sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

sou o herói da póvoa


o caso povoaonline/povoaoffline
71 (59%)

a renúncia ao mandato como autarca do Arquitecto Silva Garcia
16 (13%)

a absolvição de Ilídio Pereira e Silva Garcia das queixas-crime
3 (2%)

o tabu de Macedo Vieira quanto à sua recandidatura
2 (1%)

a inauguração da Avenida Mouzinho de Albuquerque
10 (8%)

a notícia de que “Vem Aí o Garrett”.
18 (15%)

Votos até o momento: 120 Enquete encerrada
Num ano em que o acontecimento mais relevante da cidade foi, considerado pelos leitores do blogue, o fecho e consequente abertura dos blogues povoaonline/povoaoffline, é eloquente quanto à pobreza de eventos que caracterizaram os passados 12 meses.

De facto a Póvoa de Varzim atravessa um dos mais negros períodos da sua história.

Nada de particularmente relevante acontece. Não há cinema, não há teatro, não há exposições, em suma, não existe uma política cultural planeada. Tudo é realizado “às três pancadas”, resultado de situações que são criadas por promotores de eventos e não pelo Departamento Cultural da autarquia.

O próprio Presidente da Câmara atravessa o seu mais crítico período. Não há café, esquina, bar, restaurante onde não se critique aberta e frontalmente a mediocridade dos seus pseudo projectos.

Veja-se a remodelação da Avenida Mouzinho de Albuquerque que o próprio caracterizou como a “Obra do Século” com um planeamento de engenharia só ao alcance de alguns, tanto assim que vários presidentes de Câmara já lhe tinham pedido a receita, como quem faz rabanadas e depois entrega o produto à Beneficiente, no montante de 500 Euros e agenda uma cerimónia solene para entrega do dito valor. Camelos!

Pois a obra da Avenida apenas obteve 10 votos correspondentes a 8% da sondagem. Isso revela a importância diminuta que os poveiros atribuíram à sua remodelação que, como todos sabemos, arde de vazia, vindo agora o Macedo Vieira todo preocupado com o facto de o Governo não ter pago ao empreiteiro. Eh eh eh!

Oh pá, eles que deixassem a FDO ganhar aquilo como estava planeado e como era natural com a Providência Cautelar. Eh eh eh!

Os da FDO é que se riem agora. Mijam-se de tanto rir.

Tudo isto é tão ridículo que eles fazem de uma obra que deveria estar pronta desde sempre, o Cine-Teatro Garrett, como uma das mais importantes do corrente ano 2009.

Até já o anunciaram, pela décima vez. Só que o Tribunal de Contas não despacha aquilo. Pois. Tudo o que é concurso público desta Câmara cheira a ajuste directo. Ou melhor, despacharam mas para a Câmara rectificar. Dr. Macedo Vieira, eu sei que consigo rolam cabeças e desta vez alguma tem que rolar, nem que seja a sua. E tem que por mão nisto pá. De uma vez por todas.

Vai-te embora Sócrates! Tu mais o teu ajuste directo, deve pensar Macedo Vieira.

Mas os poveiros confiam no “Vem Aí o Garrett” e cotaram-no como o segundo evento mais importante de 2008 com 18 votos e 15%. Que nem foi evento nenhum. Eh eh eh!

Isto é uma demonstração salutar do bom humor poveiro. Entendam: o “Vem Aí o Garrett” que não veio, foi o segundo mais importante evento do ano 2008.

Só para rir. Até o Bertinho "Raia Seca" se ri.

Pena que o Arquitecto Garcia tenha renunciado ao seu mandato. Incapacidade para fazer política como todos nós, cidadãos, a entendemos: falsa, desonesta, traidora, de compadrios, de nepotismos, de facadas nas costas. Tudo atributos que não se enquadram na personalidade do vereador desistente.

Pois é. De pouco lhe valeu o teatro, porque os poveiros apenas lhe deram a importância de um terceiro lugar no ranking, com 16 votos e 13%. Foram os socialistas da Póvoa, alguns, que votaram nele. Apenas.

E eis que chego eu. O herói do ano. Primeira página de vários jornais, duas vezes no Público com entrevista exclusiva levada a cabo por João Pedro Pereira, notícia de abertura da TSF, notícia em todas as televisões, milhares de citações em páginas da internet, alvo de estudos doutrinários.

Porquê? Porque a tive a coragem de fazer aquilo que poucos teriam: reagir ao fecho de um blogue com a abertura de outro.

E depois novamente com o fecho do povoaoffline, em que os documentos davam conta de um processo-crime.

É preciso estar muito consciente do que se escreve, é preciso ter informações fidedignas, é preciso ter credibilidade para aguentar uma escrita durante anos, sem vacilar, sem fuga de leitores e com constante aumento de audiência.

Sinto que o fim se aproxima, mas será porque eu quero e não por vontade de um qualquer general fascista.





















7 comentários:

Anónimo disse...

O fim aproxima-se Tony???, nem penses em tal, nós não deixamos, o fim só pode acontecer quando os fins para que este blogue foi criado estajam atingidos, ou seja quando corrermos com o Zé Vieira, o Buenos Aires, o Diamante e todos os outros "diamantes" que brilham na Câmara da Póvoa.

Anónimo disse...

De uma forma ou de outra é o fim.

Anónimo disse...

Mais duas "paredes" (Bares) se erguem no areal da Póvoa de Varzim. Depois do Bar da Praia, duas novas frentes se erguem para tapar o Mar da Póvoa. Um frente à Praça 5 de Outubro, o outro, ao lado de uma outra parede, da Discoteca Budha. Que tem o Sr. Julião, Presidente, de uma não sei o quê, "Amigos da Praia", que quão luta feroz desencadeou contra os Banheiros, porque as barracas ocupavam o areal e tapavam a vista para o mar? Ou será que já foi com estes proprietários lanchar ao Paulino (Laundos) como foi com o Alex do Bar da Praia? E não acredito que fosse só pelo lanche, pois não Sr. Julião? Pouca-vergonha e muita corrupção. A vida está difícil para todos.

Anónimo disse...

'Sim, nós podemos!!!'

Todos às urnas nas eleições autárquicas votar em qualquer candidatura que não tenha nada que ver com esta seita de mal-feitores!

'Sim, nós podemos!!!'
Eu acredito!

Abraço a todos os que partilham deste sentimento

Anónimo disse...

tony

sou leitor assiduo do blog, e posso dizer que nuna o comentei, porem perante isto "De uma forma ou de outra é o fim.", senti uma obrigacao imensa de comentar e pedir te que nao deixes morrer o blog!
es a voz mais forte contra a tirania instalada!

e ja agora quanto aos bares, so estao dois a construir, mas ja estao projectado 5 bares desde o budha ate ao hit......

Anónimo disse...

O fim porque como todo o blog este tem uma finalidade e essa está perto de ser atingida. Quando é atingida essa finalidade é uma questão de raciocínio.

Anónimo disse...

claro!!!
ehehehehe
eheheh
eheh
eh