sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

varzim sport clube - a grande entrevista



Foram meses de espera para entrevistar o homem que todos acharam vinha salvar o Varzim da agonia financeira e desportiva em que se encontrava.



No início, quando se falou em Lopinhos de Castro, todos pensaram que pudesse ser o Lopinhos da Biblioteca Municipal, caso estranho, pois este sempre foi um homem respeitado da cultura poveira.



Após as primeiras fotografias surgirem nos jornais locais: o “Póvoa À Semana”, “O Comércio Cansado da Póvoa de Varzim” e o “Voz Das Tricanas Da Póvoa”, de imediato se pensou: Coitado! Ele tem cara de chorão. O Dr. Zé vai ter de lhe dar um apoio moral ($$$), se não o homem não aguenta lá dois meses.



Finalmente, surgiu a hora da grande entrevista a Lopinhos de Castro, Presidente do Varzim.



O repórter do povoaonline confessa que se sentiu nervoso face ao carisma evidenciado por Lopinhos.



povoaonline: Oh Lopinhos pá, então ao fim de um ano de mandato ainda te continuas a lamentar sobre o trabalho da Direcção anterior?



Lopinhos: “Nada do que vimos era imaginável. Lixo no chão, garrafas de whiskey por todo o lado, cadeiras velhas, mesas cheias de caruncho, enfim um caos. De forma que a primeira medida que tomamos foi convocar o Conselho da Revolução”.



povoaonline: Conselho da Revolução?



Lopinhos: “Perdão! Conselho varzinista”.



povoaonline: Qual é o papel do Conselho Varzinista nesta história?



Lopinhos: “O Conselho Varzinista é um órgão que existe para chatear, composto de ex-Presidentes do Clube, frustrados candidatos a Presidentes do Clube, figuras baças da sociedade e, mais importante, pelo Presidente da Câmara, Dr. Zé. Todos se julgam mais importantes do que os outros relativamente ao Clube, mas nenhum fez nada de aproveitável em termos de futuro desportivo”.



povoaonline: Então pensas acabar com o Conselho da Revolução?



Lopinhos: “Não posso. Vinha logo o Idílio Marques aos berros dizer que eu queria acabar com o Clube, enfim uma histeria completa”.



povoaonline: Que balanço fazes deste teu primeiro ano à frente do Clube?



Lopinhos: “Não descemos de divisão e isso já foi muito bom. De resto, arrumamos a casa, porque ela estava toda desarrumada.



povoaonline: E quais são os teus projectos para estes dois anos que ainda te restam de mandato.



Lopinhos depois de muito pensar e pensar: "Projectos, projectos não tenho. Já falei com o Eng. Desagradável Rocha da Câmara para ver se ele tinha algum projecto a mais lá no Gabinete. Ficou de me dar uma resposta dentro de um mês”.

(...) povoaonline: Então não estás a pensar avançar com uma campanha para angariar sócios entre o público feminino, em melhorar a qualidade dos escalões de formação, em elaborar contratos com os jovens atletas que mostrem sinais de sucesso no futuro, por exemplo?



Lopinhos: “Onde é que você foi buscar essas ideias?



povoaonline: Quem faz perguntas sou eu.



Lopinhos: "Não é preciso nada disso do que você falou. Quando eu fui eleito Presidente do Varzim o Dr. Zé, Presidente da Câmara, disse-me: vais pra lá, mas nada de floreados, ouvistes? Se precisares de dinheiro, avisa que eu dou-te, quer-se dizer, eu não, a minha Câmara. E eu fiquei mais descansado. Pensei: é fácil ser Presidente”.



povoaonline: E o futuro?



Lopinhos: "Qual futuro?”



povoaonline: O do Clube.



Lopinhos: “Ai esse a Deus pertence”.



povoaonline: Fala-me agora dessa história, que a maioria dos sócios ainda não percebeu, do aval que alguns Directores estarão a dar a um empréstimo bancário.



Lopinhos: "Sobre isso não posso falar".



povoaonline: Mas, segundo sei o aval consiste numa garantia de que se o Clube não liquidar as prestações para amortização da dívida ao Banco, os avalistas entram com a massa e ficam eles mesmos credores do Clube. É assim?



Lopinhos: “Mais ou menos”.



povoaonline: E isso não é um perigo para o Clube? Não é um sinal de que o mesmo pode cair nas mãos de terceiros?



Lopinhos: “Acho que não porque os terceiros são honestos, os quartos é que não”.



povoaonline: E quem são os quartos?



Lopinhos: “Ai isso não posso responder”.



povoaonline: Oh Lopinhos como é que tu vais resolver os problemas das dívidas a atletas e superar os obstáculos à inscrição na Liga de jogadores?



Lopinhos: “ Se todos os problemas fossem desses. Na última reunião do Conselho da Revolução, quando eu estava a chorar a dizer que não tinha dinheiro, o Eng. Buenos que também é conselheiro, sabe-se lá porquê, pegou no livro de cheques, virou-se para mim e disse: Lopinhos quanto precisas para iniciar a próxima época? Eu a tremer com as mãos lá disse uma verba maior do que precisava. Respondi em voz grossa: 800 mil euros! O Eng. Buenos ia a sacar do cheque e, de repente, disse: oh carago este é o meu livro de cheques. Oh Zé num tens aí o livro de cheques da Câmara? O Zé respondeu: tenho mas é meu!” De forma que ainda continuamos à espera do subsídio da Câmara, que virá de certeza. É que o Dr. Zé diz que precisa, custe o que custar da equipa na primeira divisão, para sustentar o seu mandato na autarquia.

E ainda bem. Olhe se vai para lá o J. J. ainda acaba com os subsídios. Sem subsídios e sem ideias é o fim do Varzim. Por isso voto Dr. Zé!"



povoaonline: Então o que poderemos esperar desta Direcção para os próximos dois anos?



Lopinhos: "Mais do mesmo. Que o Dr. Zé ponha a Polícia dele, ou seja, a Municipal à caça à multa já este Verão para arrecadar massas para a nova época. Depois vou continuar com este ar choroso e miserável e apontar todos os defeitos do mundo à anterior Direcção. Enquanto pegar lá vamos. Temos é que mandar umas prendas ao Idílio Marques para ele estar mais caladinho".















Sem comentários: