segunda-feira, 2 de março de 2009

macedo vieira é o bush português



























Como todo qualquer cidadão sempre fiz um esforço ao longo destes anos para tentar saber com quem Macedo Vieira mais se assemelhava como político.

Muitos concordarão se disser que Lula da Silva é o Macedo Vieira brasileiro.

A mesma dificuldade em discursar em público, o conhecimento superficial dos dossiers, o mesmo populismo de comportamento, o bom relacionamento com a esquerda intelectual que vê nele o triunfo de um indivíduo vindo do povo.

Recorde-se que o vice-presidente de Lula, José Dirceu, envolvido no escândalo do “mensalão”, era um tipo que viveu directamente as réplicas brasileiras do Maio de 68, comportando-se como um revolucionário tal como Durão Barroso e outros que por aí pululam em partidos do poder.
José Dirceu em Maio de 68 e com Lula

Macedo Vieira é um pouco essa imagem, de um tipo algo ignorante, aclamado pelos mais pobres e suportado por uma esquerda que vê nele a utopia da tomada do poder pelo povo, em sentido figurado é claro.

Esta semelhança já a tinha há vários anos. Nunca senti que estava a insistir num erro.

Até um destes Sábados, em que a RTP2 apresentou o filme de Michael Moore “Farenheit 9/11”, género documentário sobre a eleição do George Bush em 2001.

Há vários anos que o filme me batia na consciência, mas nunca havia obtido a oportunidade de o ver.

Foi visionando as imagens que dei conta do erro: Macedo Vieira é o George Bush português.

Desde a falsificação das eleições no estado da Florida, até à recusa do Senado, presidido pelo candidato perdedor, Al Gore, em subscrever as reclamações de cidadãos que viram o seu voto ser excluído da contagem final, passando pelos longos meses que esteve de férias até à data dos atentados às Torres Gémeas de Nova Iorque, e as relações privilegiadas, que envolviam milhões e milhões de dólares, que mantinha com a família Bin Laden e os sauditas, principais suspeitos de estarem por trás dos ataques terroristas, tudo me fez lembrar Macedo Vieira.

Na devida proporção, é claro.

Basicamente o que identifico de Bush em Vieira, é aquele estilo meio sonso de aparecer em público, como quem não sabe de nada, ou se comporta como um anjo justiceiro quando aparece nas instituições a distribuir dinheiro de todos nós, e por trás, nos meandros do poder, está envolvido em fortes negociatas que envolvem milhões e milhões.

Gostei muito do filme e particularmente da banda sonora, que me fez recuar um bom par de anos através desta canção que reúne duas bandas da minha geração, REM e The B-52, com 3 minutos de felicidade total:















1 comentário:

Anónimo disse...

Macedo comparado com Bush? Isso é uma ofensa. Bush arranjou numa guerra para ganhar dinheiro com o petróleo do Iraque. Macedo só duas bombas de gasolina e quanto a guerras,perdidas, só com o Silva garcia, e uma outra que com o José Andrade, mas essa pode ser o seu Afeganistão, com saída à moda russa.