terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

câmara da póvoa de varzim falida


Ele já o disse publicamente: O próximo Presidente da Câmara vai ter de se dedicar às pessoas.

As verdadeiras razões para a existência desta sublime frase são escondidas aos poveiros.

Recuemos no tempo.

Quando em 1994 Macedo Vieira assumiu a Presidência da Câmara da Póvoa de Varzim, existiam nos cofres da autarquia 3 milhões de contos, cerca de 15 milhões de euros.

Dinheiro herdado da gestão inócua de Manuel Vaz, o qual só pensava em receber prendas e, por via disso, colocava de lado a concretização dos projectos pendentes na autarquia.

Veja-se o caso da Via B que o Macedo se gabava de ser obra dele, mas já se encontrava projectada há 25 anos, como aqui foi denunciado e acabou por o reconhecer publicamente, como era sua obrigação, aliás.

Com estes 3 milhões de contos Macedo e companhia trataram de projectar uma “mega gastadeira”.

Fizeram o arranjo da marginal e, com o que sobrou, toca a viajar, de preferência para o Rio de Janeiro e São Paulo, bem como para Toronto, onde conheceu Tony Vieira, para mal dos seus pecados.

Depois do dinheiro gasto veio o endividamento.

Progressivo e contínuo.

Lembrem-se dos gastos sumptuosos na Varzim Lazer, com automóvel para o Tone, cartão de crédito, telemóvel, gasolina, tudo à custa do erário público. Ainda por cima aproveitava a "gota" para ir trabalhar para Caminha, em regime de avença.
Ele e Aires acabariam por ser condenados pelo crime de abuso de poder, mas se um foi obrigado por lei a ir embora (o Tone) o outro não teve coragem para pedir a demissão, como lhe competia (Aires), se fosse um político sério.

Depois vinham as senhas de presença que Macedo não prescindia de receber, mesmo sabendo que não comparecia às reuniões e, por via disso, não tinha direito ao seu valor.

Veja-se o Relatório do Tribunal de Contas sobre as empresas municipais, em particular a Varzim Lazer, onde se pode ler “preto no branco” que não existem comprovativos de que as "senhas de presença" correspondessem efectivamente a reuniões entre os administradores.

E realmente é de perguntar:

A que título é que o Macedo haveria de estar numa reunião se era o Tone que tratava de tudo, levando o bolo já pronto para ele dar a trincada, ou seja, assinar em branco?

Face ao desleixo e negligência da administração acabou por surgir, de forma natural, a alteração das actas pelo Tone, em proveito próprio e de terceiros da sua confiança, como foi o caso da entrada da sobrinha.

A acrescentar a isto veio a atribuição indiscriminada de verbas a associações governadas por gente que, com o pretexto de servir um "interesse público", mais não faziam do enriquecer pessoalmente.Veja-se o caso do Tone Pereira, do Fé Neca, do Pinto da Costa do Bairro Sul, etc, etc.

Até o Xou di Bola se meteu lá para Belém.

Neste momento a Câmara da Póvoa de Varzim deve 14 milhões de contos e não tem meios para liquidar uma quantia que é escandalosa, a todos os títulos. Que o digam os diversos fornecedores que se encontram há longos meses a arder. Nem o cheiro do dinheiro sentem.

Por este motivo é que eles estão a dar de caução a cidade, obrigando as famílias poveiras a suportar os seus “comportamentos desviantes”, em termos financeiros, é claro.

Depois vem a política baixa:

Com as obras da Avenida Mouzinho pretende-se passar a mensagem que a autarquia não gasta um cêntimo.

A empresa construtora assumiria, supostamente, todo o financiamento.

Mais as lamúrias de Aires de que a autarquia estaria a fazer um grande esforço financeiro.Esforço esse que se estenderia à Monte Adriano que, coitada, havia conseguido adiantar a obra em 3 meses.

Desenganem-se poveiros!

Quem vai pagar essa obra somos todos nós, através da cobrança de estacionamento, quer no Parque subterrâneo, quer no exterior.

Ou o leitor pensa que a empresa, ligada ao PSD, que já comprou a concessão à Monte Adriano vai permitir estacionamentos arbitrários em qualquer lado da cidade?

A perseguição ao automobilista vai ser incansável.

Todos vão ser obrigados a enfiar o carro no Parque subterrâneo.










Sem comentários: