobraram:






Não há amor como o primeiro,
Não há mulher como a tua,
Nem amigo do dinheiro,
Como o comércio de rua.


Sardinha assada com broa
Vai a tricana a dançar
E uma pinga da boa
Faz um velho arrebitar.


São Pedro da pequenada?
Nunca ouvi falar disso.
Na noite só vi palorada
E gajas cheias de borriço.


Vi o Aires, o Diamantino e o Vieira,
Cada um para o seu lado.
Chegai o cu prá beira
Quero-vos ver cantar o fado.


Soube da Adélia Postilhão
Fiquei cheio de medo
Na falta de tesão
Vai tudo a língua e dedo.








Aquela primeira quadra dei ao Zé Azevedo que ele disse que estava sem ideias, cansado. E então um dia ali na esplanada do Riba Mar chamou-me e disse: senta-te e faz-me aí uma quadra. Eu olhei para a mulher de um gajo e saiu-me. Foi a pior quadra que escrevi, mas Zé Azevedo já foi elevado ao estatuto de poeta diplomado.

A última é para avisar que Beiriz é meu e ninguém mete lá o bico. Sou eu que mando. Os compadres haviam de ver a fogueira que eu fiz junto ao tanque de água. De ir para o Guiness. Se pegasse fogo abria-se o tanque e zás!

Vamos ver o que aconteceu esta semana, compadres.



1- Candidato Anunciado Afinal Deixou de o Ser. Eia! Quem é o homem? Isto é que são uns brincalhões. Não se brinca com o povo porque o povo é quem mais ordenha.

2- Produtores Caminham Pelo Leite Português. Eia! Então haviam de caminhar por que leite? Estes jornalistas gozam com a malta. Que nunca falte leite ao povo e a Aurora Cunha que organize uma caminhada pelo leite que nessa eu estou piscente, como diz o outro.


3- Município Poveiro Renovou Apoios à Cultura. Eia! Eu só via eles assinarem papéis. Dos cheques nem pó. A Câmara faz estes protocolos para os jornais encherem as páginas mas isto é só floreados.


4- Parque da Cidade: Sonho Tornado Realidade. Eia! Mas eu estive lá e aquilo só tem montes compadre Macedo Vieira. Vou-lhe dar algumas ideias:

- Fazer uma pista de bicicletas e acabar com aquela da Av. dos Banhos;

- Todos os espectáculos do Passeio Alegre para o Parque da Cidade;

- Organizar picnic’s com os forasteiros que nos visitam;

- Fazer no Parque um grande Parque de Estacionamento.


Ficava aquilo dinamizado. Agora vou dormir que estou cansadinho.