sexta-feira, 6 de março de 2009

caros poveiros da minha terra


Caros poveiros da minha terra!

Aqui estamos nós, um mês depois da última vez, para esta tertúlia sobre a nossa Póvoa, a Póvoa do mar, a Póvoa dos poetas, a Póvoa dos músicos, a Póvoa dos artistas em geral, e dos artistas em particular, com é costume dizer-se, e fica bem.

Este mês de Novembro vamos começar o nosso querido folha municipal com uma dissertação do Presidente candidato Sargenor, homem de palavra solta, escrita fluente e ideias inovadoras.

O assunto respeita à área dele, que sempre ousou preservar,muito embora o forte abraço que deu à causa pública o impeça de esganar mais uns quantos.

Força Sargenor!
CERVEJA FAZ BEM AO CANASTRO!

Por Sargenor.

Agora que a nossa Câmara está com poucas massas e já num é possível ver as figurinhas do “Le Monde” e do “El Pais”, dei por mim a ler o raio do Boticário.Eh! Eh! Eh!

E num é que a cerveja faz bem ao gargomilo?

Está lá. É para quem quiser acreditar.

Como os poveiros sabem, porque os poveiros num são burros, ao contrário do que alguns afirmam, fazer exercício faz bem à tripa.

Parece que uma cervejinha por cima é milho pró galo.

E prontos, Já num tenho mais nada pra escrever.

Obrigado e muita saúde prós poveiros!

Ass. Sargenor.

Deus me livre Sargenor. Foste tu que escreveste isto?

Fui. Onte à noite estava na cama com a minha mulher, e ela ressonava, até que me lembrei da ronca quando está nevoeiro. E fiquei inspirado.

Deus me livre! Haja sempre inspiração desta. Bem é melhor chamar a Florbela para isto rodar sobre rodas.

Oh Buenos, pensei que já não me querias para assessora?

Se fosses Buena eu dizia-te para que te queria.


ETAR EM 2010!


Para todos os poveiros que admiram as águas do nosso mar, tenho uma excelente notícia:

Já vamos ter a tal ETAR de que tanto se fala e poucos sabem o que dizem.

O Governo já adjudicou a obra. Perceberam? A obra já está adjudicada.

Falta só fazer os estudos prévios, de impacto ambiental, escolher o sítio e lançar o conscurso.

Oh Buenos! Assim sendo falta tudo.

Também me parece. Mas o Sargenor diz que falou com o Governo. Como é Sargenor?

Pá falei com o sub-secretário de estado do Ambiente. Encontrei-o na rua. Perguntei-lhe sobre a ETAR e ele disse-me: É Trengo a Reinar! E começou às gargalhadas.

Antão achas que estará pronta quando? Isso é que os poveiros querem saber.

De certezinha antes do Verão do ano de 2010, mesmo ali no Maoizinho, princípio de Junho, está tudo pronto prá acabar em grande.

Poreiro, poreiro! 2010 é quando?

Daqui a três anos.



NOVO HOSPITAL QUASE PRONTO!


Temos notícias fresquinhas vindas dos nossos camaradas do CDS que dão conta de que o novo Hospital estará pronto em 2010, conforme disse o Pedro de Braga.

Isso é que são boas notícias Buenos.

Pois são. Mas o PIDDAC foi madrasto com a Póvoa.

Madrasto não. Padrasto.

Padrasto ou madrasto é igual. Agora mandar só cem mil euros é gozar com o povo da Póvoa.

Estou revoltado Buenos!

E estás bem Sargenor. É que só cem mil euros vão pró ciclismo, e agora percebo porquê que a Maia num os quis lá mais. Espanhóis nem vê-los. Mas isso puxa muito turismo.

Isso é que ainda vamos ver.


COMUNISTAS OFENDIDOS POR SILVA GARCIA!


Continua na senda vitoriosa o julgamento em que esse senhor está a ser julgado porque me ofendeu a mim, em geral, e ao Sargenor em particular. E vai pagá-las se Deus quiser.

E para prova de que fomos ofendidos está aí o testemunho dos comunistas Aurora Cunha Machado e do Vitorino Carpinteiro que também demonstraram publicamente a sua revolta pelas palavras desse senhor.

Deculpa Buenos mas o Garcia não disse nada sobre os comunistas. Foi a dupla Renan e Renato.

Deus me livre! E agora? Temos que telefonar ao Aurora antes que ele vá fazer outra corrida para Lisboa contra a fome ou contra o desemprego. Coitado do Ghandi que o teve de aturar.

O Ghandi já morreu.

Antão foi outro prontos!


CULTURA EM ALTA NA PÓVOA


Como todos os poveiros já sabem a Póvoa é a capital da cultura, fruto de um trabalho honesto e empenhado do nosso vereador Tino, um homem que passa a vida a ler livros para depois os criticar.

Entra Tino! Diz lá aqui aos poveiros o que houve de cultura nos últimos trinta dias.

Num houve nada!

Num quê? Antão tu ganhas 600 contos pra num fazer nada. Nem uns livrinhos lestes?

Estive ali no Diana-Bar a jogar ao dominó com os velhotes e a pensar no Correntes.

Só pensas nisso. Tu num pensas em sexo minguinhos?

Pensar penso, mas num tenho vuntade.


GARCIA PISGOU-SE!


É assim poveiros. Nós já tínhamos avisado. Esse senhor era um balão que furou e agora fugiu. Aqui o vemos vergado perante nós.

Poreiro Buenos. Agora temos o cocó da obra no Varzim e assim num temos o gaijo a espiar.

Boa ideia Sargenor. Como é que te foste lembrar dessa ideia?

Por isso poveiros:


SARGENOR É O MEU CANDIDATO!


Estou em condições de revelar aos poveiros, em primeira mão, que Sargenor é o meu candidato.

Com a ideia de que o próximo Presidente teria de se dedicar às pessoas, o meu camarada Sargenor andava triste como a noite.

Mas eu disse-lhe: Caurma que ainda temos o cocó do Varzim e do Desportivo. Foi uma chama que se lhe despertou. O home anda feliz da vida e viu-se no aniversário. Foi ou num foi Sargenor?

Eh! Eh! Eh! Impecável. Até caí da cadeira!

Oh Buenos! Aquele Disque Faria é que estava pior keumapiça!

Eu até acho, sabes Florbela, que foi o gaijo que assaltou a Câmara, porque aquilo foi feito de dentro para fora e não de fora para dentro.

Aquele champanhe que bebemos no salão nobre estava meio azedo. Fosda-se!

Oh sargenor. Tinha que o gastar. Já estava no armário desde a festa que tínhamos preparada para a nossa absolvição, deu e do Tone.

Por isso…é que eu só arrotava à sardinha!


MOMENTO MUSICAL


Christopher Cross


Prontos poveiros. É desta forma cultural, recreativa e melancólica que terminamos este Folha Municipal com a promessa de voltarmos no mês que vem para festejarmos todos juntos o Natal lá na minha Quinta em Ponte de Lima.

O que vais fazer Buenos?

Vou dar aos poveiros uma música da minha vida, que me levou a descobrir que a vida esconde coisas que a vida não descobre, como é o caso do amor.

Estás muito romântico hoje Buenos.

Lembrei-me da sapatilha que namorei durante 10 anos. Coitada!

Aqui vai leitores o Christopher Cross com o tema do meu amigo Artur Batata.



Ass. Buenos

Com a assessoria de Florbela Espanca os Poveiros








Sem comentários: